i

terça-feira, 26 de julho de 2011

Projeto de inclusão digital é destaque na Inter TV Cabugi afiliada Rede Globo

Foi ao ar hoje(26) no Bom Dia RN pela a afiliada da Rede Globo no RN, na Inter TV Cabugi, o projeto de Um computador por Aluno parceria entre o Ministério da Educação e Prefeitura de Ipanguaçu. 

Veja a matéria:

Projeto de inclusão digital usa computadores como ferramenta do aprendizado



Com tecnologia na sala de aula, estudantes estão empenhados e cheio de estímulos
Tamanho da letra
Com as crianças e adolescentes cada vez mais antenados em tecnologia, o uso do computador em sala de aula acaba facilitando o aprendizado. Pensando nisso, a maioria das escolas privadas já faz o uso do equipamento e por enquanto essa ainda é uma realidade distante para a rede pública de ensino. Mas, no município de Ipanguaçu, região oeste do estado, uma escola pública está contribuindo para incluir os alunos na era digital. 

Confira na reportagem de Fabiano Morais e Almir Morais

A imagem não muito convencional é de uma escola pública na região do vale do Açu. estamos na escola maria Risomá de Figueiredo Barbosa, na cidade de Ipanguaçu. Aqui, os alunos tem, entre as ferramentas de aprendizado, este pequeno notebook. É o projeto Uca, um computador por aluno, criado pelo governo federal em 2006, mas que aqui no estado, só teve início esse ano

- A escola passou a ter melhor qualidade de ensino, e os pais estão valorizando a escola que isso é bem importante, os alunos estão valorizando e os profissionais de educação dessa escola estão empenhados em fazer acontecer a educação de qualidade na rede municipal - conta Jeane Dantas, secretária de educação de Ipanguaçu.

A partir dos 4 anos os futuros internautas e jovens da era digital já começam a se familiarizar com a máquina. e olha o semblante deles. nem precisa dizer o quanto eles ficam atentos. Cada uquinha, como estão sendo chamados os notebooks tem vários programas educativos

- Eles aprendem a digitar textos, existe um pacote edusist, que nesse pacote existe vários jogos educativos envolvendo o alfabeto, desenho, jogos que envolvem as quatro operações fundamentais - explica Francisca Lucimária de Araújo , coordenadora do projeto na escola.

No Rio Grande do Norte, nove escolas de cinco municípios foram beneficiadas, inicialmente com o projeto. Nesta aqui são quase 400 notebooks que tem se constituido como um estímulo no aprendizado dos alunos e uma arma eficaz para os professores repassarem os conteúdos.

As aulas com a novidade tiveram início há um més, no começo do segundo semestre. Carlos está no nono ano. é só alegria com a nova ferramenta

- Assim, é muito bom, a gente aprende mais e esses uquinhas tem muito o que ensinar pra gente. Antes era bom, agora a gente se desfaz do caderno e da caneta - conta o estudantes Carlos Antônio Figueira.

Jéssica diz que as aulas ficaram bem mais atraentes. 

- Antes a gente só era no lápis e no caderno, agora com essa tecnologia dos uquinhas a gente digita mais, joga – diz Jéssica Gomes , estudante.

Segundo os professores a procura por vagas na escola aumentou muito desde que os computadores começaram a ser usados. São os próprios alunos que vão contando aos amigos da novidade. Do lado pedagógico, os mestres acreditam que o rendimento deve ser bem maior até o final do ano. Retorno garantido do ensinamento

- Os nossos alunos sentem uma grande empolgação de estar usando os notebooks e o retorno é a questão da pesquisa, da leitura. Eles sentem mais vontade, mais empenho e se dedicando as aulas quando a gente traz o computador - afirma Patrícia Régia de Medeiros, professora.

Prefeitura de Ipanguaçu ouve usuários e trabalhadores da saúde pública e discutem melhorias na 3ª Conferência Municipal de Saúde

Buscando perceber a saúde pública do ponto de vista dos usuários e, assim, definir melhorias na prestação desses serviços, a Prefeitura de Ipanguaçu promoveu durante esta segunda-feira (25) a 3ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema “Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, política pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. A sociedade esteve representada através de vários segmentos, incluindo usuários, trabalhadores e gestores. No evento foram definidas novas diretrizes para a formulação das políticas de saúde no nível Estadual e nacional.

O prefeito Leonardo Oliveira, que esteve presente na conferência, disse que as discussões ajudam a efetivar propostas e contribuem decisivamente para melhorar a qualidade da assistência de saúde à população. “Esta conferência é uma forma participativa e democrática de pensar a saúde em nosso município e representa um grande passo para a constante melhoria desses serviços. Para avançar de verdade, é fundamental ouvir a população”, disse o prefeito. Leonardo revelou ainda que tem investido na saúde de Ipanguaçu mais do que os 15% do orçamento da Prefeitura recomendados por lei.

As conferencistas Áurea Emilia da Silva e Josefa Marlene Dantas, membros do Conselho Estadual de Saúde, mediaram o painel temático “Todos Usam o SUS”, para a formação de grupos de discussão e escolha dos delegados que participarão da conferência estadual, nos dias 27 a 29 de setembro.

“As propostas elaboradas serão de suma importância para a consolidação e avanços que queremos para SUS” destaca o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mibsan Patrzez.

Prefeitura também discutirá a Assistência Social

Na próxima quarta-feira (27), a prefeitura promoverá junto ao Conselho Municipal de Assistência Social a IV Conferência Municipal de Assistência Social. O evento – que tem como tema “Avanços na Consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios” – terá início às 08 horas da manhã e será realizado na Câmara de Vereadores.

A secretária de Assistência Social Maria Cristina de Melo Oliveira frisa que a conferencia tem o objetivo de identificar avanços, dificuldades e desafios a serem enfrentados nos próximos anos. “Será importante a participação de todos os envolvidos com a Assistência Social do município, principalmente a população, para que, juntos, possamos discutir as principais propostas", destaca Cristina.

Pólo regional do PT no Vale do Açu terá encontro ainda este mês para discutir eleições de 2012

Coordenador do Pólo Regional do Partido dos Trabalhadores, PT, no Vale do Açu, o professor e atual Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Ipanguaçu, Joildo Lobato Bezerra, pretende convocar uma reunião extraordinária possivelmente por todo o decorrer desta semana a fim de deflagrar, em termos de partido, o processo de discussões relativo ao processo eleitoral sucessório de 2012. Ele considerou de fundamental importância que esse debate ocorra o quanto antes para que o PT do Vale do Açu amadureça seu planejamento estratégico para as eleições vindouras. Joildo Lobato revelou que um dos objetivos do PT na região é tentar expandir sua representatividade eletiva. Ele esclareceu que, sem dúvida nenhuma, um dos propósitos do partido será procurar eleger mais vereadores e, se for possível, prefeitos municipais. 

O coordenador do PT no Vale do Açu adiantou que, dentre as prioridades que o partido elegerá para 2012 estará o projeto de reeleição do prefeito de Ipanguaçu, Leonardo da Silva Oliveira. Trata-se do único administrador municipal pelas cores da agremiação na instância do Vale do Açu. Joildo Lobato destacou que, com certeza, a reeleição do prefeito Leonardo está entre principais prioridades político-eleitorais do partido no Rio Grande do Norte. O coordenador regional do PT declarou que tem participado permanentemente de encontros promovidos pelo diretório estadual da sigla, na capital do Estado, a fim de inteirar-se de questões que terão uma participação decisiva no pleito eleitoral vindouro. 

O dirigente ressaltou que tem procurado se manter bem informados sobre o andamento da proposta de Reforma Política na instância do Congresso Nacional, em Brasília. Ele julgou relevante que haja esse acompanhamento para, sabendo quais serão as regras definitivas do jogo eleitoral em 2012, definir a melhor estratégia para que o PT possa ter um bom desempenho nas eleições que se aproximam. O coordenador regional do PT no Vale do Açu expressou votos de congratulações ao trabalho conjunto realizado pelas Polícias Civil e Federal do Rio Grande do Norte na captura dos assassinos do jornalista e ex-presidente do diretório municipal do partido na cidade de Serra do Mel, Edinaldo Filgueira, de 36 anos de idade, crime registrado no último dia 15 de junho.

Fonte: Rádio Princesa do Vale

Copa 2014 gera mais de 350 oportunidades de negócios no RN

copa_2014_sebrae
A realização da Copa do Mundo de 2014 permitirá que sete setores da economia expandam seus negócios no Rio Grande do Norte, gerando, somente em Natal, 356 oportunidades nos seguintes segmentos: Comércio Varejista e Serviços; Turismo; Produção Associada ao Turismo; Construção Civil; Agronegócios; Têxtil e Vestuário e Tecnologia da Informação.

Os números foram apresentados ontem, 25, na capital potiguar, e fazem parte de um estudo encomendado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) à Fundação Getúlio Vargas (FGV), com o objetivo de identificar as possíveis oportunidades de negócios gerados com a Copa do Mundo. "Uma das principais intenções do Programa Sebrae 2014 é fazer com que essas empresas se tornem mais competitivas, antes, durante e depois do Mundial. É preciso que elas possam sobreviver no mercado. Nós temos que ganhar a Copa dentro e fora do campo", explicou o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto.

O estudo mostra que o segmento que mais será beneficiado com as chances de negócios que surgirão a partir do fato de Natal ser uma das cidades-sede do Mundial de 2014 é do comércio varejista e serviços, com 81 possibilidades de investimentos. "Nesse segmento, um grande diferencial será a qualidade do atendimento, que terá que ser diferenciado, tornando assim a empresa mais competitiva", destacou o diretor-superintendente do Sebrae/RN, José Ferreira de Melo Neto.

O turismo é o segundo setor com maior capacidade de gerar negócios, com 54 possibilidades identificadas, em áreas como agenciamento de viagens, alojamento e também atividades de entretenimento e eventos. "Queremos potencializar o turismo de aventura na cidade e investir em iniciativas como o programa de qualidade em serviços turísticos", afirmou José Ferreira.

Na produção associada ao turismo, o ramo do artesanato apresenta 54 possibilidades de investimentos, sobretudo no ramo do artesanato. É preciso aproximar o artesão do Estado e o mercado. "Não se pode esquecer também, a produção cultural, fator importante na geração dos negócios", frisou o diretor-superintendente do Sebrae/RN, destacando ainda o segmento têxtil e confecções. "Esse setor será responsável, principalmente, pela produção de bonés durante o Mundial. Serão 80 empresas formais, que produzirão 2.500 bonés por mês, gerando aproximadamente 2.400 empregos diretos"
.
A construção civil também está entre os segmentos apontados com um bom potencial para a criação de negócios, com 49 possibilidades nas áreas administrativas, canteiros de obra, e atividades que vão desde o fornecimento de mão de obra e insumos, até o serviço de fiscalização e gerenciamento. "Com o objetivo de fortalecer esse setor, serão assinados convênios, inclusive com a empresa responsável pela construção da Arena das Dunas, e a EIT", disse Luiz Barreto, diretor-presidente do Sebrae, acrescentando ainda: "Não será somente Natal que será beneficiada com a Copa, outros territórios também serão trabalhados, é preciso haver uma simbiose com outras cidades, outros pólos que podem ser potencializados, já que hoje, existem no Estado mais de 60 mil micro e pequenas empresas, além de 19 mil empreendedores individuais", finaliza.

Além da direção do Sebrae, estiveram presentes no lançamento do programa (que já passou pelas cidades do Rio de Janeiro, Brasília e Cuiabá, e hoje chega a Recife), a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, e o procurador-geral de justiça, Manoel Onofre de Sousa, e o vice-governador do RN, Robinson Faria, que afirmou: "A Copa é nossa, é ninguém vai tirá-la de nós. O Mundial é a meta número 1 do governo Rosalba", fazendo clara referência as críticas que o atraso na construção da Arena das Dunas vem sofrendo. 
Ex-técnico da seleção brasileira afirma que Mundial no Brasil será o melhor até hoje
O ex-técnico da seleção brasileira de futebol Carlos Alberto Parreira, um dos convidados no lançamento do programa Sebrae 2014 em Natal, afirmou que o Brasil "entregará a melhor Copa jamais feita", apesar "das obras estarem saindo da inércia só agora". Durante a palestra, Parreita destacou que o país só absorverá a Copa, um ano antes de sua realização, em 2013. "Essa mobilização começa a partir da Copa das Confederações, é assim em todas as copas", disse.

O ex-técnico relatou ainda as experiências vividas por ele na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, onde comandou a seleção africana e apresentou características básicas para a realização adequada da Copa, pontos que precisam, na visão dele, receber uma maior atenção por parte dos setores responsáveis pela organização do evento futebolístico. "O turismo, por exemplo, precisa ser destacado. É importante que o turista tenha conforto, que encontro estradas bem cuidadas, hotéis de qualidade. E é importante também que haja uma grande capacitação de voluntários, que devem falar, pelo menos, um ou mais idiomas, além do português", concluiu.
 Fonte: Jornal O mossoroense

Presidenta Dilma assina decreto garantindo antecipação do 13º para aposentados


Foi publicado, na sexta-feira (22), no Diário Oficial da União (DOU) decreto, da presidenta Dilma Roussef, que autoriza a antecipação de parte do 13º salário na folha de agosto. O decreto também é assinado pelos ministros da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e da Fazenda, Guido Mantega.  O crédito para cerca de 24,6 milhões de beneficiários será feito junto com a folha de agosto, depositada entre os cinco últimos dias úteis do mês e os cinco primeiros dias úteis de setembro. No ano passado, a primeira parcela do 13º foi antecipada a 23,6 milhões de beneficiários e representou uma injeção de recursos de R$ 9 bilhões na economia dos municípios. É a sexta vez que a Previdência paga antecipadamente uma parcela dessa gratificação. A primeira foi em 2006, resultado de acordo firmado entre o governo e as entidades representativas de aposentados e pensionistas.
Valores
Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto terá o 13º terceiro salário calculado sobre oito meses. O segurado receberá, portanto, metade deste valor. Em dezembro, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento do benefício. Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

Fonte: Jarbas Rocha

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons