i

sábado, 26 de maio de 2012

Vereador de Ipanguaçu promete se articular para tentar atrair cunhado e ex-prefeito para o bloco governista

Recém-anunciado como pré-candidato a vice-prefeito no sistema político encabeçado pelo prefeito e virtual candidato à reeleição, Leonardo da Silva Oliveira (PT), o vereador Josimar Lopes (PSB) prometeu debruçar-se por sobre uma tarefa política aparentemente difícil: convencer seu cunhado, ex-prefeito Hélio Santiago Lopes, a reforçar o projeto eleitoral situacionista no pleito eleitoral de 7 de outubro vindouro.
 
A missão promete ser espinhosa. Isso porque a esposa do ex-prefeito, Ednalva Pessoa Lopes (DEM), é a companheira de chapa da pré-candidata a prefeito oposicionista, ex-primeira-dama Rizomar de Figueiredo Barbosa (PMDB).

Josimar Lopes explicou que, embora hoje estejam em lados políticos opostos, há uma ótima relação pessoal entre ambos. O vereador pretende lembrar a Hélio Santiago que ele hoje está no grupo onde o líder é aquele foi que seu grande algoz político: o ex-prefeito José de Deus Barbosa Filho (PR). Ele fez alusão ao fato de, antes da campanha eleitoral de 2008, o então gestor municipal ter estimulado a pré-candidatura de Hélio Santiago a sua sucessão.

Todavia, na reta final do processo de definição, José de Deus acabou optando pela postulação de Leonardo Oliveira. Por este motivo, Hélio Santiago, à época no PSB, concorreu à prefeitura pela oposição e foi vencido nas urnas.

No entanto, observadores do cotidiano político de Ipanguaçu vislumbram poucas chances de Josimar Lopes obter êxito em sua empreitada. Argumentam que o ex-prefeito não tem razões para romper o compromisso político que foi firmado diretamente com Rizomar Barbosa com vistas à sucessão deste ano.

"Realmente, o ex-prefeito [Hélio Santiago] teve problemas políticos com Zé de Deus na eleição passada, mas agora o pacto foi direto com Rizomar e coube a ele [o ex-prefeito] indicar sua esposa, Ednalva, para o cargo de vice-prefeito, chapa já definida e que vai participar do pleito", declarou uma liderança política que não quis ser identificada. 

NEGOCIAÇÃO
Josimar Lopes foi alçado à condição de companheiro de chapa de Leonardo Oliveira numa articulação política que passou pela desistência da atual vice-prefeita, Vera Lúcia Barbalho Lopes (PSD, ex-PSDB). O acordo também envolveu o marido da vice-prefeita, ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Francisco Geraldo de Pula Lopes, "Geraldo Paulino", da mesma agremiação.

Antigos adversários políticos, ambos uniram forças em torno da reeleição do atual chefe do Executivo. Além disso, com Josimar Lopes saindo do páreo pela concorrência a uma cadeira na Câmara, "Geraldo Paulino" herdará o apoio do grupo do líder do PSB na principal base eleitoral dos dois, o distrito rural de Pataxó.

O Mossoroense

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons