i

segunda-feira, 31 de maio de 2010

COMUNIDADE DE UBARANA RECEBE ATENDIMENTO NA PRÓPRIA COMUNIDADE



Nesta tarde de segunda-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde de Ipanguaçu realizou atendimento na comunidade de Ubarana.
Atendimentos odontológicos com orientação e prevenção bucal, palestra orientada pela dentista Áquila, aplicação de flúor, consultas medicas, verificação de pressão e vacinação que aconteceu na capela da comunidade e na unidade móvel.

Segundo a secretária de saúde Sumaira Fonseca o atendimento estará acontecendo a partir de agora todas as segundas-feiras com os atendimentos odontológicos e medico na unidade móvel. “Como a comunidade pertence ao PSF da comunidade de Arapuá e os moradores da comunidade procuram o atendimento no Posto de saúde do centro da cidade, tivemos a idéia de facilitar o atendimento e atender a comunidade de Ubarana na própria localidade, assim os moradores diminuirão a lotação no Posto do centro, podendo ser atendidas na própria comunidade”, conta a secretária de saúde.  


Durante a participação da secretaria municipal de saúde na comunidade aconteceu palestras sobre o Dia Mundial Sem Tabaco que foi ministrado pelo secretário adjunto Francisco Canindé, que conta que data foi pensada estrategicamente para debater os riscos que o cigarro traz para a saúde dos fumantes ativos e passivos. O Brasil parece estar no caminho certo quando o tema é prevenção ao tabagismo, uma vez que doze Estados já aprovaram a lei que proíbe o consumo de cigarro em áreas fechadas e de uso comum como empresas, transportes coletivos, bares e restaurantes. Não poderia ser diferente, uma vez que números do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que cerca de sete fumantes passivos morrem por dia em decorrência da inalação da fumaça do cigarro dos fumantes ativos.


CALENDÁRIO INFANTIL TEM NOVA VACINA

Iniciou nesta segunda-feira (31), a imunização à bactéria pneumococo (pneumonia) que fará parte do calendário básico de vacinação, para as crianças de dois meses a um ano e três meses, terão direitos a receber a vacina pneumocócica em qualquer centro de saúde.  Segundo Francinete Silvino, responsável pela sala de imunização da Secretaria de Saúde, antes, a aplicação era feita apenas em crianças que sofriam de algum problema respiratório. “Após um estudo, a Secretaria constatou que muitos menores de dois anos contraíam doenças respiratórias graves”, explica. As crianças receberão três doses da vacina em um intervalo de pelo menos dois meses.
A vacina protege contra pneumonia, meningite, septicemia, sinusite, otites, conjuntivite, bronquite, desde que essas doenças sejam adquiridas por meio da bactéria pneumococo. 

PUBLICIDADE:

Alunos participam de ação comunitária

Ações do Campus são levadas à zona rural de Ipanguaçu
Alunos participam de ação comunitária
Foto: Alunos do Instituto ao lado do Prefeito de Ipanguaçu

Nesta quarta (26/05) alunos do Campus Ipanguaçu participaram do programa Prefeitura nas Comunidades promovido pela Prefeitura Municipal de Ipanguaçu/RN. O projeto visa levar às comunidades rurais ações sociais e serviços da gestão municipal. Diversos órgãos que compõe estrutura administrativa do município e parceiros como o Banco do Nordeste, EMATER, Ministério da Previdência Social e IFRN/Ipanguaçu estiveram presentes na ação comunitária.

Foi um dia de grande movimentação na comunidade conhecida como Agrovila Picada, localizada a 10 km do centro de Ipanguaçu, populares participaram das diversas atividades oferecidas pelo projeto: corte de cabelo, oficinas gastronômica e pedagógica, emissão de documentos, dentre outras ações.
No estande do IFRN alunos divulgaram as ações acadêmicas desenvolvidas no Campus, distribuíram mudas e sementes, também prestaram orientações para o homem do campo. Trabalhos como o desenvolvido pelas alunas do terceiro período de agroecologia: Alana Melo e Rislândia Cavalcante “Capacitação de Agricultores Familiares em Hortas Agroecolócicas” abrilhantaram a programação. Para o discente em agroecologia Andre Magri, egresso da escola Nelson Borges Montenegro, anfitriã do evento: - É uma satisfação em voltar à escola para levar ao conhecimento da comunidade as ações educacionais promovido pelo Instituto Federal.
O prefeito municipal, Leonardo Oliveira, ressalta que o evento é de suma importância para as comunidades já que a sede da prefeitura fica distante da zona rural e muito de seus moradores sente-se desfavorecidos ou não tem conhecimentos dos serviços oferecidos pela municipalidade, pretendemos com esse projeto estabelecer uma interação em entre administração municipal e a comunidade em geral. O gestor municipal destaca o papel do IFRN como instituição que promove um ensino de excelência oportunizando aos filhos de Ipanguaçu e de todo o Vale conhecimentos que os tornem competitivos no mercado de trabalho.

