i

sábado, 20 de novembro de 2010

"Dia da consciência negra" é lembrado por estudantes

Desde o ano de 2003, o dia 20 de Novembro foi instituído no calendário como o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida por ser o dia em que foi assassinado o líder quilombola Zumbi dos Palmares. O Brasil possui cerca de duas mil comunidades quilombolas, em Ipanguaçu a agrovila Picada passa pelo processo de reconhecimento.


A data é um marco para a manifestação e defesa da identidade negra.  A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo, comemorou ontem (19) o marco na história da vida de diversos brasileiros. Os coordenadores do evento, Cassia de Melo e Antônio Tavares, contaram que a ação visa conscientizar e valorizar a cultura africana no Brasil.

Alunos das escolas municipais se reuniram em praça publica para manifestar a necessidade de quebrarem com os preconceitos que ainda a comunidade negra passa. O trabalho realizado mobilizou professores e alunos de ambas as escolas da rede municipal.

A secretaria de Educação, Jeane Dantas Bezerra, conta que as atividades como esta não somente resgata a história, mas incentiva o conhecimento, o respeito e costumes do povo, “Todos nós temos um pouco da cultura negra, então já esta na hora de todos valorizarem, não só pela cor mais pela sua história cultural” conclui Jeane.







Dilma parabeniza Fátima pela votação no RN



A deputada federal Fátima bezerra (PT-RN) foi cumprimentada pela presidenta eleita, Dilma Rousseff, durante reunião do Diretório Nacional do PT, nesta sexta-feira, 19, em Brasília. Dilma elogiou a deputada pelos 220.335 votos recebidos, colocando-a entre os deputados federais mais bem votados, proporcionalmente.

De Dilma para Fátima: "Parabéns, Fátima, você fez bonito no Rio Grande do Norte, leve o meu abraço para todo o povo querido do Estado e para os militantes do PT ".

Segundo a deputada, no evento, a presidenta Dilma, de forma serena e emocionada, destacou o papel do seu Partido, o PT, na vitória conquistada nas última eleições. "A presidenta disse-nos, que uma das coisas que mais a emocionava quando ela descia do avião era ver a bandeira do PT e os militantes ao seu redor."

Fátima elogiou o comentário. "É isso aí presidenta Dilma foi essa solidariedade militante em todo país que fez a diferença", destacou.

Fonte: Assessoria 

ENEM: Nova prova será em dezembro

 A nova prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada na primeira quinzena de dezembro, e a data oficial será anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) até a próxima quarta-feira. Ontem, o ministro da Educação, Fernando Haddad e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Soares Neto, se reuniram com representantes do consórcio Cespe/Cesgranrio, responsável pela aplicação da prova.

O consórcio continua até a próxima semana o trabalho de análise das 116 mil atas dos locais de prova que vão indicar quais são os estudantes que terão direito a refazer o exame. Esse documento é usado pelos fiscais para relatar qualquer problema ocorrido durante a aplicação da prova. Por meio dele, serão identificados os candidatos prejudicados por erros na prova. Eles serão convocados por e-mail, telefonema, carta e SMS e vão decidir se querem refazer o exame. 

Fonte: DN online

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons