i

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Semana do Gibi incentiva leitura entre crianças e adolescentes




Incentivar a leitura desde a infância é um dos objetivos do projeto Semana do Gibi que ganhou sua segunda edição durante esta semana, de 02 a 06 de julho. Com a leitura colorido, ilustrativa e cheio de recursos gráficos, o gibi estimula as crianças e adolescentes a tomar gosto pela leitura. 



O projeto nascido em 2012 pela obra da Infância Adolescência e Juventude Missionária (IAJM) é fruto da parceria com Cáritas paroquial e a Biblioteca Maria Hilca que é instalada da sede da IAJM no município de Ipanguaçu. 

Ação conta com a participação de coordenadores dos grupos que são voluntários no projeto. As escolas e as famílias levaram as crianças e adolescentes durante a realização da Semana do Gibi. O encerramento acontece neste sábado (06) às 16hs na sede da IAJM, no centro da cidade.

Veja mais fotos (aqui).

Reapresentação no centro de Ipanguaçu dia 12 de Julho


Trabalhadores rurais iniciam discussão da campanha salarial

VALE DO AÇU/ MOSSORÓ - A partir da próxima semana começa a discussão entre lideranças sindicais rurais com referência à elaboração da pauta reivindicatória e salarial dos trabalhadores assalariados de empresas do parque agroindustrial do polo Assú-Mossoró. 



A primeira reunião acerca do tema está definida para esta sexta-feira, dia 5 de julho, em Assú, com a participação de representantes de aproximadamente 12 municípios do Vale do Açu e região de Mossoró.

O encontro, a partir das 8h, será no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Assú, de acordo com a informação prestada pelo presidente do sindicato de Ipanguaçu, João Batista Moura de Oliveira, "João das Peças". 

Além da presença de dirigentes sindicais rurais das 12 cidades circunscritas ao polo, também comparecerão dirigentes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn).

O líder sindical rural adiantou que uma segunda reunião já está antecipadamente aprazada para o dia 19 de julho, uma sexta-feira, novamente em Assú.

Primeira etapa recolherá sugestões e reivindicações

Na primeira etapa, segundo "João das Peças", será providenciada a sistematização das sugestões e reivindicações apresentadas pelos representantes de cada ente sindical a fim de se produzir uma proposta comum. Essa pauta de reivindicações única será depois alvo de deliberação em cada sindicato.

"João das Peças" antecipou que, no caso do município de Ipanguaçu, essa definição já tem data certa para ocorrer: dia 11 de agosto, um domingo, a partir das 8h, na sede da organização sindical rural. 

"Praticamente todos os sindicatos estarão realizando suas assembleias gerais para colocar a pauta em votação neste fim de semana de agosto", observou. A etapa posterior será a realização da assembleia geral da Fetarn, em Natal.

O Mossoroense

Fátima Bezerra participa de palestra de Lula na Alemanha


Fátima e Lula na Alemanha (1) (1)A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou nesta quinta-feira (04), em Leipzig (Alemanha), da palestra do ex-presidente Lula, no Fórum de Líderes do  WorldSkills – torneio mundial  de profissionais de nível técnico e profissionalizante.

Segundo a deputada, o ex-presidente falou dos avanços de seu governo, em especial na área de educação, com destaque para a expansão do ensino técnico profissionalizante do Brasil, do qual seu governo criou 214 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), além de ter criado o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), que chegou a 2,5 milhões de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissionais em mais de 400 áreas do conhecimento.

Fátima também disse que Lula voltou a afirmar que as manifestações no país reforçam a democracia brasileira, e, mais uma vez, o ex-presidente defendeu a reforma política proposta pela presidenta Dilma.

A deputada Fátima Bezerra visitou stands do encontro e cumprimentou estudantes e professores do SENAI/Mossoró, que fazem parte da delegação brasileira no WorldSkills.

Joaquim Barbosa voa para ver jogo com dinheiro público


barbosa transparenciaBrasília (AE) – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, usou recursos da Corte para se deslocar ao Rio de Janeiro no final de semana de 2 de junho, quando assistiu ao jogo Brasil e Inglaterra no estádio do Maracanã. O STF diz que a viagem foi paga com a cota que os ministros têm direito, mas não divulgou o valor pago nem qualquer regulamento sobre o uso da cota. O tribunal confirmou à reportagem que não havia na agenda do presidente nenhum compromisso oficial no Rio de Janeiro durante o final de semana do jogo no Maracanã. Barbosa tem residência na cidade e acompanhou o jogo ao lado do filho Felipe no camarote do casal de apresentadores da TV Globo Luciano Huck e Angélica. Segundo a Corte, porém, apenas o ministro viajou de Brasília com as despesas pagas pelo STF. Os voos de ida e de volta foram feitos em aviões de carreira.
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo de maio deste ano mostrou que ministros têm usado recursos da Corte para viagens durante o recesso forense, quando estão de férias, e para levar as mulheres em diversos voos internacionais. O total gasto em passagens para ministros do STF e suas mulheres entre 2009 e 2012 foi de R$ 2,2 milhões. Neste período, Barbosa utilizou recursos da Corte para passagens enquanto estava de licença médica e não participava dos trabalhos em Brasília. Os dados oficiais foram retirados do portal da transparência do Supremo após a reportagem por supostas “inconsistências”. O Supremo diz que os ministros dispõem de uma cota para voos nacionais tendo como base uma decisão tomada em um processo administrativo durante a gestão de Nelson Jobim na presidência da Corte.
O Estado de S. Paulo 

Paulo Henrique Amorim é condenado por injúria


paulo henrique amorimO jornalista Paulo Henrique Amorim, da Record, foi condenado a um ano e oito meses de prisão por “injúria preconceituosa”. Ele chamou o jornalista Heraldo Pereira, da Globo, de “negro de alma branca”. A pena foi substituída por pena restritiva de direito. A advogada de Amorim disse que vai recorrer.
Na sentença, a desembargadora Nilsoni de Freitas Custódio considerou que as declarações “foram desrespeitosas e acintosas à vítima” e que o apresentador do Domingo Espetacular teve a “nítida intenção de ofender a honra” de Pereira. No entendimento do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, o crime de injúria acontece quando se tem a intenção de ofender a honra de alguém.
Publicado por Robson Pires

Matrículas para segunda chamada do Sisu começam nesta sexta-feira


Começam nesta sexta-feira (5) as matrículas dos candidatos selecionados na segunda chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Os candidatos devem fazer a matrícula nas instituições até terça-feira (9). O selecionado pelo Sisu deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para matrícula.
Quem não foi convocado em nenhuma das duas chamadas pode aderir à lista de espera, entre 1º e 12 de julho. A convocação dos selecionados, de acordo com o cronograma, ocorrerá em 17 de julho. Os candidatos devem conferir a oferta de vagas na página do Sisu na internet.

Movimento ‘Dá Licença Coronéis’ realizou ato público em Assú

Ontem(04) pela manhã o movimento ‘Dá Licença Coronéis’ realizou ato público na cidade de Assú. A mobilização reuniu jovens que tinham como objetivo propor a elaboração de um plano de mobilidade urbana do município.

Foto: Organização do movimento
O movimento começou por volta das 8h na praça J. Keully e se dirigiu até a sede do poder executivo. A intenção do movimento era se reunir com o prefeito Ivan Lopes Junior, que no momento não se encontrava na sede da prefeitura, pois estava reunido com o secretariado na Flona.


A manifestação foi pacifica e ordeira e contou com o apoio do Nore de Assú e do 10º BPM.

Por Samuel Júnior/*

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons