i

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Campus Ipanguaçu realizará a sua primeira Olimpíada Interna de Matemática - OMCI

A 1ª Olimpíada de Matemática do Campus Ipanguaçu (OMCI) será realizada no dia 03 de setembro de 2009 e contará com a participação de todo o corpo discente. Com a realização da competição, os professores de matemática pretendem estimular o estudo de matemática por meio de resolução de problemas desafiadores, que despertem o interesse e a curiosidade nos alunos. Como em toda competição os alunos terão acesso a treinamentos semanais, ministrados pelo prof. Francisco Heber da Silva, com o objetivo de capacitá-los e familiarizá-los com o estilo da prova. Além disso, será disponibilizado um banco de questões e diversos sítios com problemas olímpicos de matemática. Desde já, o Campus Ipanguaçu parabeniza todos os participantes e espera que projetos como esse possam servir de apoio intelectual não somente à disciplina de matemática, mas também outras, e quem sabe, a toda profissional do aluno. Caso haja a necessidade de retificação, fique à vontade, espero notícias.

Vai ser sempre assim...


Depois de ser contratada pela Prefeitura a Secretaria de Saúde Sumaira Fonseca,
Tem agora a sua casa alugada, para ser a secretaria de saúde.

Com quase a família toda contratada pela Prefeitura de Ipanguaçu, agora a sua casa no centro da cidade será a nova secretaria de saúde.

Como dizem por aqui: “Só dão a quem já tem!”


Pode uma coisa dessa?!?

Professores do Campus Ipanguaçu participam da semana do economista

Reestruturação Agrícola Diversificação e Desenvolvimento Rural no Vale do Açu/RN
O professor e coordenador de comunicação social do campus Ipanguaçu Kássio Soares, juntamente com o professor Leonardo Pivotto coordenador de extensão participaram ontem no campus da UERN em Açu, da abertura da semana do economista. A abertura foi feita com a palestra do professor Dr. Emanoel Márcio Nunes do departamento de economia campus central da UERN com o tema “Reestruturação Agrícola Diversificação e Desenvolvimento Rural no Vale do Açu/RN”. Tema esse, que tem uma grande ligação com o campus Ipanguaçu devido buscar desenvolver na região, através do seu corpo docente e discente uma expectativa de desenvolvimento agroecologico para o Vale.

IFRN camus de Ipanguaçu

Campus Ipanguaçu festeja resultado na 4ª OBMEP
OBMEP é a Olímpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
O Campus Ipanguaçu parabeniza os alunos pelo excelente desempenho na 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ano 2008. A solenidade de entrega de medalhas e certificados de menção honrosa ocorreu nesta segunda, 10 de agosto, no auditório da Reitoria no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além do certificado de menção honrosa, o estudante Claudeilton Fonseca da Costa foi contemplado com uma bolsa do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.) da OBMEP, concedida pelo CNPq .
Os alunos premiados foram:
Claudeilton Fonseca da Costa (2º ano do curso Técnico em Informática Integrado)
Sérgio Bandeira de Melo (3º ano do curso Técnico em Informática Integrado)
Caíque de Medeiros Souza (2º ano do curso Técnico de Informática Integrado)
Ronaldo Dias dos Santos Júnior (2º ano do curso Técnico em Informática Integrado)
Ricardo de Sousa Cunha (3º ano do curso Técnico em Agroecologia Integrado)
Bruno Eduardo Elias de Souza (3º ano do curso Técnico em Informática Integrado)
A direção do campus parabeniza todos os alunos premiados.

Abertas as inscrições para capacitação de professores de inglês

Interessados devem se inscrever até dia 4/09.
O Campus Ipanguaçu iniciou hoje as inscrições para o curso de capacitação de professores de Língua Inglesa. Com carga horária de 80h, o curso é gratuito e tem seu foco direcionado para questões metodológicas e didáticas.