O evento possibilitou que novas parcerias entre o município e IFRN/Ipanguaçu fossem discutidas, a exemplo do projeto de arborização da cidade e a atuação dos alunos do curso de informática nos Telecentros instalados nas escolas municipais.

Estar próximo das comunidades tem sido uma prática constante do Campus, como parte integrante da Região do Vale do Açu o Instituto busca estabelecer uma relação bilateral com a sociedade gerando demandas a serem trabalhadas no ensino, pesquisa e extensão.

PUBLICIDADE:

Trabalhar demais pode aumentar em 60% risco de doenças cardíacas


Pode parecer conversa de preguiçoso, mas um estudo publicado pelo jornal “European Heart” informou que trabalhar demais aumenta em até 60% o risco de problemas cardíacos. Segundo o estudo, basta exceder três horas em relação às 8 horas diárias de trabalho para estar exposto de forma mais contundente a esses riscos. Durante a pesquisa, 6.014 trabalhadores com idade entre 39 e 61 e sem problemas cardíacos foram acompanhados durante 11 anos.

Durante o período de acompanhamento, 369 voluntários morreram de problemas cardíacos ou tiveram um acidente cardíaco não fatal ou uma angina de peito. Mas o cardiologista Camilo de Paiva alerta: "o que pode levar ao risco de doenças cardíacas não é o trabalho em si, mas o estresse e as preocupações que ele pode causar. Se o trabalho fosse um risco para a doença, estaríamos perdidos, pois toda a população tem que trabalhar", diz o especialista.

Segundo ele, a correria, pressão e o estresse a que somos submetidos no ambiente de trabalho podem desencadear o aumentos da pressão arterial e outros fatores que contribuem para o surgimento de doenças cardíacas. "Um exemplo somos nós, médicos que trabalhamos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Aqui o nível de estresse é muito grande, e as preocupações também. E se a pessoa tiver predisposição, como hipertensos na família ou obesidade, o risco é ainda maior", destaca o médico.

Outros pontos que podem contribuir para levar os trabalhadores a sofrerem de problemas do coração é a falta de cuidado com a saúde em geral. A alimentação inadequada, também decorrente da correria diária, concorre contra o trabalhador. "É importante ter uma alimentação mais saudável e fazer exercícios físicos regularmente. Além disso, controlar as taxas, como colesterol, e evitar o excesso de peso, além do cigarro, que aumenta a tendência para problemas do coração. O ideal é parar de fumar, seguir essas indicações e tentar diminuir o estresse no trabalho, tendo uma boa convivência no ambiente", indica Camilo.

Depois de controlar tudo isso, vale a pena visitar um cardiologista periodicamente e realizar exames sanguíneos para saber como anda a saúde. "Quem não possui problemas cardíacos deve realizar exames anualmente. Mas, no caso de pessoas hipertensas, o ideal é visitar o cardiologista a cada três meses e realizar exames a cada seis meses. Mas isso vai depender de cada doença, pois para algumas, esse tempo deve ser encurtado", sugere o cardiologista.
Os hipertensos e pessoas que têm mais riscos de desenvolver o problema jamais podem esquecer disso. "Quando eles conseguem controlar as taxas, pensam que estão curados. Mas isso não pode acontecer, pois uma pessoa é hipertensa para o resto da visa. Tem que continuar controlando as taxas e evitando o estresse, sempre", garante o médico Camilo de Paiva.  

Fonte: O Mossoroense

PUBLICIDADE:

Alunos apresentam trabalhos em evento da UEPB

Os trabalhos foram apresentados durante a V Semana de Humanidades da UEPB/Guarabira 
 
Alunos apresentam trabalhos em evento da UEPB Alunos com o Dr. em ensino de Língua Espanhola "José Albetrto Miranda Poza, de Madrid-Espanha

Alunos do IFRN/Ipanguaçu integrantes do Projeto de Pesquisa “Literatura e Identidade: Territorialidades e Subjetividades na Ficção Contemporânea”, coordenado pelo Prof. Ms. Carlos Alberto de Negreiro participaram nesta quinta (27) da V Semana de Humanidades, evento realizado pela Universidade Estadual da Paraíba/Guarabira, apresentando trabalhos de mérito científico no campo da literatura de expressão africana e brasileira em língua portuguesa. O estudo do tema “África” foi realizado e apresentado com base em obras de grandes nomes do mundo literário, como Mia Couto, Ondjaki, José Saramago, Abdulai Sila, Paulo Lins e Ferréz.


PUBLICIDADE:


MINISTRO CONFIRMA AGENDA DE LULA NO RN NO MÊS DE JUNHO


 O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tratou sexta-feira (28), na sede da Governadoria, em Natal, com o secretário chefe da Casa civil, Leopoldo Rosado, de uma agenda administrativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agora em junho, no Rio Grande do Norte para a inauguração de mais uma etapa da BR-101, início da operação em definitivo da Estação de Tratamento de Esgotos de Natal, a ETE Central, no Baldo, e inauguração do complexo turístico religioso Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz. Também foi tratado com o ministro o andamento das obras do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, cujo decreto presidencial que concede a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) poderes para fazer a concessão do terminal, deverá ficar pronto até 7 de junho. Até o momento o aeroporto de São Gonçalo do Amarante recebeu investimentos da ordem de R$ 150 milhões. O investimento total no aeroporto será de R$ 1 bilhão. Acompanharam a reunião na Governadoria, a deputada federal, Fátima Bezerra (PT-RN), o deputado estadual, Fernando Mineiro (PT), e a presidente estadual do PSB-RN e ex-governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria.

PUBLICIDADE:

WILMA DE FARIA DIZ QUE CAMPUS DA UERN DE ASSU VAI GANHAR CURSO DE DIREITO AINDA ESTE ANO


O curso universitário de Direito, no campus da UERN de Assu, um dos maiores sonhos da classe estudantil da região, está próximo de se tornar uma realidade. De acordo com a ex- governadora Wilma de Faria, que se desincompatibilizou do cargo de chefe do executivo estadual, para concorrer a uma vaga no senado nas próximas eleições, ainda no decorrer deste ano, a universidade estadual abrirá vagas para a formação da primeira turma de Direito do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão. Segundo a ex- governadora, a medida ainda será anunciada pelo reitor da instituição Milton Marques de Medeiros, com quem ela conversou recentemente e fez pessoalmente o pedido que é um pleito antigo da comunidade Assuense. A ex- governadora Wilma de Faria esteve na região do Vale do Assu, na tarde do ultimo sábado (29), quando participou de um seminário político na câmara municipal de Ipanguaçu, evento que reuniu lideranças políticas e comunitárias do município de Ipanguaçu.  Wilma estava acompanhada dos deputados estaduais Fernando Mineiro (PT), Márcia Maia (PSB) e Fátima Bezerra (PT), deputada federal.  Vários vereadores e o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira (PT), participaram do encontro. Segundo o presidente da câmara municipal, Tunefis Morais (PRB), os 9 vereadores de Ipanguaçu, de diferentes partidos votam com a pré-candidata Wilma de Faria. A Reportagem da Rádio Princesa se fez presente ao acontecimento e conversou com a pré candidata ao senado, sobre vários temas. Inicialmente a ex- governadora se referiu ao encontro realizado em Ipanguaçu, dizendo que o mesmo serviu de avaliação do que já foi feito quando esteve à frente do governo e de perspectivas para o futuro.

Com relação ao projeto de ampliação dos cursos de formação no Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão da Uern em Assu, Wilma de Faria antecipou a informação de que ainda este ano, a instituição realizará vestibular para o curso de Direito no Campus de Assu.
Por fim a Ex- Governadora Wilma de Faria confirmou que a exemplo dos anos anteriores ele marcará presença no São João do Assu, para participar dos festejos alusivos ao padroeiro do município.
Fonte: Rádio Princesa do Vale


PUBLICIDADE:

MEC DIVULGA HOJE BOLETIM DE DESEMPENHO DO ENEM


Os 2,5 milhões de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem acessar seus boletins de desempenho no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os resultados já tinham sido divulgados em janeiro durante o período de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas agora os boletins estarão disponíveis em PDF. Para consultar os resultados, o estudante precisa ter em mãos o número do CPF e a senha gerada durante o período de inscrição da prova. No sistema, o aluno terá disponível as notas de cada uma das provas – ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática – além da redação. Será possível comparar a média obtida com a do restante dos participantes do exame. Desde o ano passado, o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular as notas do participante. O objetivo desta metodologia é medir o conhecimento a partir do comportamento observado nas provas. Na escala construída pelo Inep, a nota 500 representa a média obtida por aqueles que concluíram o ensino médio em 2009 – com exceção dos egressos (que no passado já havia concluído o ensino médio) e dos "treineiros" (alunos que ainda não concluíram). Quanto mais distante de 500 for a nota do estudante, para cima, melhor foi o desempenho dele em relação à média dos participantes. E quanto mais distante de 500 for à nota, para baixo, significa que esse candidato foi pior em relação à média.

PUBLICIDADE: