i

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Gestores escolares de Ipanguaçu passam por formação antes do início do ano letivo



Oportunizar momentos de análise, reflexão e planejamento das diversas práticas desenvolvidas no contexto das unidades escolares, bem como articular as políticas educacionais vigentes visando à oferta de um ensino público com mais qualidade, a Prefeitura de Ipanguaçu por meio da Secretaria Municipal de Educação esta promovendo durante essa semana, nos dias 09, 10 e 12 o IIIº Encontro de Gestores da rede municipal. 

Com o tema: “O sentido da escola e a gestão escolar - Para onde queres ir?”, a formação tem como publico alvo os, diretores, supervisores escolares e coordenadores pedagógicos e técnicos administrativos da Secretaria Municipal de Educação, conselho escolar/conselho da alimentação escolar/conselho do FUNDEB e conselho de educação. Ao todo cerca de 50 profissionais da educação devem participar. 


Segundo a secretária de Educação, Jeane Dantas, objetivo da Secretaria é proporcionar aos gestores escolares um planejamento de trabalho nas escolas buscando implementar uma política pedagógica na qual esteja de acordo com a realidade da escola, buscando erradicar as deficiências, aliando toda educação na perspectiva de uma educação básica de qualidade. “Propor e discutir isso junto aos demais gestores nos traz um leque de realidades, com a formação esperamos que as escolas estejam ainda mais preparadas para receberem os alunos, e alavancar os indicadores na qualidade do ensino em nossas escolas. Antes de cobrarmos é necessário dar o suporte necessário aos nossos gestores, e esse é o nosso proposito”, explica a secretária. 

Durante os encontros que acontecem das 8 às 17h no Teatro Municipal Maria Eugênia estará sendo discutido, o Projeto Político Pedagógico da Escola e a Organização do Ensino; Regimento Escolar: o instrumento legal que formaliza e reconhece as relações dos sujeitos envolvidos no processo educativo; Ambientes, Práticas e Espaços de Comunicação na Escola: Direito ao acesso à informação, Culturas e Meios de Comunicação; As Políticas Educacionais e a Gestão Escolar: A Escola e a Sala de Aula como lócus de materialização da Política Educacional; Aprendizagem e a Organização Trabalho Pedagógico na Escola (a rotina do gestor); Avaliação Escolar: aspectos históricos e políticos da avaliação da aprendizagem, como também a socialização do Calendário Escolar - 2015 e Orientações gerais sobre a organização dos segmentos e do trabalho administrativo e pedagógico da escola.


A programação completa pode ser vista no site, www.Ipanguacu.rn.gov.br. Tratando-se da Semana Pedagógica, que antecede o ano letivo, a Secretária de Educação Jeane Dantas, confirmou para após o carnaval a formação pedagógica com os docentes.

A jornada acontecerá de 23 à 27 de fevereiro. Este ano a Secretaria traz como tema, "O caminho se faz ao caminhar: Perspectiva e desafios do Plano Municipal de Educação para o decênio 2014-2024", o objetivo é discutir o plano municipal de educação para os próximos dez anos. A abertura acontece no dia 23 no espaço pastoral Pe. Valtair Lira Lucas, nos dias 24 e 25 o plano deverá ser discutido durante oficinas ministradas na Escola Municipal Francisco Soares da Costa, em Pedrinhas, e nos dias 26 e 27 os professores reúnem-se em suas escolas para o planejamento final. O ano letivo em todas as escolas municipais está marcado para o dia 02 de Março.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons