i

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Prefeitura de Ipanguaçu recebe ônibus escolar adaptado



Prefeitura Municipal de Ipanguaçu recebeu nesta ultima semana um novo micro-ônibus escolar, enviado pelo Governo Federal através do programa Caminho da Escola, que tem como objetivo garantir a segurança e o transporte dos estudantes, contribuindo com a redução da evasão escolar. A novidade deste novo veículo, que tem capacidade para transporte 16 estudantes, é o elevador para cadeirantes e pessoas com dificuldades neuromotoras, e ainda é todo climatizado. 

Ipanguaçu contava, desde 2009, com dois ônibus adaptados para transporte de estudantes com alguma deficiência ou mobilidade reduzida, mas sem o elevador. De acordo com a Secretária de Educação, Jeane Dantas, o veículo equipado será fundamental para melhorar o atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais, tornando o transporte mais fácil e seguro e garantindo assim a inclusão social. 

A aquisição do ônibus faz parte da emendas parlamentares, onde Ipanguaçu foi beneficiado com mais de R$ 1 milhão pelo Governo Federal. Os recursos, obtidos através da emenda da deputada federal Fátima Bezerra junto ao Ministério de Educação, resultarão em melhorias no transporte escolar e na infraestrutura de escolas ipanguaçuenses. 

Desde 2009 foram incorporados à frota de transporte escolar quatro ônibus e três micro-ônibus, totalizando sete ônibus novos. Hoje aproximadamente 2.300 crianças utilizam o transporte. 

Para o prefeito Leonardo Oliveira a parceria com o governo federal e a deputada Fátima Bezerra (PT) tem sido de fundamental importância para a melhoria da educação pública nas 10 escolas do município. “Graças às emendas, estamos renovando a frota escolar, até 2013 receberemos mais dois ônibus e dois micro-ônibus, assim chegaremos a um total de 12 transportes escolar para atender os alunos de nossas escolas. Acreditamos que emendas como está trazem bons resultados na educação básica em nossas escolas” disse o prefeito, Leonardo Oliveira.

Claudia Leitte é madrinha da campanha ‘Doe Sangue’ no Carnatal


Com o Carnatal – carnaval fora de época de Natal – se aproximando, mais uma campanha para incentivar a doação de sangue será lançada. Este ano a ação conta com a cantora Claudia Leitte como madrinha e promete renovar os bancos de sangue do estado, conscientizando a população para a importância da doação regular e, sobretudo às demandas que surgem no período de festas e verão. “Doe Sangue” começa nesta sexta-feira (23).
“Precisamos sempre aumentar a doação voluntária (não destinada a paciente especifico), porque ela é que atende as emergências. Em 2011 batemos a meta de doações/dia, que era o aumento de 30% e chegamos aos 43.39%. Obtivemos no período da campanha 1.680 doações gerais. Para 2012 manteremos a meta de 30%. Atualmente a campanha é divulgada não só para apoiar o Carnatal, mas as festas de final de ano”, ressaltou a chefe do departamento de Apoio Técnico do Hemonorte, Rosemary Teixeira.
Segunda a Destaque Promoções – organizadora do Carnatal e parceira do Hemonorte – a campanha “Doe Sangue” faz parte do calendário do Carnatal Solidário e foi firmada em 1994. Desde o surgimento tem promovido o abastecimento do banco de sangue durante as festas de final de ano. Atualmente, muitos doadores são fidelizados e iniciaram suas doações com a campanha do Carnatal.

Mineiro participa de reunião sobre a seca na região do Vale do Açu e diz que é necessário acelerar as ações emergências e estruturantes



Em busca de estabelecer um debate junto às instituições sindicais, associações, Prefeituras e às demais organizações sociais de interesses na questão dos efeitos da seca na região do Vale do Açu, o Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT), esteve nesta quarta-feira (21) no Sindicato da Lavoura na cidade do Assú. 

Mineiro fala que a situação é critica, é que é necessário acelerar as ações emergências e estruturantes, “o que estamos vendo é que os poucos recursos que já existem precisam chegar, as demandas são muitas e ações estão paralisadas, eu sinto que existe um distanciamento entre os governos e as comunidades, eu quero ajudar nesse elo, entre as demandas e as instituições governamentais” disse o deputado. 

Ele destaca que existem recursos para perfuração e recuperação de poços, mas as comunidades não sabem que existem, e que quando tem a informação se esbarram na burocracia, como nas ações do carro pipa, onde é necessário fazer mudanças no procedimento, e nas ações. 

“É necessário que as ações cheguem para quem esta na ponta, onde o sapato esta apertando, é preciso se articular, se unir para poder fortalecer a reivindicação em frente ao governo, se ficar parado não vai acontecer” frisa o Deputado, Fernando Mineiro. 

O deputado avaliou durante a reunião que os municípios da região do Vale do Açu são muito ricos, mas sofrem também com esse período de estiagem, “na região teoricamente tem água, falta chegar às famílias, o diferencial é que são necessários instrumentos e mecanismos novos que possibilite esse acesso, e a desburocratização das ações” concluiu.

Ministério da Saúde realiza mobilização para testagem de HIV



O Ministério da Saúde, em parceria com estados, municípios e sociedade civil, irá realizar uma mobilização nacional para testagem de sífilis, HIV e hepatites virais (B e C). Durante 10 dias, todas as pessoas que desejarem saber sua condição podem procurar as unidades da rede pública e os Centros de Testagem e Aconselhamento – CTA, em todo o país. A estratégia faz parte das ações que marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado em 1º de dezembro, e que foi apresentada nesta terça-feira (20) pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha.
Entre as ações, está o lançamento do novo boletim epidemiológico, que traz, como novidade, a inclusão de informações sobre monitoramento clínico dos pacientes, carga viral, contagem de CD4 (situação do sistema imunológico) e tratamento. A ampliação da testagem no pré-natal é um dos destaques. Estudo do Ministério da Saúde com parturientes indica que, em 2004, 63% das mulheres gestantes realizaram o teste. Entre 2010 e 2011, esse índice foi de 84%, um aumento de 21 pontos percentuais.
O boletim mostra ainda queda de 12% no coeficiente de mortalidade padronizado (número de óbitos para cada 100 mil habitantes utilizando-se uma população padrão). A taxa de 6,3 óbitos por 100 mil habitantes em 2000 caiu para 5,6 em 2011.
Cerca de 70% dos pacientes que vivem com aids no Brasil, e que estão em terapia antirretroviral, apresentam cargas virais indetectáveis. Isso significa que as pessoas que têm a infecção e recebem medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão vivendo cada vez mais. “O Ministério da Saúde considerou como prioridade trabalhar, não apenas o dia de combate à Aids, como também essa ação de mobilização. A campanha serve para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, com ampliação do acesso da população aos testes rápidos nas unidades básicas de saúde”, frisou o ministro da Saúde Alexandre Padilha.

Aposentados pelo Governo do RN deverão realizar recadastramento

Os servidores estaduais aposentados que ainda não realizaram o recadastramento no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern), terão mais uma chance de comprovarem a regularização das suas respectivas situações. Para isto, as Centrais do Cidadão do Alecrim, Centro e Zona Norte (Shopping Estação), em Natal, além das Centrais no interior, são pontos de recadastramento para os servidores aposentados da administração direta e indireta do Poder Executivo.
O recadastramento deve ser feito para que o bloqueio dos benefícios não seja efetuado. O Ipern informa que os servidores aposentados devem comparecer a uma das Centrais do Cidadão, munidos dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e um comprovante de residência. Os que não puderem comparecer aos locais de recadastramento podem fazê-lo através de uma procuração pública, estando a mesma dentro da validade de um ano.
O Instituto está dando mais uma, e última, oportunidade aos servidores aposentados para que façam o recadastramento e evitem o bloqueio dos benefícios. Para facilitar o acesso e agilizar o atendimento a esses beneficiários, o Ipern fez uma parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) e com a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh).
O Censo Previdenciário Estadual foi instituído através do edital nº 001/2011 e publicado no Diário Oficial do Estado em 08 de abril de 2011. O objetivo do Censo, além da atualização da base de dados de previdência, é eliminar pagamentos indevidos de benefícios, sendo obrigatório e devendo ser realizado anualmente no mês em que o aposentado faz aniversário.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons