No período de 20 de dezembro de 2009 a 06 de janeiro de 2010 não haverá expediente no Fórum João Celso Filho, tendo em vista o recesso forense previsto no art. 73, parágrafo único, do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
Os prazos judiciais e processuais ficarão suspensos, funcionando os serviços em sistema de plantão durante o citado período, segundo informação pela direção do Fórum enviada ao blog.
Escala do plantão judiciário - Região IX
Comarcas: Assu, Afonso Bezerra, Angicos, Ipanguaçu, Lajes, Pedro Avelino, Santana do Matos e São Rafael
AMAR se reunirá neste sábado para badalada de confraternização
Será neste sábado 26/12, no Balneário da Chaguinha, a festa de Confraternização da Associação Movimento Artístico de Alto do Rodrigues (AMAR), O projeto que foi lançado a cerca de um mês pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social já conta com cerca de 50 jovens, entre 12 e 25 anos. A festa que terá ambientação especial, e receberá os toques de GT– Ornamentação do disputadíssimo Gêneson Thiago. Verônica Buffet é responsável pelas delicias que lá serão servidas. Uma tenda eletrônica será montada para animar os ilustres convidados, que vão desde o Prefeito Eider Medeiros, até a Imprensa regional.
O dia 25 de dezembro é a data que a Igreja Católica celebra o nascimento de Jesus Cristo. Outras religiões como Evangélica e Umbanda também celebram a data. Já os espíritas, contudo, acreditam que Jesus nasceu em outro mês; enquanto que os judeus não acompanham a tradição católica. Veja qual a importância do Natal para cada uma dessas religiões e suas características.
Católicos
Segundo a CNBB, cerca de 145,4 milhões de brasileiros se declaram fiéis da Igreja, isso corresponde a 78,95% da população do país. Para o povo católico, o Natal é comemorado hoje. Padre Augusto explica que a data "é uma festa cristã. Celebramos o nascimento de Jesus Cristo, através da fé, da esperança, da vida, da fraternidade e do amor". O religioso disse ainda como é feita a preparação de uma das maiores comemorações da vida de Cristo, o seu nascimento. "No calendário litúrgico da Igreja Católica, há uma preparação, chamada de advento, que começa no final do mês de novembro e se estende até meados de dezembro. É como um preparo no qual os fiéis vivem os arrependimentos e promovem a fraternidade, que é a própria expectativa do Natal". Neste período, são lidos trechos bíblicos que falam sobre esperança, levando a comunidade a se preparar para a chegada de Jesus, a celebração segue até o batismo de Cristo.
Evangélicos
Para os evangélicos, hoje é uma data simbólica. Pastor Ricardo da Nóbrega diz que, para eles, todos os dias é Natal. "Jesus nasce em nossos corações diariamente, na Bíblia não diz qual foi o mês e o dia em que Jesus nasceu". E conclui: "Adotamos essa data pois nosso calendário é diferente e nossa maneira de comemorar é com muito louvor a Deus, com leituras bíblicas da Harpa Cristã, pregação da palavra e jograis".
Umbandistas
Para os praticantes desta religião, o Natal é o nascimento de Cristo, denominado por eles de Oxalá. Segundo o pai de santo Pai Neto, "nos reunimos no terreiro todos com vestimentas de cor branca, fazemos uma ceia de comunhão com arroz, mel, frutas e com muita louvação a Oxalá, o maior dos orixás. Também trocamos presentes, pois a data é muito importante para nós".
Espíritas
Denílson Maia, coordenador da Federação Espírita na região Oeste, disse que a base da doutrina espírita é a ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos espíritos e das suas relações com o mundo corporal. Para os kardecistas, comemorar o Natal hoje é uma data simbólica, pois eles acreditam que o marco da chegada de Jesus foi no mês de abril. "Mas aproveitamos esse momento de amor, a atmosfera de fraternidade, para realizar ações de conscientização. Nos prendemos mais à essência da mensagem, não temos símbolos específicos do Natal, não os cultuamos", declara Denílson Maia.
Judeus
Para os judeus, o Messias, como eles nomeiam Jesus Cristo, ainda não veio à Terra. Eles ainda aguardam a sua chegada e acreditam que o Messias é quem irá conduzir o povo de Deus para rendição no Juízo Final. Segundo Ângelo Patrício, bisneto de judeus, "na realidade, comemoramos o Chanucá durante oito dias, celebrando o milagre das velas, com um candelabro de nove braços chamado chanuquia. A cada dia acendemos uma vela, e no braço do meio do candelabro a vela fica acesa durante os oito dias. A família se reúne, comemos comidas "cocher" (pura) e trocamos presentes".
Os judeus não comemoram o Natal, e o ano-novo judaico é comemorado antes. É o Yom Kipur e Rosh Hashaná, geralmente, entre setembro e outubro. "É uma data móvel, pois segue o calendário lunar", explica Ângelo. E Cristo, como judeu que era, também comemorava o ano-novo nessa data. Posteriormente, com a divergência, é que os cristãos passaram a comemorar o ano-novo a partir do suposto nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro, adotado como data inicial de uma nova era.
Foi publicada na edição de Ontem (24) do Diário Oficial da União a medida provisória (MP) que aumenta o salário mínimo de R$ 465 para R$ 510 a partir de 1º de janeiro. Segundo a MP, em 2011, o mínimo será reajustado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2010 mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de 2009, se for positivo. A MP estabelece ainda que, até 31 de março de 2010, o governo enviará ao Congresso Nacional projeto de lei com três propostas de reajuste para o salário mínimo. As sugestões referem-se aos períodos de 2012 a 2015, de 2016 a 2019 e de 2020 a 2023. Outra MP assinada pelo presidente Lula corrige em 6,14% os benefícios pagos pela Previdência Social acima do mínimo também a partir de janeiro. Os outros benefícios serão reajustados pela soma do INPC de 2010 mais 50% do PIB em 2009, se for positivo.