i

sábado, 20 de setembro de 2008

Natal pode se tornar capital que mais vezes elegeu prefeitas

Capital potiguar pode registrar quarta vitória feminina nas eleições.
Segundo Ibope, Micarla tem 45% das intenções de voto e Fátima, 28%.

Com as candidatas Micarla de Sousa (PV) e Fátima Bezerra (PT) em vantagem nas pesquisas de intenção de voto, Natal (RN) pode se tornar, a partir das eleições municipais deste ano, a capital que mais elegeu mulheres para o comando de uma prefeitura.

Segundo a última pesquisa Ibope, divulgada no dia 16 deste mês, Micarla de Sousa tem 45% das preferências, contra 28% da petista. Entre os demais candidatos, quem atinge o maior percentual, de acordo com o Ibope, é Wober Júnior (PPS), que soma 5%.

Desde 1985, quando pela primeira vez as mulheres venceram uma eleição para a prefeitura nas capitais estaduais - Maria Gardênia Gonçalves (São Luís) e Maria Luiza Fontenele (Fortaleza) -, Natal elegeu três vezes uma mulher para a prefeitura (em todas, Wilma de Faria).

Atual governadora do estado, Wilma de Faria (PSB) foi eleita prefeita de Natal pela primeira vez em 1988. Depois, voltou a ser eleita em 1996 e 2000. Além da capital potiguar, apenas Boa Vista (RR) teve vitória feminina em três eleições (1992, 2000 e 2004), em todas com Maria Jucá.

Além de poder registrar a quarta vitória feminina em sete eleições para a Prefeitura de Natal, o Rio Grande do Norte pode repetir o Maranhão e ter, simultaneamente, uma mulher no governo municipal da capital e outra no comando da administração estadual.


Pioneirismo

Apesar de adversárias, Micarla de Sousa (PV) e Fátima Bezerra (PT) destacam o pioneirismo do estado na participação das mulheres na política. Em 1928, por exemplo, o Rio Grande do Norte elegeu a primeira prefeita do país - Luíza Alzira Soriano, em Lajes.

"O Rio Grande do Norte tem sido pioneiro em vários momentos da história do Brasil, desde a libertação dos escravos até a entrada e participação efetiva da mulher na política", afirmou a deputada estadual Micarla de Sousa ao G1.

"Se a gente for fazer retrospectiva, vai verificar que as mulheres tiveram papel especial na luta em defesa dos direitos. Tivemos a índia Clara Camarão, primeira eleitora na década de 30", ressaltou a deputada federal Fátima.

Para a petista, no entanto, não há disputa homem versus mulher em Natal. "São duas mulheres, mas é importante destacar que não se trata de uma disputa de gênero. Eu, por exemplo, não voto em mulher porque é mulher."

A candidata do PV diz que se sente "honrada" por fazer política no Rio Grande do Norte. "Eu me sinto até uma privilegiada, pois, certamente, antes de mim passaram mulheres que abriram os caminhos, que tiveram que enfrentar toda uma carga de pressão."

Apesar de eleita, Alzira Soriano não exerceu o mandato em Lajes em 1928. A Comissão de Poderes do Senado impediu que ela tomasse posse e anulou os votos de todas as mulheres da cidade. As mulheres só conquistaram, definitivamente, o direito ao voto em 1932.

Porto Alegre e Belém

O Rio Grande do Sul e o Pará, governados por mulheres - Yeda Crusius (PSDB) e Ana Júlia (PT), respectivamente -, também podem assistir a uma dobradinha feminina a partir de 2009, com uma mulher à frente do governo estadual e outra do municipal.

Em Porto Alegre e Belém, as pesquisas de intenções de voto indicam mulheres com chances chegar ao segundo turno. Na capital gaúcha, segundo o Ibope, Manuela D’Ávila (PC do B) está em segundo, com 23%, e Maria do Rosário (PT), em terceiro (16%).

Já na capital paraense, Valéria (DEM) aparece empatada em primeiro lugar nas intenções de voto com Duciomar Costa (PTB). De acordo com o Ibope, a candidata do DEM soma 25%, contra 23% do atual prefeito e candidato à reeleição.


Fonte: G1

Romaria da Terra deve reunir 10 mil trabalhadores rurais na PB

Grupo deve caminhar 15 quilômetros até fazenda.
Evento começa na noite deste sábado e termina às 7h de domingo.

A superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) da Paraíba vai participar da 20ª Romaria da Terra, que começa às 20h deste sábado (20), em Ingá (PB), e se estenderá até as 7h deste domingo (21), em Juarez Távora (PB). A previsão é de que cerca de 10 mil trabalhadores rurais de acampamentos e assentamentos da região participem do evento, que tem o objetivo de lembrar dos "20 anos de caminhada em defesa da vida".

Frei Anastácio, que participa da romaria todos os anos, vai fazer uma celebração religiosa na paróquia da cidade de Ingá. Depois, a multidão sairá em caminhada por 15 quilômetros até a fazenda Quirino/Olindina, em Juarez Távora (PB). A área é considerada uma das mais conflituosas do estado. A fazenda foi desapropriada há dez anos, mas o proprietário recorreu.

Durante o percurso, os trabalhadores vão entoar cantos relacionados à luta pela terra. Segundo Frei Anastácio, a romaria é uma manifestação pacífica.

Cerca de 250 mil pessoas já participaram dos 20 anos de romaria, organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Setor Pastoral Social da Diocese de João Pessoa.

Fonte: G1

SUA OPINIÃO NA POLITÍCA DE IPANGUAÇU:




Deixe aqui comentarios, sobre a Política de Ipanguaçu!

1.1Em quem você vota?
1.2Porque você vota em ________?
1.3Porque você não vota em _________?

ATENÇÃO:"É proibido uso de palavrões ou qualquer tipo de palavra que ajá rebeldia contra os usuarios e contra os candidatos!"

Trio acaba de chegar em Ipanguaçu

Fotos: Antonio Madson.


O trio do candidato do PSB - 40 (Partido Socialista Brasileiro), Hélio Santiago Lopes, acaba de chegar ao centro da cidade, o trio chego com muita animação e ira daqui a pouco a comunidade de Arapuá.

Explosão em hotel do Paquistão deixa dezenas de mortos


Fogo destruiu fachada do Hotel Marriott em Islamabad.Segundo a CNN, cerca de 200 pessoas ficaram presas no prédio.

Uma explosão atingiu um luxuoso hotel da rede norte-americana Marriott em Islamabad, capital do Paquistão, deixando dezenas de mortos. Segundo a agência de notícias France Presse, a polícia local confirma que 27 pessoas morreram, enquanto a Reuters diz serem confirmadas 17 mortes.

Mais de 30 pessoas foram retiradas do local com vida e levadas a hospitais, segundo agências.

Segundo a rede de TV CNN, que mostrou imagens ao vivo do fogo tomando conta do hotel, cerca de 200 pessoas continuam presas no edifício, o que pode elevar o número total de mortos. Testemunhas disseram que houve um vazamento de gás na vizinhança após a explosão.

Não há informações oficiais sobre as causas da explosão. Segundo a Reuters, um carro-bomba teria sido explodido por terroristas. Uma testemunhaafirmou que viu chamas em pelo menos duas partes do hotel e que cerca de 20 carros estacionados na rua em frente ao hotel foram destruídos.
Imagens da televisão mostravam as chamas se espalhando para outras partes do hotel de 290 quartos e localizado perto do centro da cidade. Testemunhas afirmam que os forros do teto do lobby do hotel e da área de jantar caíram. O ataque aconteceu pouco depois do novo presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, ter feito seu primeiro pronunciamento em uma sessão conjunta do Parlamento do país. Ele prometeu que o Paquistão não tolerará qualquer invasão de seu território em nome da luta contra o terrorismo.
Fonte: G1

Miguel Mossoró lidera entre os rejeitados

A pesquisa Start-Jornal de Hoje registrou os números da Rejeição.
Onde o índice da candidata Fátima Bezerra ainda é considerado alto, mas já não tão impossível de uma reação.
Veja os números onde a pergunta aos entrevistados foi a seguinte: Em quem você jamais votaria?


Miguel Mossoró – 24,6%

Fátima – 19,5%

Micarla – 9,3%

Pedro Quithé – 5,3%

Sandro Pimentel 4,9%


Wober Júnior – 3,5%

Dario Barbosa – 3,3%

Joanilson Rego – 2,4%

Fonte: Thaisa Galvão

Pesquisa Start: Fátima aparece pela primeira vez na casa dos 30 pontos

A cobertura da presença de Lula em Natal me fez deixar passar a pesquisa Start-Jornal de Hoje.
Que foi a primeira onde a candidata Fátima Bezerra apareceu com índices já na casa dos 30 pontos, e acenando para o segundo turno com uma diferença de apenas 1,6% entre Micarla e a soma de todos os outros candidatos.

Veja os números:

Micarla – 45,9%

Fátima – 32,6%

Wober – 5,1%

Miguel Mossoró – 4,2%

Joanilson Rego – 1,6%

Sandro Pimentel – 0,5%

Dario Barbosa – 0,2%

Pedro Quithé – 0,1%

Indecisos – 3,5%

Brancos e Nulos – 6%

Fonte: Taisa Galvão

Leonardo faz visita no Centro da Cidade

Cerca de 8:00 horas da manhã o candidato a prefeito Leonardo Oliveira do Partido PT (Partido dos Trabalhadores), inicio a sua visita nas casas do centro da cidade de Ipanguaçu, e esta sendo bem recebido ate o momento.
Leonardo Oliveira, esta visitando acompanhado de um grupo de eleitores,e seus vereadores todos de camiseta amarela, bandeiras, apitos etc...

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons