i

sábado, 20 de abril de 2013

Seleção de Ipanguaçu vence de goleada a seleção de São Rafael



O estádio Joacy Fonseca em Ipanguaçu foi palco na tarde deste sábado, dia 20, da etapa da Primeira Copa Estudantil “Garoto Bom de Bola”, campeonato esportivo que está reunido 90 cidades do Rio Grande do Norte. 

A seleção de Ipanguaçu que esteve jogando contra a seleção de São Rafael venceu o jogo de hoje, por 4 a 0, depois do empate no último sábado na cidade da equipe adversária. 

Secretário passa orientações de jogadas a equipe junto 
aos treinadores. Foto: Assessoria \\ Keyson Cunha
O Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Marcos Bezerra, destaca que a copa caracteriza-se como uma importante ferramenta para a promoção do esporte, em tempos que o Brasil sediará a Copa do Mundo em 2014, “a copa é uma integração dos municípios potiguares, oportunizando os garotos a pratica de um esporte saudável que integra lazer, disciplina e respeito”, disse o secretário que acredita que a seleção de Ipanguaçu tem grandes expectativas para chegar a final. 

A copa segue até a primeira quinzena de maio, e está sendo organizada pela Secretaria Estadual de Esporte em parceria com as Prefeituras através das Secretárias de Esportes.

Marcha marca Semana Nacional do Livro Infantil em Ipanguaçu



Concluindo a programação da 1ª Semana Nacional do Livro Infantil comemorada de 17 a 19 de Abril, a Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoveu a marcha pelo livro infantil em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril. 

Com a participação das escolas das redes municipal e privada da cidade, a marcha percorreu a avenida principal, com participação de mais de 500 alunos, além de professores, dirigentes escolares e demais funcionários das instituições de ensino. 

A secretária de educação, Profª Jeane Dantas, destaca que a semana do livro infantil foi um dos mais relevantes passos que o município deu em defesa de uma política de incentivo ao livro e à leitura literária, apoiando e criando condições para a promoção da leitura nas escolas públicas e privadas ipanguaçuenses. “Só mudaremos a sociedade através da educação, e a disseminação e incentivo à leitura literária devem acontecer logo cedo, na infância, para que o amor aos livros torne-se muito mais que um hábito na vida de nossos estudantes, mas uma realidade de transformação. Encerramos esta semana de forma positiva, e acreditando que poderemos fazer ainda mais em defesa desses ideais” disse Jeane. 

A Semana Municipal do Livro Infantil, alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil, contou com atos de leitura literária, mesa redonda, palestra de incentivo à literatura na escola, sessão de cinema com fórum de discussão literária e a apresentação do Grupo de Estudos em Educação e Literatura de Ipanguaçu (GEELI). 

O educador André Magri, coordenador municipal de leitura e ensino, e um dos organizadores do evento, conclui que “A luta em defesa da educação, do livro e da leitura em nossa cidade só ganha mais força com essa semana em prol do livro infantil. Tivemos uma série de atividades que além de cultura, promoveram espaços de (re) educação e sensibilização. Nossas crianças e adolescentes são, ao lado dos professores, os grandes protagonistas da beleza dessa nossa semana. E, por fim, a criação do GEELI vem concretizar um sonho de outrora - a Frente Municipal da Educação e do Livro Literário em nossa cidade. É uma felicidade fora do comum - tal qual aquela que sentimos ao ler" disse.

Veja mais fotos (AQUI). 

Cinema e Literatura na formação de professores


A programação da Semana Municipal do Livro Infantil, após sua abertura em solenidade na Câmara Municipal na última quarta (17), teve prosseguimento de suas atividades na última quinta (18) com o CINELITERATURA. 

No CINELITERATURA, uma proposta de unificação entre o cinema e o texto literário, foi exibido o filme "Uma professora maluquinha", baseado na obra homônima do escritor infantil e também criador do famoso "Menino Maluquinho", Ziraldo. Com a participação das crianças da Escola Municipal Manoel Ivo Ribeiro (comunidade de Japiaçu) e dos alunos do curso de Magistério da Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro, ao final do longa foi realizado um fórum de discussão acerca das relações didático-pedagógicas entre o filme e o fazer docente. Os futuros educadores, alunos do magistério, participaram ativamente do momento, reiterando que "todo aquele que deseja ser um bom professor precisa assistir esse filme". As crianças da Escola Manoel Ivo Ribeiro foram categóricas ao afirmarem que "todo aluno gostaria de ter uma professora maluquinha". 

"O CINELITERATURA é mais uma ideia no intuito de formar pessoas por meio da educação e do encantamento que só a literatura proporciona. A obra de Ziraldo foi muito oportuna para o momento, principalmente devido à maioria do público presente - alunos de um curso de formação de professores. Esse é o grande objetivo: aliar a literatura à vida. E com isso promover transformação", frisou o educador André Magri, um dos organizadores da Semana Municipal do Livro Infantil.

Joaquim Barbosa visita pavilhão com 120 detentos em penitenciária do RN

G1/RN
Ministro chegou à Alcaçuz às 14h30 com juiz de execuções penais do RN. Presidente do STF avaliará os resultados do mutirão realizado pelo CNJ.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, chegou à penitenciária estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, às 14h30 desta sexta-feira (19). O ministro estava acompanhado do juiz de Execuções Penais do RN, Henrique Baltazar, e da diretora do presídio, Dinorá Simas. A comitiva visitou o pavilhão 2 da unidade.



Ministro verificou o interior do pavilhão 2 de Alcaçuz (Foto: Tasso Pinheiro/TJRN)Ministro verificou o interior do pavilhão 2 de Alcaçuz (Foto: Tasso Pinheiro/TJRN)


"A visita durou 15 minutos. Ele não chegou a conversar com os detentos. Eles gritaram pedindo ajuda, mas o ministro não respondeu nada. Apenas olhou tudo. Foram mostradas para ele as infiltrações, os vasos sanitários quebrados, os problemas em geral. Ele apenas observou sem dar uma palavra", resumiu Dinorá.
A visita do ministro tem o objetivo de avaliar as instalações da  maior unidade prisional do estado, bem como os resultados obtidos no mutirão carcerário realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Tribunal de Justiça do RN. Desde o dia 2 de abril, os juízes visitam várias instalações prisionais do estado.
Aprovados no concurso de 2008 para agentes penitenciários foram à Alcaçuz para protestar, já que ainda não foram chamados para assumir o cargo. "A gente já fez exames médicos e físicos. Agora só falta o curso de formação para assumir o cargo. Fizemos as provas em 2008 e o concurso foi homologado em 2010. Deveria ter vencido em 2012, mas foi prorrogado para 2014", expôs Jarbas Targino, presidente do conselho dos aprovados em concurso público para agentes penitenciários.
O represente também ressaltou a necessidade de mais agentes no sistema penitenciário do RN. "A gente veio sensibilizar as autoridades. O CNJ recomenta um agente penitenciário para casa 5 pessoas presas. No estado a conta tem sido 1 agente para um grupo de 40 detentos. Atualmente, 934 policiais militares estão cedidos aos presídios, e nós aqui, prontos para trabalhar", disse Jarbas Targino.
Joaquim Barbosa criticou sistema penitenciário potiguar (Foto: TJRN/Divulgação)Barbosa criticou sistema penitenciário potiguar
(Foto: TJRN/Divulgação)
Sem dignidade
Nesta manhã, o presidente do STF criticou o sistema penitenciário potiguar. De acordo com o ministro, “as unidades prisionais do estado não respeitam padrões mínimos de dignidade humana”.
Durante a manhã, Barbosa visitou a vara de Execuções Penais e a sala do mutirão no fórum Desembargador Miguel Seabra Fagundes, em Natal. Em seguida, o ministro foi à Governadoria onde teve uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini. O ministro classificou o sistema penitenciário potiguar como caótico. “A situação é caótica. A situação do sistema do Rio Grande do Norte é uma das mais graves do país”, afirmou.
Alcaçuz
A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, possui hoje 705 homens, além de outros 398 detentos que estão custodiados no Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, anexo da unidade. A penitenciária foi liberada para receber novos presos em outubro do ano passado, após passar dois meses interditada pela Justiça em razão da falta de estrutura física e deficiência na segurança.
Ministro deixou Alcaçuz por volta das 15h30 (Foto: Tasso Pinheiro/TJRN)Ministro deixou Alcaçuz por volta das 15h30 (Foto: Tasso Pinheiro/TJRN)

Internauta brasileiro passa mais de 10 horas por mês nas redes sociais

redes sociais 2
No Brasil os internautas passam mais de 10 horas por mês navegando nas redes sociais, segundo dado da Net Insight, estudo do Ibope Media. O país registrou aumento de 13,5% no uso da internet em comparação ao mesmo período de 2012 e as faixas etárias mais ativas são entre 25 a 49 anos, que juntas correspondem a 52,7% dos internautas.

Previsão do tempo para o RN


Final de semana com predominância de céu parcialmente nublado e ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado devido as instabilidades associadas a resto de uma Frente Fria e a atuação da Zona de Convergência Intertropical. Pancadas de chuvas mais fortes poderão ocorrer sobre a faixa litorânea.

Chuvas foram bem distribuídas em boa parte do RN, diz climatologista da Ufersa


Nathalia Rebouças/DA REDAÇÃO do Defato.com
As precipitações registradas nestas sexta e sábado na cidade também ocorreram em vários municípios do interior do estado. Em Mossoró, o pluviômetro da Ufersa, registrou uma média de 150 milímetros. Os números foram semelhantes em várias localidades da região.
O município de Itaú registrou a maior média, com 220 milímetros. Segundo informações de moradores do local, o açude Currais, que estava quase seco, chegou a metade da sua capacidade. Já em Campo Campo Grande, o açude Recreio chegou a sangrar.
O pluviômetro em Riacho da Cruz contabilizou 157mm, Caraúbas 140 mm e entre Caicó e Jardim de Piranhas, 160mm.  
Segundo o climatologista Saulo Passo, as previsões já apontavam chuvas mais intensas no estado. “ As precipitações são provenientes de uma frente fria que veio em direção ao Rio Grande do Norte. Segundo dados colhidos pelas estações na região oeste, as chuvas foram bem distribuídas”, afirma.
O meteorologista reforça ainda que as chuvas podem se prolongar até maio. “O período mais intenso normalmente ocorre entre março e abril, mas ele pode se prolongar até maio”, diz.