i

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Prefeitura de Ipanguaçu qualifica moradores no curso de mecânico de refrigeração residencial

Desigualdade de renda caiu para 15,39% nos últimos anos. Qualificação é o principal caminho para ingresso de novos profissionais no mercado de trabalho. 

Diminuir a desigualdade e possibilitar autonomia através da qualificação é um dos objetivos da Prefeitura de Ipanguaçu e o Governo Federal. Nos últimos meses os governos tem sido parceiros no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tendo capacitado mais de 200 pessoas. 

Um outro curso que está formando novos profissionais é o em Mecânico de Refrigeração Residencial, oferecido em parceria com a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência (Semthas) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do RN (Senai).

Gilsean Medeiros da Silva de 40 anos, já trabalha na área de refrigeração há 15 anos, e diz que veio procurar no curso, novos conhecimentos para colocar em pratica em seu trabalho diário. “Vim em busca de novos conhecimentos, melhorar e aprimorar meu trabalho, sempre temos que está em busca de se qualificar”, fala o microempresário. 

O curso em Mecânico de Refrigeração Residencial tem por objetivo proporcionar aos aprendizes qualificação profissional em manutenção e instalação de sistemas de climatização (condicionadores de ar) e refrigeração (residencial), seguindo normas técnicas, ambientais, da qualidade, de segurança e saúde no trabalho.

O professor Adriano Batista, conta que os alunos no curso aprendem a instalar e realizar a manutenção em equipamentos de refrigeração e climatização, executando montagem e substituição de componentes elétricos e mecânicos. O curso tem a carga horaria de 160h e está qualificando 28 pessoas. 

O jovem Jorge Luiz de 19 anos, é outro aluno que integram uma das turmas e conta, “o curso é muito bom, e já venho aprendendo muita coisa todos os dias, e olha que o curso tá só no início”, conta. 

Para a secretária da Semthas, Cristina Oliveira, os cursos em parceria com o Pronatec é uma importante ferramenta para a formação da população, qualificação essa que diminui a desigualdade de renda das famílias, haja visto novos profissionais entrando no mercado de trabalho, “neste últimos anos tivemos um aumento de significativo de novos profissionais no mercado de trabalho, fazendo com que diminuíssemos a desigualdade de renda em 15,39%. São números importantes que o município vem conquistando, e estamos ainda em busca de melhorar os índices através destas qualificações”, revela a secretária.

Nos últimos anos, a Prefeitura vem qualificando com diversos parceiros a população nas mais diversas áreas, até no início deste ano segundo dados da Semthas mais de 13,5% da população da cidade já foi qualificada nos cursos oferecidos. 

Prefeitura de Ipanguaçu promove 3º Taça de veteranos de futebol amador


Em Ipanguaçu as atividades esportivas de promoção dos campeonatos municipais não pararam. Desde o último dia 26 de julho a Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer estão promovendo o 3º Taça de veteranos de futebol amador - Sub 35. 

Segundo o secretário municipal da pasta, Marcos Bezerra, o campeonato pretende integrar e oportunizar momentos de lazer, “o momento é de brincadeira, aproveitar o tempo livre dos homens nos finais de semana, para jogar futebol, integrando com outras equipes” fala o secretário.

O campeonato está reunindo mais de 150 atletas em sete equipes, dividida em duas chaves, uma de três e outra de quatro. Os jogos acontecem todos os finais de semana às 15h30min no Estádio Joacy Fonseca, até o dia 06 de setembro.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons