i

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Novo pastor assume igreja

 Especial para O Poti/Paulo Nascimento

Dom Jaime Vieira Rocha assume hoje a Arquidiocese de Natal em substituição a Dom Matias Patrício


Esta é a segunda vez que Dom Jaime substitui Dom Matias em uma diocese. Foto: Juliana Santos/DB/D.A press/D.A Press
A partir da manhã de hoje, Natal terá um novo pastor para seu rebanho católico. Os diocesanos de Natal, cuja Arquidiocese engloba quase 90 municípios, recebem como novo arcebispo, o sexto da história da circunscrição eclesiástica, Dom Jaime Vieira Rocha, em substituição a Dom Matias Patrício, que estava no cargo desde 2004 e renunciou por ter alcançado o limite de idade para exercer a função, que é de 75 anos. Esta é a segunda vez que Dom Jaime substitui Dom Matias em uma diocese. A mesma situação aconteceu em Campina Grande, no ano de 2004, de onde Dom Jaime vem agora. A nomeação como Arcebispo de Natal, feita pelo Papa Bento 16, ocorreu ainda em 21 de dezembro do ano passado, mesma data em que foi acolhida a renúncia de Dom Matias e a sua transformação em Administrador Apostólico enquanto a posse não ocorria.

A posse de Dom Jaime Vieira será firmada em uma celebração na Catedral Metropolitana e deverá contar com a presença de todos os bispos, padres e diáconos da paróquia, além de centenas de fíeis da Arquidiocese de Natal, e, também de outras dioceses, como Caicó e Campina Grande. A chegada do novo arcebispo de Natal está marcada para acontecer às 8h30, quando Dom Jaime chegará à igreja e será recepcionado pelo pároco da catedral, padre Aerton Sales. Em seguida, haverá o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional, em frente ao templo católico. Em seguida, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, entregará ao Arcebispo as chaves da cidade e no mesmo local, Dom Jaime será saudado pela governadora Rosalba Ciarlini.

Após este primeiro momento, que deverá ser realizado em pouco mais de 30 minutos, o novo arcebispo será conduzido até a Capela do Santíssimo Sacramento, localizada no interior da Catedral, onde ocorrerá um momento de oração. Logo em seguida, Dom Jaime Vieira se paramentará para o início da celebração da missa. No Rito Inicial da missa, o chanceler da Arquidiocese, padre Júlio César Cavalcante, apresentará as "Letras Apostólicas" (bula do Papa nomeando Dom Jaime como Arcebispo de Natal).

O até então Administrador Apostólico, Dom Matias Patrício de Macêdo, passará o báculo para Dom Jaime, que significa justamente a passagem do governo arquidiocesano e o novo Arcebispo será saudado pelo padre Edilson Soares Nobre. Depois todo o clero da Arquidiocese se aproximará de Dom Jaime para lhe manifestar obediência e respeito. A missa segue o rito normal até que, no final, haverá a leitura da ata da posse. A Catedral Metropolitana deverá ter todos os seus mais de 2.500 lugares tomados pelos católicos para assistir a missa que celebra a mudança no comando da diocese. 
 

Dilma virá ao Nordeste nesta segunda


A presidente Dilma Rousseff viajará nesta segunda-feira (27) para o Ceará, onde anunciará investimento do governo federal para expansão do metrô que liga Fortaleza à região metropolitana, obra prevista no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Na terça, no Recife, entregará unidades do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Dilma deixará Brasília na manhã desta segunda-feira rumo a Fortaleza, onde desembarcará às 10h50. Na capital cearense, a presidente fará percurso de um quilômetro a bordo do metrô, entre as estações Raquel de Queiroz e Virgílio Távora.

Às 12h, ao lado do governador Cid Gomes (PSB), vai anunciar investimento do governo federal na construção da linha leste do Metrofor, sistema de metrô que liga a capital à região metropolitana. A assessoria da Presidência ainda não informou o valor a ser liberado.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons