i

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Ex-vice-prefeito de Alto do Rodrigues e executado





















Aconteceu agora pouco homicídio na manhã de hoje(29/12) por volta das 10:30hs na estrada do oléo Carnaubais/RN mas precisamente na ponte que da acesso a cidade do Alto do Rodrigues.

A vitima foi o ex- vereador e ex-vice prefeito do Alto do Rodrigues, Francisco Carlos Gomes de Oliveira, o mesmo seguia em uma parati de placas MUS 0203 para a cidade acima citada(Alto do Rodrigues), informações colhidas é que um fiesta preto com alguns elementos teriam cometido o crime, contra o ex-vereador.

Policiais do Alto do Rodrigues juntamente com o GTO de Assu encontra-se no local fazendo o isolamento da área, aguardando os peritos do itep. 

Fotos e fonte: Focoelho.com/

Integrantes do ProJovem participam de confraternização


Integrantes do ProJovem Adolescente da cidade de Ipanguaçu, ganharam na noite de ontem(28) uma  festa de confraternização que aconteceu no Centro Integrado da Cidadania - CIC. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social do município que contou com a presença da Secretaria de Assistência Social, Cristina Oliveira, e a secretaria adjunta, Francisca Rodrigues; a coordenadora do CRAS, Maria Célia; a Assessora técnica da Assistência, Gloria Josefa; a assistente social, Emanuelle Alves, palestrantes, oficineiros e orientadores.
Segundo a assistente social, Emanuelle Alves, que acompanha os adolescentes que participam do ProJovem, explica que o município hoje conta com quatro coletivos, três na zona urbana e um na zona rural na comunidade de Arapuá que são acompanhados por ela e uma psicóloga.
Conforme Emanuelle mais de 100 jovens participam do programa que busca formar e exemplar jovens dos bairros e comunidades que estejam em estado de vulnerabilidade social proporcionando a eles alternativas para que possam vislumbrar um futuro melhor.
Um dos adolescentes que participa do ProJovem, Sebastião Breno de 17 anos, conta que o programa traz uma variedade de ações, segundo ele durante o ano pode participar de aulas de violão, dança, bisqui, informática, canto entre outros. “O ProJovem criou laços de amizades e oportunizou novos conhecimentos, a participação no programa foi bem legal” concluiu Breno.   
O ProJovem Adolescente é destinado a jovens de 15 a 17 anos pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou que estejam em situação de risco social.O serviço sócio educativo continuado de Proteção Básica de Assistência Social, promove o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e favorece o protagonismo dos jovens.
A secretária de assistência social, Cristina Oliveira, destaca que durante todo o ano, tudo que esteve ao alcance da secretaria em proporcionar um melhor encontro para os jovens foi oferecido da melhor forma possível, mais frisa que em 2011 novidades serão implantadas dentro do programa oferecendo uma melhor qualidade dos trabalhos com os adolescentes.
Durante a confraternização o “Coral e Banda Canto Jovem” e o grupo de dança do programa se apresentaram encerrando assim com um jantar com todos os participantes.
















Ano letivo 2010 das escolas encerrarão oficialmente nesta quinta-feira


As escolas da rede municipal de ensino de Ipanguaçu realizaram diversas atividades durante o ano letivo 2010. Foram diversas apresentações de trabalhos dos alunos, teatros, danças, viagens extra-classe, projetos entre outros.
Conforme a secretária de Educação, Jeane Dantas Bezerra, o ano letivo teve o encerramento do calendário normal na ultima quinta-feira, dia 23, com o desfile da festa de emancipação política da cidade que reuniu todos os alunos e professores das 10 escolas da rede municipal, que discutiu a cultura afro-brasileira. Segundo a secretária até o dia 30 deste ano todas as escolas encerrarão oficialmente as atividades do ano letivo 2010, mais esclarece que mais de 70% das escolas já concluíram as atividades, ás que ainda estão em funcionamento estão realizando as aplicações das provas de recuperação, mas até o dia 30, toda a rede de ensino terá encerrado as ultimas atividades do ano.
Jeane Dantas ainda frisa que o período de matricula e rematricula já estão abertas e pode ser feitas nas escolas até inicio de fevereiro, mês em que está previsto no calendário já elaborado pela Secretaria de Educação do município, o inicio do ano letivo de 2011.

Mais oportunidade para os jovens da região


As 2.030 vagas oferecidas pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido em 2011 estão distribuídas em 19 cursos nos campi de Mossoró, Angicos e Caraúbas. Para o reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, o crescimento da UFERSA representa mais oportunidade para jovens do semiárido que até então se viam obrigados a deixar a sua região para ingressar na universidade. “Precisamos crescer ainda mais para atender a essa parcela da população que precisa de formação profissional gratuita e de qualidade”, afirma o reitor.

A seleção dos candidatos, a exemplo do que ocorreu em 2010, será feita por meio do Sistema de Seleção Unificada. As inscrições estarão abertas no período de 16 a 18 de janeiro, com os candidatos podendo se inscrever em até duas opções, em ordem de preferência, nas vagas ofertadas pelas instituições participantes.

Finalizadas as inscrições, o Sisu selecionará, automaticamente, os candidatos melhor classificados, de acordo com a nota do Enem 2010. Acessando o site http://sisu.mec.gov.bros estudantes já podem consultar os cursos e vagas disponibilizadas pelas 83 instituições que participam do processo em todo o país.

Através do SiSu os estudantes terão oportunidade de concorrer, com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM 2010, em três instituições da região: UFERSA, UFRB e a UNIFAL – Universidade Federal de Alfenas (MG), sendo o maior número de vagas ofertadas pela UFERSA (2.030), uma vez que a Universidade Federal do Recôncavo Baiano disponibiliza apenas 62% do seu total, representando 1.320 vagas ofertadas pelo SiSU. A UFERSA aparece entre as instituições federais de ensino superior com atuação no semiárido nordestino a que oferece o maior número de vagas. (Ver quadro).

Vagas em instituições no semiárido nordestino.

INSTITUIÇÃO / CAMPUS
NÚMERO DE VAGAS P/2011
UFC (Campus Cariri, Quixadá e Sobral)
1.060
UFPI (Campus Picos, Floriano, Bom Jesus e Parnaíba)
1.308
UNIVASF (Petrolina, Juazeiro, São Raimundo Nonato e Senhor do Bonfim)
1.330
UFRPE (Campus Serra Talhada e Garanhuns)
640
UFERSA (Mossoró, Angicos e Caraubas)
2.030
UFAL (Palmeira dos Índios e Marechal Deodoro)
69

Também é na UFERSA os estudantes vão encontrar os cursos dentro do sistema com a maior oferta de vagas: Administração (418), Agronomia (380), Medicina Veterinária (240) e Zootecnia (180). A Universidade Federal Rural do Semi-Árido é a única instituição a oferecer o curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia, como primeiro ciclo para o ingresso em sete engenharias. O curso de Medicina é ofertado apenas no campus Cariri da UFC, em Barbalha – CE, distante 405 km de Mossoró e pela UNIVASF em Petrolina – PE, distante 670 km, num total de 150 vagas. Para o primeiro semestre de 2011 a UFERSA oferece 1.015 vagas, das quais 405 são para cursos no período noturno o que representa 39,9% do total. Veja os cursos oferecidos pela UFERSA.

CAMPUS MOSSORÓ
Curso
Turno
Vagas
Administração
Noturno
50
Agronomia
Integral
60
Biotecnologia
Integral
25
Ciência da Computação
Noturno
25
Ciência e Tecnologia
Integral
200
Ciências e Tecnologia
Noturno
100
Ciências Contábeis
Noturno
40
Direito
Noturno
40
Ecologia               
Integral
25
Engenharia de Pesca
Integral
25
Engenharia Florestal
Integral
25
Medicina Veterinária
Integral
25
Zootecnia
Integral
25
CAMPUS ANGICOS
Curso
Turno
Vagas
Ciência e Tecnologia
Integral
100
Ciência e Tecnologia
Noturno
50
Sistemas de Informação
Noturno
25
Licenciatura em Computação e Informática
Noturno
25
CAMPUS CARAÚBAS
Curso
Turno
Vagas
Ciência e Tecnologia
Integral
100
Ciência e Tecnologia
Noturno
50



No estado do Rio Grande do Norte, além da UFERSA os estudantes têm ainda a oportunidade de escolher através do SiSU, 6 seis cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, sendo 3 em Natal e 3 em Macaíba, totalizando 245 vagas e, em 7 opções de Licenciatura nos campi do Instituto Federal, totalizando 154 vagas.

Fora do RN, nos estado vizinho do Ceará, os estudantes dispõem como opção os cursos oferecidos pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e o IF-CE . A UFC é a instituição que oferece o maior número de vagas através do SiSU em todo pais num total 5.724 vagas ofertadas, distribuídas entre 102 cursos, sendo 4.097 para o primeiro semestre e 1.627 para o segundo semestre. Já o IFCE oferece para 2.011, 1.750 vagas, sendo 390 vagas para cursos de bacharelados, 530 vagas e 830 vagas para cursos tecnológicos.

Fonte: Ufersa