i

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MEC antecipa resultado e divulga lista de aprovados no Sisu

Sistema convoca estudantes que fizeram o Enem para 108 mil vagas. Previsão era de que resultado seria divulgado no domingo (15).

 O Ministério da Educação divulgou na tarde desta sexta-feira (13) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A lista de aprovados na primeira chamada pode ser conferida no site oficial do sistema.


No site do Sisu é possível ver lista de aprovados por curso e instituição (Foto: Reprodução) 
No site do Sisu é possível ver lista de aprovados por curso e instituição (Foto: Reprodução)

A divulgação estava prevista para o domingo (15), mas o MEC optou por antecipar a publicação. Estudantes relataram nas redes sociais que já conseguiam ver o resultado na tarde desta sexta-feira, antes o MEC anunciar a divulgação. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, como o resultado da seleção já estava pronto, a publicação do resultado com as listas de aprovados em cada curso foi antecipada. Veja o resultado (aqui)

A matrícula dos aprovados deve ser feita apenas nos dias 19 e 20 de janeiro. Ainda de acordo com o ministério, os estudantes aprovados devem entrar em contato com a instituição para saber se deverão fazer a matrícula pessoalmente ou enviar os documentos por correio.

Mais de 12 mil famílias devem receber o Garantia Safra de 2011

Mais de 12 mil famílias de diversos municípios do Rio Grande do Norte devem receber o pagamento do programa Garantia Safra referente ao ano de 2011.

O contingente representa cerca de 40% de todas as famílias cadastradas no programa no ano passado, que somaram aproximadamente 30 mil.

O secretário estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, informa que o benefício está garantido para os agricultores dos municípios onde houve perda de pelo menos 50% da produção agrícola.

Betinho observa que, de uma forma geral, o inverno de 2011 foi muito bom para o Rio Grande do Norte. Entretanto, ele lembra que, de forma isolada, alguns municípios acabaram sendo prejudicados. "Posso citar as cidades de Antônio Martins, Pilões, Marcelino Vieira e João Dias, onde o inverno foi um desastre", elenca exemplos o secretário, acrescentando que nesses municípios o abastecimento de água está sendo feito por carros-pipa.

Os recursos (R$ 1.198.425,00) para o pagamento do benefício foram liberados pelo Governo do Estado na última terça-feira, 10.

Dos 107 municípios do Estado cadastrados no programa, 51 encaminharam para o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) o comunicado de ocorrência de perda da safra e estão aguardando a analise dos laudos. Se for confirmada a perda superior de 50% da safra, eles receberão os recursos do programa.

A estimativa é que até o final deste mês o MDA divulgue a lista dos municípios que serão beneficiados.

Betinho Rosado destaca que o atual governo regularizou o pagamento do Garantia Safra, inclusive com a liberação de recursos para a quitação de dívidas dos anos de 2009 e 2010. "O atual governo já investiu R$ 2.109.153,00 nesse programa. Isso mostra o compromisso da governadora Rosalba Ciarlini com a agricultura do Rio Grande do Norte", comenta o secretário.

BOLETO
Os agricultores inscritos no Garantia Safra 2012 devem fazer o pagamento do boleto do programa até o próximo dia 31. Em Ipanguaçu, por exemplo, 313 produtores rurais aderiram ao programa.
Em Upanema, os boletos bancários já estão disponíveis na Secretaria Municipal de Agricultura.
O pagamento pode ser efetuado em uma agência da Caixa Econômica Federal ou nas casas lotéricas.

Fonte: Jornal DE Fato

Líder do Governo prevê que 2012 será um ano de importantes discussões na Câmara Municipal de Ipanguaçu

Se depender do desejo pessoal do vereador Juan Carlos Bezerra Montenegro, PRB, ex-PSDB, líder do Governo no âmbito do Poder Legislativo municipal de Ipanguaçu, região do Va le do Açu, 2012 pautará uma série de grandes audiências públicas focalizando questões de relevância do município. O parlamentar-mirim disse que, tão logo sejam reiniciados os trabalhos plenários, a partir do dia 15 de fevereiro vindouro, pretende levantar tal proposta na Câmara. 

Juan Montenegro declarou que há uma série de temas de grande expressão que necessitam passar pelo crivo de audiência pública no município e considera que 2012 é a oportunidade ideal para que tal proposta seja exercitada. Por exemplo, ele vê como inadiável uma discussão profunda, envolvendo todos os demais segmentos organizados de Ipanguaçu, sobre a estrutura de segurança pública que a cidade dispõe. O vereador expressou que não dá mais para ficar calado diante do problema da segurança em Ipanguaçu, onde há apenas dois policiais e nem sequer existe viatura. O vereador do PRB frisou que a debilidade do setor vai mais além. Esclareceu que a própria Delegacia de Polícia da cidade não possui a menor estrutura para funcionar condizentemente. Juan Montenegro observou que é dever da Câmara Municipal servir de palco para que discussões como esta sejam promovidas e, a partir delas, se procure viabilizar soluções. Nessa audiência pública que tenciona sugerir, ele pretende convidar a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, cujo titular é Aldair Rocha, uma vez que a segurança é uma obrigação do Governo do Estado. No entanto, segundo o líder governista na Câmara, há outros temas de fundamental importância que igualmente poderão ser incluídos na pauta de audiências públicas por todo o ano vindouro. 

Outro problema que considerou crucial é o desassoreamento do rio Pataxó. Este investimento tem se traduzido na principal reivindicação da administração municipal, segundo ele. Já há a promessa de que por todo o primeiro trimestre de 2012 o projeto avance. Para tal ação o Governo Federal destinará aporte da ordem de 7,3 milhões de reais, recursos que virão do Ministério da Integração Nacional. O numerário será gerido pelo Governo do Estado, via Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Fonte: Rádio Princesa do Vale 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons