i

sábado, 7 de agosto de 2010

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IPANGUAÇU REALIZARÁ PRIMEIRA AULA INAUGURAL DO CURSO DE INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL


A Secretaria Municipal de Educação de Ipanguaçu em parceria com o Ministério da Educação – MEC estará realizando nesta terça-feira (10) a aula inaugural do curso de Introdução a Educação Digital (40h), ProInfo Integrado. A solenidade acontecerá às 8 horas na Câmara Municipal de Vereadores.  
O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.
Segundo a professora, Poliana Carla Frazão, a formação acontecerá na Escola Municipal Maria Rizomar, e formará nesta primeira etapa 40 professores da rede municipal de ensino. A Secretaria de Educação estará dando preferência neste primeiro momento aos professores da Escola Maria Rizomar que receberá o Projeto Um Computador por Aluno (UCA) e os professores da Escola Ativa, os educadores terão aulas presenciais uma vez por semana, onde participarão do curso básico para o manejo de computadores/internet.
“O Curso possibilitará aos professores e gestores escolares a utilização dos  recursos tecnológicos, tais como: editores de texto, apresentações multimídia, pesquisa e análise de informações na internet, comunicação e interação (e-mail, bate-papo, blogs). Queremos mais que tudo quebrar as barreiras da tecnologia e capacitar os nossos professores para aulas mais dinâmicas e tecnológicas” conta a professora.  

AGENTES DE ENDEMIAS DE IPANGUAÇU DISCUTEM SOBRE A LEISHMANIOSE COM TÉCNICOS DA II URSAP



Na última sexta-feira (06), agentes de endemias se reuniram com técnicos da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap).

Os técnicos passaram para os agentes de endemias do município de Ipanguaçu, como proceder durante as visitas nas residências onde existem cães com a leishmaniose.


Agentes de endemias tiram as duvidas sobre os procedimentos.
Segundo o técnico, Antonio do Nascimento Filho, a leishmaniose é uma doença causada por parasitas (protozoário Leishmania) que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte do sistema imunológico (macrófagos) da pessoa infectada.


“Sua transmissão se dá através de pequenos mosquitos que se alimentam de sangue. Por serem muito pequenos, estes mosquitos são capazes de atravessar mosquiteiros e telas. Além do cuidado com o mosquito, através do uso de repelentes em áreas muito próximas a mata, é importante também saber que este parasita pode estar presente também em alguns animais silvestres e, inclusive, em cães de estimação, como é o caso do município”, esclarece Antonio do Nascimento.

A coordenadora responsável pelos agentes de endemias no município de Ipanguaçu, Maria Zélia Novo, conta que mais de 70 animais de estimações já foram identificados com a doença. “Todos eles passarão pelos últimos exames, aqueles que forem constatados serão sacrificados para que a doença não possa ser transmitida aos moradores, nesta segunda-feira (09) vamos indicar o nosso trabalho pelo conjunto habitacional presidente Lula e assim dando sequência pelos locais já previamente examinados” conclui Zélia Novo.  

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Ipanguaçu é exterminar rapidamente os animais que estão com a doença pra que a leishmaniose não possa ser transmitida a outros animais e aos seres humanos.

Parabéns ao Rio Grande!

RN completa 509 anos, relembrando sua história de conquistas, ao mesmo tempo em se afirma economicamente.
Hoje, o Rio Grande do Norte completa 509 anos. A terra dos potiguares, que teve seu nascimento entre o Rio Potengi e o Oceano Atlântico, unido pela Fortaleza dos Reis Magos, foi homenageada ontem pelo governo do estado em solenidade realizada na Praça da Bandeira, no Centro Administrativo. O governador Iberê Ferreira de Souza enalteceu o estado pela sua história de lutas e conquistas, pelo papel que assumiu durante a 2ª Guerra Mundial e pela importância que hoje desenvolve no cenário nacional em áreas como turismo, cultura, economia e produção de energia. A programação teve apresentação de bandas de música e fanfarras de escolas públicas, grupos de danças folclóricas, artistas locais e repentistas. O governo também prestou homenagem às escolas estaduais que atingiram a média nacional nos exames de avaliação do Ideb e Enem/2009.


Fortaleza dos Reis Magos, do século 16, divide paisagem com a Natal moderna Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press
O Rio Grande do Norte nasceu a partir da construção de seu mais importante monumento, a Fortaleza dos Reis Magos, que daria origem posteriormente à cidade de Natal, fundada em 1599. No início da colonização, a economia do RN era basicamente de subsistência, concentrando-se na pesca, pecuária e agricultura. A cultura da cana de açúcar, tão bem desenvolvida em outras capitanias, não teve o mesmo sucesso por aqui, restringindo-se ao sul do estado. O mais importante engenho é o Engenho do Cunhaú, fundado em 1630. A exploração do Pau-Brasil, grande riqueza brasileira e praticamente o primeiro produto exportado do Rio Grande do Norte para a Europa, consistia na maior atividade econômica na época da colônia, e foi também o motivo de várias invasões, tanto de franceses quanto holandeses, atrás da sua exploração clandestina.

Das atividades de subsistência, a pecuária foi a que mais se desenvolveu, com a criação de gado em grandes fazendas destinadas ao abastecimento das outras capitanias próximas. As fazendas de criação de gado deram origem aos distritos que hoje formam os 167 municípios do estado.

Guerra


Uma das páginas mais importantes dahistória do RN é a participação na 2ª Guerra Mundial. A situação geográfica do estado, conhecido como Esquina do Continente, foi fundamental para os Estados Unidos como ponto de apoio para a defesa de ataques vindos da África em direção à América do Norte e ao Canal do Panamá. Brasil e Estados Unidos estreitaram relações e foi construído no RN um Quartel General que serviu de base para os americanos durante a segunda Guerra.


Um grande centro de chegada e saída de aeronaves tornou Natal um dos mais prováveis alvos de ataque inimigo. O Campo de Parnamirim, hoje Aeroporto Internacional Augusto Severo, era o Trampolim da Vitória, pois era dali que os americanos partiam em direção às áreas inimigas, e culminou na vitória dos aliados na 2ª Guerra Mundial.

Fonte: Diario de Natal 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons