i

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sexta literária e as comemorações ao Dia Nacional da Consciência Negra concluirão atividades desta sexta-feira

A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Educação do município, realizaram na ultima sexta-feira, 05 de novembro, a Iª Sexta Literária: Leitura viva na praça. O evento faz parte do projeto “Ipanguaçu Cidade que Lê”. Amanhã(19) o evento acontece novamente às 8hs.

A Secretária de Educação, Jeane Dantas, destaca que a Sexta Literária proporciona aos alunos uma maior interatividade fora da sala de aula, criando novas formas de leitura. A secretaria explica que o evento acontecerá sempre na Praça Nossa Senhora de Lourdes, no centro da cidade, contando com a participação de alunos e professores das escolas públicas municipais. Nesta sexta, o encontro literário terá sua 2ª edição onde contara com a participação de mais duas escolas da rede municipal de educação.

Por volta das 16hs a Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo, realizara a culminância do projeto “Ipanguaçu valoriza a cultura afro”, o projeto concluirá as atividades dos alunos da rede municipal em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra que é comemorado no próximo dia 20. A festividade é um dos momentos para que a comunidade negra reviva as suas origens, cultura e possam manter vivas as suas raízes. Religiosidade, comidas típicas, danças que vindas da comunidade quilombola serão lembradas e comemoradas através do evento.

Campanha de prevenção ao câncer de mama será lançada amanhã em Ipanguaçu

Meta da ação é realizar exames em mais de 75% das mulheres do município até  a primeira quinzena de 2011.

Será lançada nesta sexta-feira (19), às 08h, no Ponto de Saúde Tiburcio Freire da Silveira, a campanha ‘Cuidar é prevenir’, campanha de orientação e prevenção contra o câncer de mama. A campanha conta com o apoio da Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde.

“A campanha visa à conscientização das mulheres acima dos 40 anos, e da importância da detecção precoce desta doença, fazendo com que seja fundamental para a cura”, ressalta a diretora do posto, Ozilene da Silva.

A campanha, de caráter permanente, irá orientar mulheres – mães e filhas – sobre o auto-exame da mama. Segundo a coordenadora de regulação da Secretaria, Sophia Idalina, o resultado esperado é o hábito do auto-exame, possibilitando o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama. A campanha será desenvolvida através da mídia, distribuição de folder e materiais diversos, e palestras dirigidas, e alto atendimento.

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres, o auto-exame da mama é uma das principais formas de detecção precoce do câncer de mama, que deve ser seguido pelo exame clínico da mama e a mamografia, quando recomendada pelo médico.

Os sintomas do câncer de mama são nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. O auto-exame das mamas é realizado pela própria mulher e deve ser feito uma vez por mês. Caso alguma alteração seja detectada, um serviço médico deve ser procurado com urgência. 

Projeto que destina casa digital para assentamento Picada avança

Ontem (17), o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ipanguaçu, José Ferreira da Cunha e o assessor técnico do Território Açu-Mossoró, Teófilo Fernandes, estiveram reunidos com o presidente da Associação Comunitária Sócio Cultural da Picada(ACOSP), Josivan Rodrigues, e conversaram sobre o processo de instalação da Casa Digital, projeto que está inserido dentro das ações dos territórios viabilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA).


José Ferreira e Teófilo Fernandes visitaram ainda as instalações da Usina de Beneficiamento da palha de carnaúba também construída na agrovila Picada, cujo projeto se propõe atender a dezenas de famílias que moram no local.

Na próxima semana, o prefeito Leonardo Oliveira(PT), o secretário José Ferreira e um grupo de jovens da Picada, vão se reunir na sede da ACOSP, com a proposta de discutir junto a comunidade o projeto da Casa Digital, sua importãncia, e o compromisso de preservação dos equipamentos, tanto da prefeitura, quanto dos jovens ou até mesmo da comunidade de um modo geral.

"A casa Digital será composta de 11 computadores com internet de conexão rápida e todos os demais equipamentos necessários, tudo de última geração. Teremos um equipamento que custa cerca de 50 mil reais", disse Teófilo Fernandes.

Conforme adiantou José Ferreira, a Prefeitura de Ipanguaçu vai fazer uma reforma estrutural no prédio da associação de cultura da Picada, visando deixá-lo adequado e pronto para receber o projeto, suportando assim, os computadores, antenas. 

O projeto facilitará a vida não só dos jovens, mas ainda dos agricultores adultos que precisam estar inteirados no mundo da virtual, haja vista que, a Casa Digital garante internet 24hs.

Fonte: Cassimiro Júnior 

No penúltimo dia de capacitação, alunos fazem canteiro de verduras


Nesta manhã(18), a Engenheira Agrônoma do curso de capacitação das feiras populares de Ipanguaçu, Elizângela Custódia Maia de Lima, levou os alunos a um sítio onde ministrou uma aula prática. Durante mais de três horas de duração, os produtores rurais fizeram dois canteiros de verduras, um de cenoura e o outro de beterraba.

Amanhã(19), é o encerramento do 2º ciclo de capacitação. E pelas afirmações dos próprios agricultores, muitos são os produtos que serão colocados à venda na barracas, assim sendo, a feira será da forma que o prefeito Leonardo gostaria que fosse, com uma grande variedade de produtos, como frutas, verduras, legumes, doces, salgados, mel, ovos, galinha caipira, xaropes e tantos outros.

Fonte: Cassimiro Júnior 

Jogos estudantis seguem em Ipanguaçu



Publico vem acompanhando as partidas que acontecem das 8 as 20:30hs no ginásio, José Araujo Filho. Foto: Keyson Cunha
Centenas de alunos das escolas municipais, estaduais e privadas continuam participando dos Jogos Estudantis de Ipanguaçu.  A abertura dos jogos que aconteceu com a reinauguração do ginásio de esportes, José Araujo Filho, na ultima segunda-feira (15) segue até esta sexta-feira, 19.
As competições reúnem atletas de diversas idades, contando com a participação de alunos das 11 escolas do município. Os jogos acontecem das 8:00 ás 20:30hs no ginásio poliesportivo,  durante toda a semana os estudantes participam de competições de futsal, atletismo, futebol de areia, xadrez, dama e queimada.
Quem promove o Iº Jogos Estudantis de Ipanguaçu, é a Prefeitura de Ipanguaçu, através das Secretarias de Educação e de Esporte e Lazer.
Os jogos têm a finalidade de integrar as crianças e adolescentes a gostarem dos esportes e desenvolverem atitudes de disciplina e de respeito nas competições, criando novas formas de pratica o bom esporte.  
Fotos:










 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons