A comunidade de Arapuá, na zona rural de Ipanguaçu, respirou cultura na tarde da ultima sexta-feira (05). Entre alunos e professores da rede municipal de ensino, mais de 150 pessoas promoveram na praça pública da comunidade diversas atividades com o objetivo de incentivar crianças, jovens, adultos e idosos à prática da leitura, através da “Sexta Literária: Leitura Viva na Praça”, ação da Prefeitura de Ipanguaçu que integra o projeto “Ipanguaçu Cidade que lê”.
A professora da educação infantil Iana Frutuoso disse que o projeto ajuda a desenvolver a imaginação da criança e a criatividade. “Elas libertam tanto a imaginação quanto a oralidade, despertado o prazer para a leitura. O projeto é bem produtivo e faz com que a escola seja mais valorizada pela comunidade”, afirma.
Durante a “Sexta Literária”, os alunos participam de apresentações públicas de peças de teatro baseadas em clássicos da literatura e contam histórias à comunidade. Além disso, uma grande tenda é armada na praça, abrigando livros e leitores sob a supervisão e incentivo de uma equipe de motivadores formada pelos professores da unidade educacional local.