Os professores-alunos discutirão princípios e critérios para uma prática docente eficaz e que dê resultados e aprenderão estratégias para desenvolver e ampliar seu próprio conhecimento de maneira autônoma. Também serão orientados no tocante à pesquisa educacional, como encarar os "entraves" da sala de aula como demanda de pesquisa e os desafios a serem vencidos.O público-alvo são os professores de língua inglesa dos municípios circunvizinhos ao campus, tais como Assu, Itajá, Alto do Rodrigues e Angicos, entre outros, além do próprio município de Ipanguaçu. Serão oferecidas 25 vagas, e mais cinco suplências.

As aulas terão início dia 04 de setembro alternadas nas sextas-feiras e as inscrições que tem prazo até o dia 04 de setembro serão feitas nas secretarias de educação e DIRED's, como também no portal do IFRN.


SEMANA DA BANANA TEM PROSSEGUIMENTO HOJE NO ALTO DO RODRIGUES

O município de Alto do Rodrigues está sendo desde ontem e vai até o próximo sábado, a V Semana da Banana. Considerado um dos maiores produtores da fruta no Rio Grande do Norte, numa área de mil hectares, integra o sistema de produção irrigada no Vale do Açu. Os principais produtores da banana na região são Alto do Rodrigues, Ipanguaçu, Assú e Carnaubais. A produção é direcionada ao atendimento do mercado interno e externo, sendo as variedades Pacovan e Grand Naine mais cultivadas para atender a demanda. Na programação ainda acontece o I Encontro de Fruticultores de Alto do Rodrigues. No entanto, o consumo interno passa pelas mãos de atravessadores, enfraquecendo a economia. Recentemente a reativação de uma cooperativa de fruticultores está trabalhando para suprir essa deficiência de comercialização e extinguir com a figura do atravessador. Com exceção dos grandes produtores parte dos agricultores, produzem em pequenas e médias propriedades rurais. O volume comercializado da banana do tipo Pacovan, na Central de Abastecimento do RN (Ceasa-RN), nos últimos anos, chega a 97%.De acordo com a coordenadora geral do evento, a assistente social da Emater, Maria Elina Carvalho dos Santos, a Semana da Banana traduz a preocupação dos realizados do evento com o incremento da economia através da geração de emprego e renda advinda da fruticultura, atividade fundamental no desenvolvimento econômico do nosso Estado. A V Semana da Banana acontece através de uma parceria do Governo do Estado, através da Emater, Prefeitura de Alto do Rodrigues e o Sebrae-RN. Elina Santos reforça que a organização pretende implementar ações de capacitação e qualificação profissional, socialização e lazer para os produtores, buscando o ordenamento da cadeia e das unidades produtivas, além do fortalecimento do setor. Dentro da programação acontecem cursos de Certificação Fitossanitária de Origem, Artesanato com Pseudocaule da Bananeira e cursos de Culinária. Além desses temas, o evento discute com os produtores, questões como Segurança no Trabalho e Meio Ambiente, Nutrição Vegetal, Fitossanidade e Uso da Água na Irrigação, Drenagem e Recuperação de Solos Salinos e Empreendedorismo de Sucesso. A programação cultural realiza um festival gastronômico, despenca de cacho e o concurso Musa da Banana.
fonte: RÁDIO PRINCESA DO VALE

GOVERNO DO ESTADO CONTRUIRÁ 500 QUILÔMETROS DE NOVAS ESTRADAS

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte construirá quinhentos quilômetros de novas estradas que irão facilitar as viagens em diversos pontos do estado. A determinação para o início das obras já foi dada pela governadora e em algumas regiões os serviços já foram iniciados. É o que garante Jader Torres diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Além disso, segundo o diretor do órgão, alguns trechos de rodovias do interior do estado, que se estão em péssimas condições de trafego, como é o caso da RN-064 que liga os municípios de Santa Maria a Ceará Mirim estão sendo totalmente reconstruídos. O Representante do governo do estado e responsável pelo acompanhamento das obras disse que a governadora Wilma tem dois projetos para o setor, um que irar construir quinhentos novos quilômetros de rodovias e outro que pretende reconstruir mais quinhentos nas estradas do estado.

(REPORTAGEM - JADER TORRES
fonte: RÁDIO PRINCESA DO VALE

PACTO NACIONAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER SERÁ ASSINADO NESTA QUARTA-FEIRA NO RN

Na manhã desta quarta-feira (12), às 10h, a governadora Wilma de Faria recebe a secretária especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Nilcéa Freire, na sede da Governadoria. Na ocasião, será assinada a implantação do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres no Rio Grande do Norte. A ação consiste no desenvolvimento de um conjunto de ações a serem executadas nos próximos meses. Para isso, o Estado deverá receber um aporte de recursos da ordem de R$ 7,4 milhões a serem distribuídos entre projetos elaborados pelas secretarias mais ligadas às políticas públicas de proteção, promoção e prevenção. “A Governadora disse que desde o início de sua estão, abraçou essa questão com afinco e por isso o Estado obteve papel de destaque nacional com a implementação dos projetos patrocinados pelo Pacto, tanto que a secretária nacional virá pessoalmente para a assinatura". A implantação do Pacto Nacional vai permitir uma série de avanços no combate à violência contra as mulheres. A principal delas é a implantação de uma rede de atendimento envolvendo cinco secretarias estaduais. A de Justiça e Cidadania (Sejuc), de Trabalho, Habitação e Ação Social (Sethas), de Educação e Cultura (Seec), de Saúde Pública (Sesap) e de Defesa Social (Sesed). A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (Cepam) será a responsável pela articulação da rede, que também terá a participação de 18 municípios pólos, ONG´s, Poder Judiciário e Ministério Público.Entre outras pospostas que podem ser implantadas com o Pacto estão a construção de mais quatro delegacias da mulher, a Ampliação do Pró-Mulher para as nove Centrais do Trabalhador do Estado, a atuação junto aos 25 Centros Especializados de Assistência Social (Creas) e extensão do aborto previsto em lei para todas as maternidades potiguares, já que hoje só a Maternidade Escola Januário Cicco e o Hospital Santa Catarina estão autorizados a fazer.O Projeto Integral Básico do Governo do Estado foi entregue à Secretaria Nacional no último mês de maio, contendo um diagnóstico de programas, projetos e infraestrutura oferecida à mulher potiguar, para definição e direção dos recursos a serem empregados no RN. Na sequência, os projetos específicos e o pacto unindo também municípios e sociedade civil organizada foram articulados para a posterior assinatura a ser realizada nesta quarta.O Pacto tem sido implementado em cada Estado da Federação desde o ano passado. Ele está baseado em quatro eixos fundamentais: consolidar a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contras as Mulheres com a efetivação da Lei Maria da Penha promoção dos direitos sexuais e reprodutivos e enfrentamento à feminização da Aids combate à exploração sexual e ao tráfico de mulheres e promoção dos direitos humanos das mulheres em situação de prisão.Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, solicitada pelo Instituto Patrícia Galvão, em 2006, para 55% da população a violência é um dos três principais problemas que afligem as mulheres e 51% dos entrevistados declararam conhecer ao menos uma mulher agredida pelo seu companheiro.

É LEI...

SENADO APROVA PROJETO QUE DETERMINA EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL NAS ESCOLAS
O Senado aprovou ontem terça-feira (11), um projeto de lei que determina a execução do Hino Nacional nas escolas públicas e particulares de ensino fundamental. Segundo o projeto de lei da Câmara 29/09, ele deverá ser tocado uma vez por semana.A proposta foi aprovada em decisão terminativa na Comissão de Educação, Cultura e Esporte e deve voltar para análise da Câmara.O relator do projeto na comissão foi o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que lembrou - durante reunião anterior da CE, quando apresentou seu voto, que sempre cantava o hino quando ia à escola, em sua infância.O projeto acrescenta parágrafo único ao artigo 39 da Lei 5700/71, que trata dos símbolos nacionais. Segundo a lei em vigor, já são obrigatórios o canto e a interpretação da letra do Hino Nacional em todas as escolas. Não há, porém, menção à frequência de execução do hino, lacuna que o atual projeto procura preencher.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons