i

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Exercício 2011 da câmara municipal de Ipanguaçu terá início hoje

Após o recesso Parlamentar , a Câmara Municipal de Ipanguaçu retomará suas atividades na noite desta Sexta-feira,(18/02). A primeira sessão ordinária do ano começará às 19:30, no plenário da Câmara. Na ocasião o Prefeito Leonardo Oliveira fará a leitura da mensagem anual.

O recesso que teve início no último mês de dezembro foi dado não só aos parlamentares, mas também, parcialmente, aos funcionários da Casa que, por sua vez, revezaram seus trabalhos de atendimento ao público neste período.

As sessões, que sempre ocorrem as sextas, às 19:30h, como manda o regulamento da Câmara, passam a ser realizadas normalmente com a apresentação de requerimentos e presença dos vereadores que compõem o legislativo ipanguaçuense.

Atualmente, o prefeito Leonardo Oliveira conta com 07 vereadores em sua bancada, já à bancada de oposição, espera-se que a atual formação seja mantida, composta por dois(02) vereadores, Doel e Vaerton, tornando-se portanto um momento de bastante alegria para a atual administração, uma vez que o Prefeito Leonardo, conseguiu reduzir a bancada de oposição com a vinda de três lideranças, ao seu grupo político de apoio.

A 1ª sessão ordinária do ano de 2011, não contará com a apresentação de requerimentos.

Postado por Ruan Montenegro

O menino de Currais Novos que hoje é dono da Cortez Editora/SP vem ao município de Ipanguaçu em março

A convite dos educadores Aloma Daiany e André Magri e da Secretária de Educação, Jeane Dantas, o editor chefe e dono da Cortez editora, José Xavier Cortez, estará no município de Ipanguaçu no próximo mês de março para o lançamento do projeto de incentivo a leitura.

O menino de Currais Novos que hoje é dono da Cortez Editora/SP vem ao município no dia 18 março.

Segundo a professora, Aloma Daiany, o editor virá à cidade para conhecer os projetos educacionais desenvolvidos no município e realizar palestras para os alunos e professores.

“Toda a cidade deve participar deste grande momento de incentivo à leitura e de reflexão sobre a vida, sobre superação e de dificuldade e acima de tudo de fé em Deus, na vida e no potencial que o ser humano tem” destaca a professora Aloma, que convida antecipadamente todos para as palestras.

A história de editor de Currais Novos virou documentário "O semeador de livros" que traz no roteiro, à tona a trajetória cinematográfica da vida de Cortez, onde Wagner Bezerra assina a direção. Um livro biográfico também foi lançado com a história do editor, que tem como co-autoria com a socióloga Teresa Sales.

Há 30 anos da tradicional Cortez Editora, criada por ele e especializada na publicação de livros acadêmicos, muitos deles voltados às áreas de educação e serviço social.

Agentes de saúde realizaram visitas domiciliares

Foi concluído nesta sexta-feira, 18, o trabalho que os agentes comunitários de saúde desenvolveram no período de vinte dias em partes do município de Ipanguaçu.

A campanha de prevenção aos agravos que são desencadeados pelas chuvas teve inicio no último dia 27 de janeiro, com reuniões e orientações, no dia 31 aconteceram às visitas domiciliares nas áreas onde por diversos anos foram afetados pelas chuvas.

A campanha foi desenvolvida nas previsões metereológicas apontarem para um período chuvoso intenso na região, e pelo município de Ipanguaçu estar localizada numa região de enxurradas frequentes, com base nisso a Prefeitura Municipal e a Defesa civil local decidiram realizar o cadastramento das famílias que podem ser afetadas com as possíveis enxurradas.

Mais de 25 agentes de saúde realizaram todo o trabalho no município. Conforme a secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, os agentes realizaram as visitas casa a casa, colhendo dados que possam ajudar nos trabalhos em caso de cheias.

A campanha teve o objetivo também de apresentar à comunidade ipanguaçuense as doenças que surgem no período chuvoso, incluindo dengue e as principais doenças de veiculação hídrica, com o intuito de preveni-las.
Diarréias, verminoses, esquistossomose (transmitida pelo caramujo), Hepatite A e E, Leptospirose (doença transmitida pelo rato), toxoplasmose (transmitida pelo gato), tétano, dengue, escabiose (coceira), doença respiratórias, acidente por animais peçonhentos são uma das doenças que mais preocupa o município.

Alto do Rodrigues pegando fogo

Primeira-dama Jaqueline Medeiros discute com população e desacata vereador no meio do discurso

"venha me calar, venha me calar", disse a primeira-dama, Jaqueline Medeiros
A sessão, também foi marcada pelo descontrole da primeira-dama, Jaqueline Medeiros que desacatou o vereador Zé Pedro em pleno discurso.
Por mais que o presidente da Casa, vereador Cabral, solicitasse que o público fizesse silêncio para escutar os pronunciamentos dos vereadores, foi a primeira-dama que deu o mau exemplo. Das duas uma, ou Jaqueline não sabia das regras da Casa ou fez consciente, o fato é que, sua atitude desrespeitosa atrapalhou o andamento dos trabalhos da Câmara Municipal, principalmente quando o vereador Zé Pedro, estava discursando.
 
Primeira-dama nervosa queria ir pra briga, mas foi contida pelos presentes
Enquanto o vereador discursava no plenário, a primeira-dama, reclamava do outro lado, até que de posse de autoridade, o edil pediu para a primeira-dama, ficar em silêncio até que o mesmo terminasse o discurso, "venha me calar, venha me calar", desafiava a primeira-dama e secretária de assistência social do municipio.
Retirado do blog:  Valderi Tavares

Mineiro viaja à Alemanha para evento promovido pelas Nações Unidas

Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, o Deputado Fernando Mineiro estará na cidade de Bonn, na Alemanha, onde participa da 9ª reunião do Comitê de Revisão da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (CRIC). Mineiro é Ponto Focal Parlamentar de Combate à Desertificação no Estado do RN e viaja representando a Assembleia Legislativa.

A Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação foi elaborada em 2006 e conta com a participação do Brasil, que assumiu o compromisso de trabalhar pelo combate a esse fenômeno climático. O país já conta com seu próprio plano nacional para tratar do tema, oPAN Brasil.

No Rio Grande do Norte, também foi elaborado um programa específico para tratar do combate à desertificação e seca no Estado, o PAE RN.

Crianças e Adolescentes do PETI participarão de colônia de férias

A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Assistência Social realiza neste sábado (19), as atividades especiais do período de férias escolares do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

Serão realizadas atividades recreativas e esportivas, promovendo a integração entre as crianças que frequentam os núcleos do projeto.

Na Colônia de Férias do PETI, intensificará o trabalho de recreação com torneios de futsal, vôlei, queimada, recreação e lazer. O objetivo é oferecer uma atividade atrativa e diferenciada, mantendo as crianças longe das ruas e do trabalho.

A coordenadora do Programa PETI, Valéria Faustino de Souza, explica que a Colônia de Férias já é uma tradição do projeto, promovendo atividades recreativas e seguras para as crianças atendidas no programa. “A Colônia de Férias do PETI é uma opção para que as crianças aproveitem esse período, brincando e se divertindo, onde também auxilia no desenvolvimento de suas habilidades com atividades esportivas, educativas e recreativas” destaca a coordenadora, Valéria Faustino.

Os alunos dos Pólos de Pedrinhas, Porto e Serra do Gado participarão de um dia inteiro na praia, com a supervisão de todos os monitores e auxiliares, para a segurança de todos.

Atualmente, a Prefeitura atende cerca de 220 crianças no horário oposto ao das aulas. Elas recebem reforço escolar e participam de atividades esportivas, passeios culturais e oficinas de trabalhos manuais.

A Prefeitura também garante o acompanhamento médico e odontológico. As famílias são envolvidas no projeto participam de palestras que abordam temas como prevenção às drogas, relacionamento familiar e exploração do trabalho infantil.

Campus promove curso de primeiros socorros

O curso atenderá os colaboradores que atuam no Campus

Campus promove curso de primeiros socorros
O Campus Ipanguaçu abre sua programação extensiva de 2011 promovendo o Curso Básico de Primeiros Socorros. A iniciativa, em parceria como o setor de saúde, visa atender os colaboradores terceirizados que atuam no Campus, capacitando-os para atuarem em situações de emergência até a chegada da equipe socorrista ao local do acidente.
As atividades acontecerão no período de 15 a 21 e terá como facilitadora a técnica em enfermagem Sara Araújo.

Fonte: IFRN/campus Ipanguaçu

Aluna é aprovada em universidade da Costa Rica

Isabel Adeline Costa Oliveira estudará Engenharia Agrônoma na Costa Rica
IFRN apoia estudante aprovada em universidade estrangeira
Dedicação da aluna dentro e fora da sala de aula foi fundamental para a conquista
Estudar em uma universidade que é referência no ensino da área que escolheu para atuar profissionalmente é o desejo de qualquer aluno que se candidata a uma vaga no ensino superior. A aluna do IFRN, Isabel Adeline Costa Oliveira, aluna do curso de Agroecologia do Campus Ipanguaçu, terá essa oportunidade. Ela foi aprovada no processo seletivo que ofereceu uma bolsa de estudos completa para o curso de Engenharia agrônoma naUniversidad Earth, localizada em Guácimo de Limón, Costa Rica. A cidade fica a aproximadamente 95 km da capital San José.
A Universidad Earth apesar de privada não tem fins lucrativos, dedica-se à educação em ciências agrícolas e recursos naturais para contribuir com desenvolvimento sustentável mediante a conciliação da produção agrícola e a preservação de recursos naturais.
Isabel foi incentivada a participar da seleção pela servidora Paloma Macchi que é formada pela Universidad Earth e hoje é servidora do IFRN. "Além da bolsa, o diferencial do curso desta universidade é que o formando também sai com habilitação em licenciatura em agronomia", afirma Paloma. A bolsa contempla matrícula, alojamento, alimentação e seguro de gastos médicos durante os quatro anos de estudo.
Durante a formação no IFRN, a estudante participou de várias atividades de pesquisa. Ela foi bolsista da Fazenda-escola por dois anos. Também participou do projeto "Caldas orgânicas e biofertilizantes usados no manejo agroecológico", integrante do Núcleo de Estudos em Agroecologia, coordenado pelo professor Saint Clair Lira Santos.
Tanta dedicação motivou servidores e professores a ajudá-la a obter os recursos para custear a viagem até a Costa Rica e poder cursar Engenharia Agrônoma.   Isabel pertence a uma família carente e estava com dificuldade em obter o visto e as passagens aéreas para levá-la até a San José. A direção do IFRN se sensibilizou e já está providenciando os recursos para a viagem. "Entramos que a diretoria de assuntos estudantis e ela está dando o suporte para viabilizar o pagamento do visto e passagem da estudante", declarou o pró-reitor de pesquisa e inovação José Yvan. 
“Agradeço a todos os esforços feitos para me ajudar a seguir meu caminho em busca do conhecimento e crescimento pessoal e profissional”, declarou a estudante ao receber a notícia de que receberia a ajuda de custo para a viagem.
O professor de química Maurício Façanha foi um dos primeiros a buscar ajuda para a aluna. “Fui professor dela e tenho o maior orgulho disso. Ela é uma pessoa humilde, mas muito esforçada, o que ela conseguiu, poucos conseguem”, declarou o professor.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons