i

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

SEGUNDO FESTIVAL DO FOLCLORE ACONTECERÁ NO MUNICÍPIO DE IPANGUAÇU

Nesta sexta-feira (20) o Clube municipal de Ipanguaçu será palco para o II Festival do Folclore, com o tema deste ano; Um Passeio Pela Cultura Popular Nordestina. O evento será realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Educação com a participação das escolas públicas municipais e estaduais. 

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Neto, o projeto tem o objetivo de resgatar a cultura popular e desenvolver o gosto pela cultura e o conhecimento do folclore no Nordeste. O secretário da pasta ainda conta que durante toda está semana os alunos das escolas estiveram trabalhando o tema na sala de aula, onde apresentará no evento danças folclóricas do nordeste e lendas brasileiras.


O evento está previsto para as 18hs com a participação do Prefeito, Leonardo Oliveira, vereadores, secretários e a comunidade entre outras autoridades. 

HIGIENE BUCAL É TEMA DE PALESTRA DO PROJETO “ESCOLINHA CIDADÔ DE IPANGUAÇU

Primeira palestra no projeto "Escolinha Cidadã"

Nesta quarta-feira (18) o Estádio Joacy Fonseca foi palco para a primeira palestra da “Escolinha Cidadã” um projeto da Secretaria de Esportes e Lazer com o apoio da Prefeitura de Ipanguaçu.

A palestra aconteceu pela manhã com os participantes do turno matutino, que contou com a participação de mais de 60 crianças e adolescentes. A dentista Áquila Dantas, deu as orientações para uma boa higiene bucal, 
como escovar os dentesa escolha da escova dental correta e os cuidados com a escova e sua substituição. “Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que podemos adotar para manter os nossos dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos, manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas”. Fala a dentista durante a palestra.
Segundo o Secretário da pasta, João Luiz Oliveira, as atividades têm por objetivo ensinar aos alunos a forma adequada de realizar a higiene da boca. “Realizaremos mais momentos como este durante as atividades do projeto, saúde, educação e cidadania são pontos fundamentais dentro da escolinha, alem da pratica do esporte”, relata João Luiz.
treino masculino

O estudante de nove anos que participa da escolinha, Pedro Lucas Rocha, conta da importância da palestra. “Além da gente jogar futebol aqui no estádio, aprendemos novas coisas com os palestrantes, bem lega!”. Lucas ver também a importância da escolinha ensinar a ficar tranquilo durante as partidas e não xingar e ficar falando palavrões, dentro e fora do campo.
treino feminino. 





Segundo o coordenador da escolinha, Manassés Câmara, mais de 180 crianças e adolescentes estão participando do projeto que está sendo trabalhado no município a mais de um mês. As praticas esportivas acontecem no estádio Joacy Fonseca, duas vezes por semana no horário matutino e vespertino. Para participar da escolinha basta está matriculado em alguma escola e ter boas notas no boletim escolar.

Para se escrever basta ir a Secretaria de Esportes e fazer a inscrição. 






METADE DAS CRIANÇAS IPANGUAÇUENSES SÃO IMUNIZADAS CONTRA A POLIOMIELITE

Mais da metade das crianças de Ipanguaçu foram imunizadas contra a poliomielite no sábado(14) durante a segunda etapa da vacinação. Um levantamento parcial da Secretaria Municipal de Saúde apontou que, até agora mais de 70% das crianças menores de cinco anos já recebeu as gotinhas da vacina. A meta é imunizar mais de 95% das crianças na faixa etária.

O secretário-adjunto, Canindé Bezerra,  avaliou como "muito positivo" os números parciais da campanha em Ipanguaçu. “Na primeira etapa da campanha realizada em junho vacinamos 1.316 (99,55%), nesta segunda etapa queremos supera a meta da campanha anterior”, conta Canindé.
Para atingir a meta, os agentes comunitários de saúde estão reavisando cada mãe, para que as crianças não deixem de tomar as gotinhas que estão disponíveis agora no Posto de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira, no centro da cidade. 

Paróquia de Ipanguaçu coloca no ar Blog





Já está no ar desde o domingo(15), o blog da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, o blog foi desenvolvidos para deixar os católicos informado sobre as principais atividades da paróquia.

AGENTES DE ENDEMIAS DE IPANGUAÇU DÃO INICIO AS ATIVIDADES CONTRA A LEISHMANIOSE

Após a reunião na sexta-feira (06),  que os agentes de endemias tivera com técnicos da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap).Os técnicos passaram para os agentes de endemias do município de Ipanguaçu, como proceder durante as visitas nas residências onde existem cães com a leishmaniose.
Nesta semana os agentes colocaram em prática as orientações repassadas e iniciaram o trabalho pelo Conjunto Habitacional Presidente Lula. Os técnicos Matarazo Almeida e Antonio Carlos da Ursap acompanharam os agentes de endemias para o recolhimento das primeiras amostras de sangue dos animais.

A coordenadora responsável pelos agentes de endemias no município de Ipanguaçu, Maria Zélia Novo, conta que 100 amostras de sangue serão enviadas para a análise, e os cães que forem constatados com a doença serão sacrificados para que a doença não possa ser transmitida aos moradores e a outros animais.


Campanha anti-rábica

A campanha anual
anti-rábica  iniciará no município na próxima segunda-feira (23), o controle da doença será feita em cães e gatos, segundo Zélia Novo, a raiva não tem cura, pode provocar a morte e só a vacina protege o animal da doença. “Cães e gatos acima de um ano têm que ser vacinados. A Raiva é transmitida para o homem através da mordida ou lambida do animal doente em machucados e feridas”, explicou. Ainda segundo a coordenadora, além da agressividade, os sintomas de um cachorro ou gato doente, é a perda de peso e o excesso de baba.


A vacina é cedida pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria de Saúde do Estado e é gratuita.

PROFESSORES PARTICIPAM DO CURSO SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO NO ÂMBITO PROITEC

Primeira aula inaugural do curso de superior de pós-graduação
Nesta terça-feira (17) aconteceu a primeira aula inaugural do Curso Superior de Pós-graduação em nível de Aperfeiçoamento no âmbito do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) do IFRN, no campus do IFRN de Ipanguaçu, quinze professores do município, estão participando do curso que aperfeiçoará os professores para ensinar os seus alunos para o processos  seletivos do ProITEC.

“Participaremos do curso de pós-graduação à distância através da plataforma moodle, onde teremos algumas aulas presenciais no campus do IFRN de Ipanguaçu. O objetivo do curso é capacitar nós professores para aumentar a qualidade da educação nos anos finais, para quando os alunos forem realizar os processos seletivos do Instituto possam ter um melhor desempenho”, conta a professora Aloma Daiany de Farias

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons