i

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Cursos levam qualificação e oportunidade de trabalho aos moradores de Ipanguaçu



No município de Ipanguaçu, na região do Vale do Açu à 214km da capital do Estado, a Prefeitura do município através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social – SEMTHAS em parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR estão qualificando moradores das comunidades e bairros da cidade em cursos das mais diversas áreas. 

Desta vez, 13 mulheres da comunidade de Pataxó que integram o grupo de Convivência Familiar do Centro de Referência de Assistência Social(CRAS) tiveram a oportunidade de participar do curso de corte e costura. 

Segundo a Secretária da SEMTHAS, Cristina Oliveira, destaca que só este mês mais de cinco cursos foram oferecidos a população do município, e que a Secretaria vem cumprindo ciente da sua missão e da necessidade de oferecer qualificação profissional cada vez mais ao seu público alvo. “Para nós que fazemos a SEMTHAS e o CRAS é muito gratificante saber que estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias do nosso município, através do Projeto de Geração de Emprego e Renda, desenvolvido através de Oficinas e Cursos de que visam a qualificação das (os) nossas (os) munícipes”, frisa. 

O curso de corte e costura tem 80 horas/aula na intenção de aprofundar o aluno no conhecimento proposto e foi ministrado pela educadora social, Antônia Pedro da Silva. O mesmo curso está acontecendo na comunidade de Pedrinhas atendendo 20 mulheres e segue até o dia 09 de Dezembro. O Curso tem como objetivo confeccionar peças básicas, como: calça, camisa e saia do vestuário feminino e masculino e operar máquina de costura doméstica utilizando as técnicas adequadas, seguindo normas de qualidade, produtividade e segurança.

Só este mês foram oferecidos, Curso de Biscuit que capacitou 15 mulheres das Comunidades Rurais Pau do Jucá, Sacramentinho e Japiaçu; Curso de Doces com frutas realizado no Distrito Arapuá atendendo 15 mulheres; Curso de Serigrafia que aconteceu em Pataxó atendendo também 15 homens e mulheres.

Pré-inscrições para o PRONATEC 2014 

E com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância, a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social em parceria com o Governo Federal abri as pré-inscrições para os cursos modalidade PRONATEC 2014. 

A expectativa é de que em 2014 mais de 200 vagas sejam oferecidas, nos cursos de artesão em bordado à mão, costureira, auxiliar administrativo, recepcionista, depilador, auxiliar de cozinha, auxiliar de recursos humanos e confeiteiro. 

As inscrições estão abertas e acontecerão na Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social até o dia 06 de dezembro no horário das 8h às 13h. Os interessados deverão portar cópias dos documentos como: RG, CPF, Comprovante de Residência e o Número de Identificação Social - NIS.



 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons