i

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Semana do Estudante...


A Secretaria Municipal de Educação, estará realizando durante toda a próxima semana uma vasta programação da Semana do Estudante. Na Escola Municipal Francisco Soares da Costa da comunidade de Pedrinhas acontecerá à seguinte programação.

09/08 Segunda-feira
14:00 – Teatro na Escola e Cinema

10/08 Terça-feira
14:00 – Gincana Estudantil

12/08 Quinta-feira
8:00 –Manhã recreativa, com filme infantil, jogos e brincadeiras
14:00 – Concurso da mais bela estudante e a mais bela voz brega, no balneário de Tadeu

13/08 Sexta-feira
20:00 – Festa do Estudante na Quadra de Esporte de  Pedrinhas

CAPELA E PRAÇA PÚBLICA DO CUÓ É ENTREGUE A COMUNIDADE


A comunidade do Cuó, zona rural do município de Ipanguaçu, recebeu na noite de ontem (05) na capela da Sagrada Família, área religiosa que recebe a coordenação da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes.



Uma carreata com saída da matriz de Nossa Senhora de Lourdes com destino ao Cuó marcou o inicio da programação. A missa contou com a presença de Dom Matias Arcebispo Metropolitano, da Arquidiocese de Natal, que presidiu a santa missa junto do pároco José Irineu.

Segundo Dom Matias, a Sagrada Família é exemplo de família que deve ser seguida “As famílias mais do que nunca devem está unidas”, o arcebispo parabenizou a comunidade e todos os católicos do município.

A capela da Sagrada Família teve sua construção iniciada em 2005, mais só agora com os esforços da comunidade e do missionário Rafael Cosme ela foi inaugurada.

O Prefeito Leonardo Oliveira, que esteve presente junto da primeira dama e Secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, falou que é o município da mais um testemunho da fé católica com a construção de mais uma capela, e ainda parabenizou o coordenador Rafael Tavares pelo o seu grande empenho pela vida missionária e que ele é de fundamental importância da religião católica.

Leonardo também entregou a praça publica, que foi erguida enfrente a capela da comunidade.

Estiveram presentes prestigiando a solenidade, a Vice-prefeita, Vera Lúcia, os Vereadores, Tunefs Morais, Jaires Azevedo (Gordo), Juan Montenegro, Secretário adjunto de Obras e Urbanismo, Genilo Rodrigues, Secretária de Administração, Fernanda Oliveira, Secretária de Saúde, Sumaira Fonseca entre outras autoridades.

A Festa da Sagrada Família, segue até este domingo (08), com uma vasta programação religiosa e social. Nesta sexta-feira (06) as 12hs acontece o Terço da Sagrada Família, as 19:30h a missa com os Noiteiros: Idosos, Dizimistas e Movimento da Mãe Peregrina e como convidados: Apostolado Exército de Santo Expedito, Grupos de Oração N. Sra. da Conceição e N. Sra. Aparecida e Grupo da Melhor Idade, com o Celebrante: Pe. Valberto Messias. 




MAIS FOTOS:


Secretarias

ALUNOS DO PROJETO ESPERANÇA VÃO CONHECER PONTOS TURÍSTICOS DE NATAL

Aconteceu no início desta semana, uma reunião no Centro de Atividades Culturais da Picada - ACOSP, ás 14h realizada pela coordenação municipal do projeto Esperança. A reunião foi motivada pela necessidade de um diálogo entre agentes do programa e as mães dos alunos.

A representante municipal do projeto Esperança, Izabel Cristina da Costa Fonsêca adiantou que precisava conversar com as mães da comunidade de Picada com o intuito de pedir as elas a autorização dos alunos/filhos para um passeio à Natal no próximo sábado (7).

Dentro da programação estabelecida, a turma aproveitará o passeio para conhecer o Museu Câmara Cascudo, o Forte dos Reis Magos, Teatro Alberto Maranhão e no período da tarde os alunos visitarão um famoso shopping.

Para garantir a segurança durante o passeio, os alunos serão acompanhados pela equipe do projeto formada por Izabel Cistina da Costa, Ronaldo Silva, Maria de Lourdes - coordenadora geral - e a recepcionista Maria de Fátima. "A prefeitura de Ipanguaçu por meio da Secretaria de Educação atendeu a nossa solicitação disponibilizando um ônibus para a locomoção dos alunos'', lembrou Izabel Cistina.

ESCOLA DO TABULEIRO ALTO REALIZOU CULMINÂNCIA DE PROJETO DE LEITURA COM ORIGINALIDADE E OUSADIA.

Durante algumas semanas, os alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira na Agrovila Tabuleiro Alto, pesquisaram para o projeto de leitura intitulado: "Semana de Línguas - uma visita à elegante essência do medo".

O projeto de leitura teve a idealização e promoção do professor de línguas André Magri Ribeiro de Melo, a parceria indireta dos demais educadores além da contribuição mais que efetiva dos próprios alunos da unidade escolar. " Olha o que está acontecendo nesta tarde é na verdade a culminância do nosso projeto, é portanto, um resumo da essência da leitura que trabalhamos nos últimos dias através de pesquisas e estudos em equipe", revelou satisfeito o professor André.

A culminância do projeto, evento que reuniu ainda outras escolas das comunidades adjacentes, foi marcada por vários aspéctos, mas principalmente pela ousadia e originalidade dos participantes e pela forma em que o trabalho foi desenvolvido. Para se ter uma idéia, todas as salas de aula retratavam por meio de cores e objetos os sentimentos de terror, medo e insegurança. Para melhor representar, os alunos trouxeram velas, caixões e se comportavam como mortos.

REUNIÃO COM SECRETARIADO E REPRESENTANTES DO SENAR AMADURECEU EFETIVAÇÃO DO PROJETO ÚTERO É VIDA

Como estava previsto, aconteceu na tarde de ontem 04/08, no Centro Integrado da Cidadania (CIC), ás 14h, uma reunião para aclarar pontos pertinentes que serão inclusos na pauta de programação do projeto Útero é Vida, que será levado à comunidade de Tabuleiro Alto no dia 27 quando irá acontecer a 2ª edição do Prefeitura nas Comunidades. Este projeto é de iniciativa do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - instituição privada porém, possui vínculo direto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Na reunião, compareceram a Secretária Municipal de Assistência Social Maria Cristina Melo de Oliveira, a secretária de Educação Jeane Dantas, a secretária de Saúde Sumaira da Fonsêca, a Assessora Técnica de projetos Sociais Glória Josefa de Medeiros, a Presidente do Sindicato Rural de Ipanguaçu Luciene Maria Fonseca de Alcântara, a coordenadora de educação Enilda Barbalho e a equipe do SENAR e coordenadores do projeto Útero é Vida ,Hélio Piguinatário Filho e Janaina de Paula.

Ficou esclarecido que todas as secretarias municipais deverão se empenhar ou dá sua parte de contribuição visando a melhor executabilidade do projeto em Tabuleiro Alto, no entanto, as pastas mais solicitadas e/ou de maior envolvimento serão as secretarias de assistência social, saúde, educação e agricultura.

"Esse projeto nasceu em 2008 e no Rio Grande do Norte o primeiro município que atendemos foi Elói de Souza na região do Trairi. O mesmo, prioriza as mulheres residentes nas comunidades carentes e que não tenham feito o exame preventivo nos últimos dois anos", explica Hélio Filho.

Para Janaina de Paula, existe um alto nível de resistência por parte das mulheres em não fazer o exame ou procedimento preventivo. "Quando estivermos em Tabuleiro Alto vamos reunir as mulheres numa palestra educativa, pois precisamos primeiramente sensibilizá-las da importância de fazer o exame, evitando assim, todos os tipos de Cânceres", adianta a coordenadora.

Depois de muita discussão, a equipe deslocou-se para a Tabuleiro Alto onde fez uma avaliação minuciosa do local onde será montado todos os instrumentos para desenvolver as atividades do projeto, inclusive o laboratório médico.
 
Cassimiro Júnior
Assecom 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons