i

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

IPANGUAÇU É O PRIMEIRO MUNICÍPIO DO RN A REALIZAR A CONFERÊNCIA DE DEFESA CIVIL


Ontem 26/jan das 8:00 ás 17:00hs o município de Ipanguaçu realizou a Iº conferência municipal de defesa civil. Ipanguaçu foi à primeira cidade do Rio Grande do Norte, há realizar a conferência que teve como tema central: “Prevenção e assistência humanitária: por uma ação integral e contínua”. O evento aconteceu na câmara municipal da cidade, onde teve a participação de representantes do poder público e da sociedade civil organizada entre outros.
O prefeito Leonardo Oliveira (PT), reafirmou o objetivo de levar a diante o projeto do desassoreamento do Rio Pataxó, que se estendem por todo o município, o prefeito também pediu a todos os agricultores que possuem terras próximas a margem do rio, que se conscientizar e que possa ajudar ao poder publico municipal de forma que ao fazer a limpeza de suas terras não joguem resto de galhos no leito do rio. O PE. José Moreira da área pastoral N. S. de Lourdes, revelou que os gestores do município estão se esforçando muito para que os projetos de prevenção possam ser aceitos pelo o governo estadual.
Janaina moradora da comunidade de Lagoa de Pedra, um das primeiras comunidades a serem atingidas pela cheias, contou que; fica feliz por esses primeiros passos que o município vem dando, em dialogar e disposto saber o que os ipanguaçuenses pensam, assim ajudando a toda a comunidade. Durante a conferência foi apresentado um documentário com tema: “Rio Pataxó, desassoreamento urgente”, onde mostra os novos percursos, áreas onde o rio esta virando pântano, e locais onde deve ser intensificada a limpeza.
A tenente do corpo de bombeiros Denise Maria,  falou mais sobre o qual o objetivo da defesa civil, e a mesma tem que projetar-se para qualquer hipótese que possa acontecer  elaborando planos de contingência que possa prevenir ou amenizar possíveis catástrofes que possa vim acontecer na cidade ou próximas a ela. Denise enfatiza que prevenir de forma organizada e segura ajuda muito a população e as operações que o corpo de bombeiros venha a realizar. Ao final do evento, foi escolhido quatro delegados que irá representar o município na conferência estadual no mês de março.

Gripe A: vacinação inicia em março


O Ministério da Saúde comunicou nesta terça-feira, 26, que a partir de março será iniciada a vacinação nacional contra a pandemia de Gripe A. Em nota divulgada à imprensa, o Ministério esclarece que serão priorizados os profissionais de saúde, gestantes, indígenas e população com doenças crônicas - excluindo pessoas acima de 60 anos, que receberão suas doses na campanha nacional de vacinação.
Entre 8 a 19 de março, os profissionais de saúde e os indígenas serão vacinados. Já entre os dias 22 de março e até 2 de abril serão imunizadas aquelas pessoas com doenças crônicas, como obesidade mórbida, doenças cardíacas e respiratórias e diabetes, além de crianças entre seis meses e dois anos de idade. As crianças de 6 meses a 2 anos receberão duas meias doses, sendo que a segunda poderá ser dada a partir da terceira semana depois da primeira. A terceira etapa, de 5 a 23 de abril, atenderá pessoas entre 20 a 29 anos. Os maiores de 60 anos com doenças crônicas serão vacinados na quarta etapa, entre 24 de abril e 7 de maio. As grávidas poderão ser vacinadas ao longo de toda a campanha, independentemente do momento de sua gestação, informou o Ministério da Saúde.
No Rio Grande do Norte, segundo dados do último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública, a Gripe A já teve 1.439 casos notificados com 90 confirmados, 173 descartados e 13 pessoas vieram a óbito acometido pela doença. Desses casos confirmados, 86 pessoas eram residentes no Rio Grande do Norte. No que se refere ao esquema de vacinação, o responsável pelo Comitê de Combate a Gripe A em Mossoró, Luís Gomes, as orientações acerca da vacinação ainda não foram repassadas. No entanto, o responsável explica que a estrutura municipal de saúde seguirá a orientação nacional. "Nós estamos esperando o Ministério repassar como faremos", diz ele acrescentando que mais dois casos de Gripe A foram confirmados em Mossoró, de um total de cinco exames realizados, o que totaliza 3 casos da doença confirmados, com um óbito já incluído no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde. Dos demais exames, 2 foram descartados e 1 atestou como inconclusivo. A Secretaria ainda aguarda o resultado de mais 40 exames feitos.
CARNAVAL
Com o período de carnaval se aproximando, os profissionais de saúde envolvidos na prevenção e combate da Gripe A orientam a população a evitar aglomerações em demasia. O uso de máscaras como forma de combater o contágio não é visto como um método 100% eficaz para muitos especialistas. "A orientação seria evitar esses locais, não sendo possível é preciso ficar atento a infecções respiratórias seja ela qual for e procurar logo um hospital ou unidade de saúde básica caso o paciente não esteja se sentindo bem. É também importante sempre lavar as mãos a fim de evitar contaminação", explica o médico infectologista do Hospital Rafael Fernandes, Alfredo Passalaqua.


Vacinação atenderá doentes crônicos
 

Entre as pessoas aptas a tomar a vacinar estão aquelas com doenças crônicas. Para o Ministério da Saúde, que segue parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), poderão tomar a vacina, entre os dias 22 de março a 2 de abril, aquelas acometidas pelas seguintes doenças: obesidade grau 3 - (crianças; adolescentes e adultos), doenças respiratórias crônicas desde a infância, asmáticos (formas graves), doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória, doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular), imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico), diabetes mellitus, doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral), doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise), doença hematológica hemoglobinopatias), pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki), portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca e por fim portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

FONTE: O mossoroense
Paulo Sérgio Freire
Da Redação


Inep deve divulgar nesta quinta-feira resultado do Enem 2009

  O reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Josivan Barbosa, confirmou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) deve divulgar amanhã o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado nos dias 5 e 6 de dezembro. A divulgação estava prevista, inicialmente, para o dia 5 de fevereiro. Assim, o estudante vai poder fazer a escolha dos cursos para os quais pretende concorrer em um sistema de seleção feito pelo próprio Ministério da Educação (MEC). A previsão é que a seleção já possa ser feita a partir de sexta-feira.



Mais de quatro milhões de pessoas se inscreveram ao Inep. No Estado do Rio Grande do Norte, foram 87.820 candidatos. Josivan Barbosa disse que, durante uma reunião ocorrida na semana passada entre a Secretaria de Educação Superior (SESU) e mais 14 representantes de universidades federais do país, foi discutido como serão os procedimentos de matrícula e a escolha dos cursos pelos aprovados no Exame. "Os estudantes terão cinco dias após essa data para escolher e se inscrever ao curso de graduação e 9 dias para efetuar a matrícula, que só poderá ser feita presencialmente", disse Josivan Barbosa, acrescentando que todo o processo será feito através do site do Inep (www.inep.gov.br)


O MEC ainda avalia em quantos cursos o estudante vai poder tentar matrícula. Inicialmente, o candidato poderia marcar cinco opções; depois, esse número foi reduzido para três, mas o órgão ainda avalia se o total de possibilidades pode ser modificado. Ele terá um prazo definido pelo sistema para fazer a escolha.
Com a nota do Enem em mãos, o estudante vai conseguir saber se ela será suficiente para entrar no curso. Cada universidade ou instituição pode definir pesos diferentes para as notas das provas e o sistema vai fazer a ponderação automática. Segundo o ministério, a Secretaria de Educação Superior já está pronta, aguardando as notas.

ZECA ABREU VAI AO REGIStrando

zeca-abreu-002


O coordenador da FUNASA Zeca Abreu, será o convidado do programa REGIStrando deste sábado dia 30/01. A transmissão será simultânea, através das Rádios, Princesa do Vale e Verde Vale 89 FM á partir do meio-dia, com uma hora de duração.

REGIStrando

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons