i

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Prefeitura de Ipanguaçu já abriu as matriculas para as escolas da rede municipal



As escolas da rede municipal de Ipanguaçu já estão com as matriculas abertas. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é que as escolas municipais, que tiveram mais de 2400 alunos matriculados no ano passado, possam receber neste ano mais de 3 mil alunos. As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) também estão abertas.

As matrículas estão sendo realizadas no período da manhã e tarde, nas próprias escolas. As aulas estão previstas para terem inicio no inicio de março. “É determinação do prefeito Leonardo Oliveira que nenhuma criança fique fora da escola em Ipanguaçu. Os pais devem matriculá-las o mais próximo possível dos locais onde residem e faremos o possível para atender a demanda com qualidade, mantendo o padrão que rendeu prêmios nacionais à nossa educação no ano passado”, destaca a secretária municipal de Educação, Jeane Dantas.

De acordo com Jeane Dantas, das dez escolas da rede municipal, apenas duas ainda estão realizando atividades referentes ao ano letivo de 2011, por conta das enxurradas que atingiram Ipanguaçu no primeiro semestre de 2011: são elas, a Escola Francisco Targino Nobre, na comunidade de Língua de Vaca, e a Escola Adalberto Nobre de Siqueira, na comunidade de Tabuleiro Alto. A previsão é que todas essas atividades se encerrem até o próximo dia 25 de janeiro. “As outras escolas que foram paralisadas pelas enxurradas conseguiram realizar os 200 dias de aulas letivos, algumas realizando atividades durante os sábados”, explica Jeane Dantas.

Eleições diretas para diretores

Neste ano de 2012, os diretores das escolas municipais de Ipanguaçu vão ser eleitos de forma direta. Segundo a secretária de Educação Jeane Dantas, as eleições serão realizadas em todas as unidades de educação em que o total de alunos seja igual ou superior a 101 (cento e um) alunos, gradualmente.

Agricultores de Ipanguaçu aderem ao garantia safra

Os agricultores rurais de Ipanguaçu aderiram ao Garantia Safra, uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para agricultores majoritariamente do Semiárido, que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Jaíres Azevedo, o Garantia Safra busca melhorar das condições de convivência dos agricultores com o meio em que vivem, além de viabilizar a introdução de novas tecnologias, lavouras e espécies animais adaptadas às condições locais, capacitando, profissionalizando, estimulando ao associativismo, ao cooperativismo e a ampliação do acesso dos agricultores familiares ao crédito rural.

“Esta é uma ação muito importante em prol dos trabalhadores rurais do nosso município. É uma parceria que tem um alcance social muito grande. O ideal é que ninguém precise usar e todos produzam bem e ganhem dinheiro, mas, se ocorrerem cheias e houver a perda da produção, os nossos produtores não vão ficar no prejuízo" destaca o secretário.

Em Ipanguaçu, 313 produtores rurais aderiram ao Garantia Safra, e estão protegidos contra perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência com o semiárido. A indenização é paga diretamente pelo governo federal, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

Prefeito de Serra do Mel acusado de mandar matar jornalista é libertado


O prefeito de Serra do Mel, Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB), foi libertado hoje (3) por decisão do Tribunal de Justiça que acatou pedido de hábeas corpus da defesa.

Josivan Bibiano estava preso preventivamente desde 24 dezembro passado. Ele é acusado de mandar matar o jornalista Edinaldo Filgueira, dirigente do PT em Serra do Mel.

Edinaldo foi executado com mais de dez tiros no dia 15 de junho passado quando deixava o trabalho na Vila Brasília da Serra do Mel. Ele foi atacado por três homens numa moto. As investigações da Polícia Civil, com a colaboração da Polícia Federal, concluíram que houve motivação política na execução do crime.

Além do prefeito de Serra do Mel, oito pessoas foram presas acusadas de envolvimento no assassinato de Edinaldo Filgueira. Josivan Bibiano alega inocência.

Do Nominuto.com

Robinson Faria é cotado para ser vice de Wilma em disputa pela prefeitura de Natal

Rompido politicamente com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, está muito próximo da ex-governadora Wilma de Faria (PSB), pré-candidata a prefeita de Natal.

Comenta-se nos bastidores, inclusive, que Robinson poderá renunciar de vez ao cargo de vice-governador para ser o vice de Wilma na disputa pela prefeitura. No âmbito municipal, a ex-governadora teria prometido ao vice-governador condições para que ele volte a crescer politicamente.

Se Wilma conceder a Robinson na prefeitura, caso eleita, os espaços que ele tinha no governo dela, será ótimo para ele e o PSD. Hoje praticamente sem mandato, Robinson não possui estrutura administrativa para dar musculatura ao seu grupo política.

Outra possibilidade menos provável, mas também ventilada, é a de o deputado federal Fábio Faria (PSD) assumir a vaga de vice. Nesse caso, haveria o compromisso da ex-governadora de renunciar para disputar as eleições de 2014 e o parlamentar assumir o comando do Executivo.

- Publicado por Robson Pires