i

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Amijubi, Fuleco ou Zuzeco? Escolha o nome do mascote da Copa de 2014

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

Torcedor é quem vai batizar o tatu-bola do Mundial da Fifa no Brasil. A eleição será via site oficial da entidade. Resultado sai em novembro

Ronaldo e tatu bola (só usar depois do FANT) (Foto: Reprodução / TV Globo)Ronaldo apresenta o tatu-bola, mascote da
Copa do Mundo no Brasil (Foto: Reprodução)
O mascote da Copa do Mundo de 2014 será o Tatu-bola. Mas ainda falta uma coisa: o nome. Amijubi (uma representação de simpatia e alegria), Fuleco ou Zuzeco (mensagens ecológicas)? A votação foi aberta neste domingo, no Fantástico, e o torcedor pode ajudar na escolha no site oficial da Fifa. O anúncio do resultado será no dia 25 de novembro, ao vivo no programa da TV Globo.
O responsável por apresentar o mascote aos brasileiros foi Ronaldo. Maior artilheiro da história das Copas do Mundo (15 gols) e membro do Comitê Organizador Local (COL), o Fenômeno deu as boas-vindas ao tatu-bola no Fantástico e convidou a torcida a votar.
- Gente, esse é o Tatu-bola, o mascote da Copa do Mundo da Fifa no Brasil. Nosso amigo aqui nasceu no cerrado, no interior do país. É um cara alegre, cheio de vida, como todo brasileiro. Mas ele ainda nāo ganhou um nome. Quero convidar cada um de vocês para batizar o mascote da Copa - disse o ex-camisa 9 da Seleção.

Mascote tatu bola copa do mundo brasil 2014 (Foto: Divulgação)
Tatu-bola ainda não tem nome: ajuda a batizar o mascote da Copa do Mundo de 2014! (Foto: Divulgação)


O Tatu-bola também terá uma canção oficial. A composição, batizada de "Tatu Bom de Bola", é do sambista Arlindo Cruz e foi apresentada no programa da TV Globo. Esta é a primeira vez que um mascote da Copa do Mundo terá uma música exclusiva. As informações foram divulgadas em um comunicado da Fifa.
ENTENDA OS NOMES ECOLHIDOS PELA FIFA
AMIJUBIÉ a união das palavras "amizade" e "júbilo", duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra "juba" quer dizer amarelo – a cor predominante no mascote!
FULECOÉ a mistura das palavras "futebol" e "ecologia", dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.
ZUZECOFoi formado dos elementos principais de "azul" e "ecologia". Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro.
O desenho final foi escolhido pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local (COL) após a análise de 47 propostas de seis agências de publicidade brasileiras. Depois de extensas pesquisas, o desenho do tatu-bola, criado pela 100% Design, foi identificado como o favorito do principal público-alvo: crianças de 5 a 12 anos.
- É importante destacar que o Tatu-bola é uma espécie vulnerável. Com este mascote, vamos poder realizar um dos principais objetivos da Copa do Mundo, que é comunicar a importância do meio ambiente e da ecologia. Temos certeza de que o mascote será amado não apenas no Brasil, mas no mundo todo - disse Jèrôme Valcke, secretário-geral da Fifa.
Recentemente, a Fifa também inovou ao abrir votação para a escolha do nome da bola do Mundial, produzida pela adidas desde 1970. Brazuca recebeu 77,8% de 1.119.539 votos e superou Bossa Nova (14,6%) e Carnavalesca (7,6%) na preferência popular.
Ideia do tatu-bola nasceu no Ceará
tatu bola centralizado (Foto: Arte esporte)'Tolyepeutes tricinctus' é a espécie que inspirou
o mascote do Mundial de 2014 (Foto: Arte esporte)
A ideia de ter o "Tolypeutes tricinctus" como símbolo da Copa no Brasil surgiu no Ceará e foi apresentada apenas em fevereiro ao Ministério do Esporte e ao (COL) pela ONG Associação Caatinga, idealizadora do projeto.
No texto da campanha, a Associação Caatinga explica que o "Tolypeutes tricinctus" é o tipo de tatu mais ameaçado do Brasil e que a caça já o fez desaparecer de muitos estados. Para defender a escolha da mascote, a ONG lembrou que o nome original do tatu-bola foi dado devido à habilidade de curvar-se sobre si mesmo para se proteger quando ameaçado, ficando no formato de uma bola.
Desde a Copa de 1966, a Fifa passou a usar mascotes em Copas do Mundo. No Mundial da África do Sul, o animal escolhido para representar o país foi um leopardo de cabelo verde, batizado de Zakumi.
Confira todos os mascotes de Copas do Mundo:
Mascotes Copa do Mundo  (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

TSE já enviou todo material necessário para as Eleições 2012


Na manhã desta segunda- feira (17), durante a última reunião antes das Eleições 2012 com os presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, informou que todo o material para a realização do pleito já foi enviado aos regionais de cada Estado.
Esta é a primeira vez que o TSE envia com 40 dias de antecedência os suplementos necessários para a eleição. De acordo com a ministra Cármen Lúcia, essa antecedência é importante para que os regionais possam planejar e fazer a sua distribuição de material “com tranqüilidade para que não haja nenhuma afobação nesse período eleitoral”. A ministra Cármen Lúcia destacou ainda que há uma “atenção maior” em relação à segurança do eleitor, dos juízes e dos mesários para evitar qualquer tumulto na hora da votação.
De acordo com a presidente, o objetivo é garantir que “a eleição flua de maneira tranqüila, regular, com absoluta lisura e, principalmente, que o direito de votar seja realmente uma faculdade exercida com alegria, como é da democracia, e não como e fosse algo oneroso”. Para garantir a tranquilidade das eleições, o TSE já autorizou o envio de força federal para 71 localidades em todo o país. Além de receber os presidentes dos TREs uma vez por mês para acompanhar de perto a preparação para as eleições municipais, a ministra Cármen Lúcia tem percorrido os Estados brasileiros para ter um contato mais próximo com os tribunais e servidores da Justiça Eleitoral. Até o momento, a ministra visitou 14 TREs, sendo o mais recente na última sexta-feira (14), quando esteve em Maceió (AL).

Governo vai investir R$ 1 bilhão para ampliar apoio a atletas olímpicos e paralímpicos


A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (18), na coluna semanal Conversa com a Presidenta, que o governo federal vai investir R$ 1 bilhão para construir centros de treinamento e beneficiar os atletas melhor colocados no ranking internacional em 36 modalidades olímpicas e paralímpicas. Ao responder pergunta da pedagoga Sandra Denise Rieth, moradora de Canoas (RS), a presidenta explicou que os recursos estão previstos no Plano Brasil Medalhas 2016.
“Para ampliar o apoio, lançamos na semana passada o Plano Brasil Medalhas 2016. O Plano inclui apoio a técnico, equipe de apoio, equipamento esportivo, além de suporte ao treinamento e à participação em competições”, disse.
Fonte: Robson Pires

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons