i

domingo, 2 de outubro de 2011

Fenômeno meteorológico cria arco-íris em torno do sol em Ipanguaçu



Um fenômeno ótico formou um anel com as cores do arco-íris ao redor do Sol por volta das 11hs deste domingo(02), em Ipanguaçu/RN. Na sexta-feira (30) este fenômeno ocorreu em Brasília.
Segundo as informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno conhecido como halo é formado pelo reflexo do Sol em cristais de gelo.

“É um fenômeno meteorológico provocado por finíssimas luzes de cristais de gelo que ficam dentro das nuvens e são rebatidas pelo Sol”, disse o meteorologista do Inmet Manuel Rangel em entrevista ao G1 sobre o fenômeno em Brasília.

Segundo ele, os cristais de gelo são comuns nas nuvens mais finas e transparentes e o fenômeno não é incomum. “Não temos números sobre a frequência com que acontecem, mas é comum”, afirmou Rangel.
Segundo o meteorologista, a duração do halo é variável, podendo permanecer por até uma hora no céu.


*Com informações sobre o fenômeno do G1

ASSU Sub 18 conquista segunda vaga do RN para a Taça São Paulo de Juniores


 O Sub 18 do ASSU está classificado para Taça São Paulo de Juniores. O Camaleãozinho do Vale, como a equipe é chamada pelos torcedores, superou o Visão Celeste, de Natal, em partida disputada na tarde deste sábado (01) no estádio Juvenal Lamartine, na capital potiguar. Com a vitória, o time conquistou o direito de representar o Vale do Açu e, ao lado do ABC, o Rio Grande do Norte na maior competição brasileira da categoria, a ser disputada em janeiro de 2012 em São Paulo.

A tarefa do alviverde não foi fácil, já que o Visão Celeste chegou a derrotar o forte ABC, time que se sagrou campeão no torneio estadual da categoria nesta sexta-feira (30). O placar de zero a zero nos 90 minutos de jogo levou a decisão para os pênaltis, ocasião em que os meninos do Vale conseguiram se sair melhor que os atletas de Natal. Desperdiçando apenas uma cobrança, o ASSU venceu por 4 x 3.

Os autores dos gols foram, na ordem: Kaio, Roldão, Israel e Romeu. O goleiro do Camaleãozinho, Talison, foi destaque, realizando duas defesas.

Os atletas do ASSU: Superação
“Esta é uma vitória do povo do Assú, de todo mundo que acreditou, de todos os que apoiaram esses meninos vencedores. Agora é trabalhar para representar o Vale na principal competição juvenil do país, que é a Taça São Paulo”, afirmou, emocionado, Lucílio Filho, um dos dirigentes da equipe.

A emoção de Lucílio tem razão de ser. Ao lado de Daílson Machado e Josevérton Santos, ele foi um dos que decidiram montar a equipe. Para formarem a comissão técnica convidaram Damião, Carmésio, Pedro Júnior, Wilson Massagista, Neguinho, Fernando e Nilsinho. Todos aceitaram o desafio, e o fizeram de forma voluntária, sem qualquer remuneração.

Os atletas foram selecionados com base em desempenho no campeonato assuense Sub 18 e através de uma peneira, na qual compareceram 140 jovens. Desse total, foram selecionados 26 atletas.

Continue lendo no Rodrigo Medeiros Blog (AQUI)

Fonte: Rodrigo Medeiros