i

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Comissão eleitoral de Ipanguaçu homologa candidaturas para diretor e vice-diretor de escolas municipais


Aberto através do edital 01/2014 que inicia as eleições para diretor e vice-diretor da Escolas Municipais Francisco Soares da Costa na comunidade de Pedrinhas e Professora Julieta Moura Souza na comunidade de Arapuá, a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Educação e a Comissão Central do processo eleitoral homologaram na última sexta-feira(31) os nomes dos candidatos inscritos que concorrerão a vaga nas escolas. 

A eleição atende a Lei Complementar nº 16 de 10 de outubro de 2011, sancionada pelo prefeito Leonardo Oliveira, na qual estabelece as eleições nas escolas municipais de toda a cidade de forma gradual. Em 2013 a Escola Adalberto Nobre de Siqueira, na comunidade de Tabuleiro Alto, foi a primeira passar pelo processo direto na escolha para dirigente escolar. 

No Jornal Oficial do Município (JOM), publicado na sexta, trazem a homologação dos candidatos para a direção da Escola Municipal Francisco Soares da Costa: Serjane de Araújo (candidata a diretora) e Ana Lúcia da Costa (candidata a vice-diretora); Para direção da Escola Municipal Professora Julieta Moura Souza concorrem aos cargos: Roberta Carla Varela de Oliveira (candidata a diretora) e Maria Margareth Targino da Silva (candidata a vice-diretora); José Wellington Bezerra (candidato a diretor) e Jane Cleide Evangelista Ferreira (candidata a vice-diretora).

Segundo a secretária de Educação, Jeane Dantas, a comissão central será responsável por todo o processo eleitoral. Na avaliação dos documentos que habilitem os candidatos e na apuração dos votos junto as comissões escolares que serão instalados no processo eleitoral. 

A eleição acontecerá no dia 05 de dezembro e será realizada através de voto direto e secreto. Estão aptos a votar todos os servidores ativos, em pleno exercício, do quadro profissional da Educação, um responsável legal pelo aluno matriculado no referido estabelecimento, alunos matriculados do Ensino Fundamental e EJA com idade igual ou maior a doze anos. Os eleitos terão um mandato de dois anos.

Prefeitura de Ipanguaçu qualifica novos profissionais em curso para operação e manutenção em retroescavadeira


Objetivando qualificar profissionais para o mercado de trabalho a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato do Trabalhador Rural de Ipanguaçu promoveram durante toda a última semana, de 27 a 31 de outubro, o curso básico de operação e manutenção em retroescavadeira.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Mario Silvério, o curso é um importante aliado as necessidades do município, haja visto que o crescimento do setor agropecuário tem se expandido. “Hoje o município tem uma demanda muito grande para no auxilio dessas maquinas. Oportunizar novos profissionais a manusear esses equipamentos ajuda a expandir o mercado, na qual carece de profissionais, na qual muito deles teriam que se deslocar para outras cidades para fazer esse tipo de curso”, destaca. 

Durante o curso 15 pessoas foram qualificadas. O curso teve duração de 40h semanais, entre as aulas práticas e teóricas os alunos conheceram a fundo Código de Trânsito Brasileiro, elementos da retroescavadeira: painel de instrumentos, controles e comandos, motor (componentes e funcionamento), sistema de filtragem de ar, de combustível, de lubrificação, de arrefecimento ou refrigeração, elétrico e turbocompressor entre outros assuntos que foram ministrado pelo um professor do SENAR durante toda a semana no Centro Integrado de Cidadania (CIC). 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons