i

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Estudantes já podem se inscrever no Sisu

Os estudantes que querem concorrer a uma vaga de ensino superior em instituições públicas podem se inscrever a partir de hoje (6) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A inscrição é feita exclusivamente pela internet e vai até o dia 10. Pode se inscrever no Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tirou nota zero na redação.

O estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem. Quem estiver sem esses dois números pode recuperá-los no site do exame. O estudante concorre às vagas disponíveis no Sisu com as notas no Enem, mas não é preciso tê-las em mãos no momento da inscrição. Quando o candidato insere no site o número de inscrição e a senha, o Sisu recupera, automaticamente, as notas obtidas no exame.

Ao se inscrever no Sisu (sisualuno.mec.gov.br/candidato), o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. É possível mudar essas opções durante todo o período de inscrição. O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas à lei federal de cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Pela lei federal de cotas, as instituições devem reservar pelo menos 25% das vagas do Sisu para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.

Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.

Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte é a menor para ficar entre os potencialmente selecionados. Ela é apenas uma referência para auxiliar o candidato a monitorar sua inscrição e não é garantia de seleção para a vaga ofertada.


Durante o período de inscrição, o candidato pode consultar a classificação parcial na opção de curso escolhido em seu boletim na página do Sisu. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser vista pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.

Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o boletim de acompanhamento irá trazer a classificação e o resultado final. O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares e aquele selecionado na segunda opção poderá aderir posteriormente à lista de espera. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27.

Agência Brasil

Tem início em Ipanguaçu arrecadação do IPTU 2013

Prazo para pagar imposto com desconto acaba hoje. Pagamento também poderá ser parcelado.  

Os contribuintes do município de Ipanguaçu começam a pagar nesta segunda-feira (06) a primeira parcela ou cota única sob o Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). No fim do ano passado mais de três mil carnês, cerca de 96% do previsto foram entregues nos domicílios. 

Como em 2012, o contribuinte que optar pelo pagamento da conta única do IPTU terá desconto de 20% no pagamento, quem escolher pelo parcelamento, poderá quitar o valor em três vezes sem o desconto do valor cobrado. Os vencimentos do IPTU 2013 estão marcados para os dias 06 de janeiro, 06 de fevereiro e 06 de março. Até o vencimento, o imposto pode ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica. 

O Valor do IPTU é cobrado equivale ao metro quadrado dos terrenos e áreas construídas. Caso o pagamento não seja efetuado, o nome do contribuinte poderá ser incluído na dívida ativa do município, não podendo vender, revender ou negociar quais quer imóvel, terreno, ou participar de processos licitatórios no município. 

Segundo a Secretaria Municipal de Fianças e Tributos, os contribuintes que não receberam os carnês, por estarem com o endereço desatualizado, os mesmos são orientados a procurar o atendimento na Secretaria que funciona na sede da Prefeitura – na Avenida Luiz Gonzaga, centro nº800 das 7 às 13h, de segunda a sexta-feira ou ligar para o telefone 3335-2540, para emissão da segunda via.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons