i

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Secretaria de Esporte de Ipanguaçu abre inscrições para competições esportivas


Anualmente a Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer(SMJEL) promovem durante as festividade de emancipação política competições que buscam promover a saúde e a prática do esporte, como a Copa de Bairros e Comunidades de Futebol que já está na sua 6ª Edição. 

Mas outras competições, além do futebol tem ganhado também espaço. Como é o caso do voleibol e corrida de rua que acontece desde 2013. Na semana passada a Secretaria abriu as inscrições para o IIº Fest Vôlei 4x4 e a Mini Maratona de Emancipação, as inscrições seguem até o dia 19 de dezembro e podem ser realizadas pela internet ou na SMJEL. 

Segundo o secretário de Esporte, Marcos Bezerra Oliveira, as inscrições são gratuitas e pretendem estimular a pratica de novos esportes no município. “O evento é uma realização que fará parte do cronograma de festejos de atividades esportivas a serem realizadas no âmbito do aniversário da cidade. Os interessados devem ler o regulamento disponível no site  da prefeitura e na Secretaria, e concretizar a inscrição”, fala o secretário. 

Pra quem pretende concorrer ao Feste Vôlei, as inscrições estarão sendo realizadas apenas na Secretaria de Esporte, localizada na Avenida Luiz Gonzaga. Os interessados podem se inscrever de segunda a sexta-feira das 8 às 13h. A competição acontece no dia 21 às 8h na praça de Eventos José Medeiros. 

A IIº Mine maratona de emancipação pode ser realizadas além da Secretaria, na internet. Podem participar da competição maiores de 18 anos, ou menores com autorização dos pais ou responsáveis. O evento está dividido em duas categorias masculino e feminino, competidores de outras cidades também poderão participar em categorias diferente. 

A maratona terá um percurso de 11 km para sexo masculino e de 6km para o sexo feminino. A corrida será realizada no dia 20 de dezembro com largada para  os homens da comunidade de Pedrinhas, e com largada para as mulheres na Comunidade de Base Física. O ponto de chegada será a Praça José Medeiros, em frete ao estádio Joacy Fonseca. 


A mine maratona vai premiar três primeiros colocados das categorias gerias (masculino/feminino) e os três primeiros colocados de cada categoria. CATEGORIA: casa masculino e feminino: 1º COLOCADO: R$ 300,00 e medalha, 2º COLOCADO: R$ 200,00 e medalha, 3º COLOCADO: R$ 100,00 e medalha, do 4º colocado ao 10º: Medalhas. Na CATEGORIA: visitantes masculino e feminino: 1º COLOCADO: R$ 300,00 e medalha, 2º COLOCADO: R$ 200,00 e medalha, 3º COLOCADO: R$ 100,00 e medalha, Do 4º colocado ao 10º: Medalhas. O regulamento completo e a ficha de inscrição online podem ser vistas no site: www.Ipanguacu.rn.gov.br.  


Escolas públicas de Ipanguaçu escolhem novos diretores através de gestão democrática


O município de Ipanguaçu, localizado na região do Vale do Açu, tem se destacado pela inovação nas políticas educacionais na qual vem lhe rendendo prêmios e reconhecimento regional, nacional internacionalmente pelos investimentos, incentivos e avanços na educação pública. Desde 2009, a gestão municipal tem reconhecido o papel emancipador da educação e investido nos profissionais, nos estudantes e na infraestrutura.

Para isso, a cidade de mais de 14 mil habitantes tem apostado também na gestão democrática de suas escolas. Sancionado pelo prefeito Leonardo Oliveira, a lei complementar nº016/2011 estabelece a eleição em todas as instituições públicas municipais onde o alunado seja igual ou maior de 200 estudantes. A estrategia é atender a todas essas instituições de forma gradativa nos próximos anos. 

No ano passado, a Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira, localizado no assentamento Tabuleiro Alto, foi a primeira instituição municipal a participar do processo a qual elegeram os dirigentes escolares. 

Nesta última sexta-feira(05), mais duas escolas escolheram seus diretores e vice-diretores. A eleição aconteceu das 8 às 17h, e estavam aptos a votar todos os servidores ativos do quadro profissional, um responsável legal pelo aluno, além dos estudantes matriculados do Ensino Fundamental e EJA com idade igual ou maior a doze anos das Escolas Municipais Francisco Soares da Costa na comunidade de Pedrinhas e Professora Julieta Moura Souza na comunidade de Arapuá.

Para a secretária municipal de Educação, a professora Jeane Dantas, o governo municipal vem primado pela descentralização das ações, atribuindo o poder escolha também a comunidade escolar. “A gestão democrática e participativa é um dos caminhos para concretizarmos uma educação pública de qualidade, o exercício de cidadania começa na escola, e dela estimulamos o poder de escolha dos nossos alunos, profissionais da educação e dos pais, um exercício coletivo de fundamental importância não só as escolas, mas para o município”, fala a secretária.

A comunidade escolar das duas escolas foram as urnas votar através do voto, direto e secreto, na qual escolheram seus novos gestores para os próximos dois anos. 

Na Escola Municipal Francisco Soares da Costa 191 votos foram apurados, a escola que contou com chapa única obteve 187 votos - 97,9% votos validos, sendo eleitas Serjane de Araújo a diretora e Ana Lúcia da Costa a vice-diretora. Foram registrados ainda 2 votos brancos e 2 nulos, o que corresponde 2.08%. 


Jayson Moura de 16 anos é aluno da 8º série da Escola Francisco Soares na comunidade de Pedrinhas, ele integrou a mesa receptora dos votos como secretário junto com seu colega José Athison e a professora Maria Antônia. O estudante avalia a importância da eleição,  "achei muito legal participar desse momento na escola, além de votar ainda ajudei como membro da mesa. Acredito que essa eleição colabora para o fortalecer a escola", disse ele. 

A Escola Municipal Professora Julieta Moura Souza, 216 votos foram contabilizados, duas chapas concorreram aos cargos. Na chapa 1: José Wellington Bezerra - candidato a diretor e Jane Cleide Evangelista Ferreira - candidata a vice-diretora que obtiveram 43 votos, o que corresponde a 19,90% dos votos validos; A chapa 2: Roberta Carla Varela de Oliveira - candidata a diretora e Maria Margareth Targino da Silva - candidata a vice-diretora obtiveram 171 votos, o que corresponde a 79,62% dos votos validos. Foram registado ainda 1 voto nulo, 0,46%. 



Segundo Edilza Barbalho, membro da comissão central da eleição, “o processo eleitoral nas duas escolas transcorreram na maior tranquilidade, um processo seguro e que marca o início de uma nova gestão nas escolas”, destaca Edilza que reitera, “até está segunda as chapas poderão entrar com recursos, caso haja necessidade. Na sexta-feira, dia 12, homologaremos os nomes no Jornal Oficial do Município, para que logo em seguida a Prefeitura e a Secretaria de Educação agendem a posse para o próximo ano”, concluiu Edilza.

Fotos: Cedida/SINDISEPI