i

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Ipanguaçu sedia II Seminário Ler Faz Crescer estimulando professores com práticas de leitura e literatura


Objetivando a formação de docentes e estudantes de graduação com a leitura, teve início nesta última terça(28) em Ipanguaçu o II Seminário Ler Faz Crescer, que traz como tema este ano, “Leitores de si, leitores do mundo: a literatura como memória”.  O encontro marca também a semana nacional do livro e da leitura, reunindo educadores e educadoras de Ipanguaçu e da região do Vale do Açu. 

Configurando-se como uma das políticas públicas de formação docente centrada nos movimentos em defesa do direito ao livro, à leitura, à literatura e as bibliotecas, este ano o seminário traz ao público a discussões o papel da memória – individual e coletiva, cultura, literária – na construção das histórias de vida na leitura. 

A abertura do seminário aconteceu na sede do poder legislativo, contando com a presença do prefeito Leonardo Oliveira, que destacou a importância dos trabalhos literários colocado em prática pelos professores nas salas de aulas, resultados em inúmeras conquistas na educação pública municipal. “O trabalho na educação são inúmeros, ao poucos estamos já colhendo esses frutos que são duradouros. Um deles é o resultado da Olimpíada de Língua Portuguesa na qual temos dois professores e alunos na semifinal. Um conquista importante para toda a educação”, destacou. 

A secretária de Educação Jeane Dantas, a presidente da Câmara Luzineide Cavalcante, a presidente do Conselho Municipal de Educação Mara Núbia de França, a representante dos dirigentes escolares Concebida Fonseca, a escritora e jornalista Giomar Dantas compuseram a mesa durante a abertura. 

Durante a noite a escritora Giomar Dantas ministrou a palestra, “Prosas, poemas e pessoas: a memória literária na formação da personalidade”. Durante a palestra a Giomar destacou a importância da memória na formação de leitores. 

O professor e coordenador do Seminário, André Magri, destaca que as atividades se desenvolverão até a quinta-feira(30), reunindo outros escritores, pesquisadores e especialistas na área. “Além das palestras, oficinais ocorreram durante essa segunda edição do seminário. Este ano o ‘Ler faz crescer’ presta uma homenagem também aos patronos desta edição do encontro, que é o mais esperado do ano pelos amantes da leitura e da literatura. Uma homenagem a João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna e Rubens Alves – eles, que sempre figurarão na memória dos nossos corações”, frisa. 

O IIº Seminário Ler Faz crescer é organizado pela Associação de Desenvolvimento Sustentável de Ipanguaçu (ADESI) e o Grupo de Estudo em Educação e Literatura de Ipanguaçu (GEELI), que conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Educação, e o Instituto C&A e Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE).

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons