
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=80722189
Por Keyson Cunha
Desta segunda feira, 1º de junho até o próximo dia 23, acontece nas ruas de Assu a “farra” do tradicional Pau-de-Sebo da rádio Princesa do Vale.
Diariamente a brincadeira é vivida das 17 às 18h e sempre tem muita gente para prestigiar e ver os competidores escorregarem por diversas vezes até conseguir ou não alcançar o topo do mastro de madeira com nove metros de altura, coberto de gordura animal “sebo”.
O “Pau-de-Sebo faz parte da programação da festa do padroeiro de Assu, São João Batista, desde 1986, por iniciativa da rádio Princesa do Vale. E, desde então, essa antiguíssima brincadeira nordestina se transformou em uma das grandes atrações do principal período festivo da cidade.
A secretária-executiva do Marcco, promotora Juliana Limeira, o chefe da Controladoria-Geral da União no Rio Grande do Norte, Moacir Rodrigues de Oliveira, a prefeita de Natal, Mircala Araújo de Souza, a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma Maria de Faria, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, e Antônio Jordão da Silva Júnior, do Programa Nacional de Educação Fiscal da Receita Federal participam do encontro, que também tem apoio do Tribunal de Contas do Estado.
Além da assinatura do protocolo, os órgãos que formam a rede de controle realizarão ações durante a semana da cidadania, que se estenderá até o dia 5 de junho.
As instituições representadas no fórum atuam no controle da gestão pública e assinarão termo de cooperação para integrar a rede nacional. No final de março, instituições do Executivo, Legislativo e Judiciário assinaram protocolo de intenções para formar a Rede de Controle da Gestão Pública, organizada a partir de parcerias estratégicas para combater desvios de dinheiro e corrupção. Os parceiros trabalharão de forma coordenada para definir diretrizes comuns e ações conjuntas.
O fórum destina-se a cidadãos, deputados, prefeitos, vereadores, secretários municipais e estaduais, gestores e servidores públicos.
As inscrições podem ser feitas com antecedência pelo portal TCU: www.tcu.gov.br.
O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) enviou uma recomendação à Auto Viação Progresso para que a empresa cumpra a legislação que diz que devem ser reservados pelo menos dois assentos gratuitos para pessoas maiores de 60 anos, com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos. Além disso, deve conceder uma redução de pelo menos 50% do valor da passagem para os idosos fora da cota.
A recomendação, segundo a assessoria de imprensa do MPF/RN, vale para vagas em todos os veículos empregados no serviço de transporte coletivo interestadual. A iniciativa do órgão surgiu a partir de reclamações feitas por idosos que tentaram conseguir a gratuidade e não conseguiram.
Pela recomendação, a Viação Progresso deve dar ampla divulgação ao chamado "bilhete de viagem do idoso", inclusive nos guichês mantidos nos terminais rodoviários e nos demais postos de atendimento aos usuários. A orientação deve ser por escrito, por meio de cartazes e panfletos visíveis, legíveis e didaticamente adequados. Em até 30 dias, as peças devem ser apresentadas para aprovação do MPF/RN.
A recomendação, assinada pela procuradora regional dos direitos do cidadão no RN, Caroline Maciel da Costa, também orienta para que o tratamento dispensado ao idoso seja feito com eficiência, presteza e especial dedicação, com informações corretas e precisas sobre o procedimento para obtenção do "bilhete de viagem do idoso" e dos descontos.
A empresa de transporte de passageiros tem um prazo de 10 dias para informar sobre as providências tomadas em relação à recomendação.
Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR