A estrela vermelha indica o epicentro. Os triângulos azuis as estações RCBR e NBLI. O triângulo vermelho indica a estação mais próxima do epicentro (NBPA) cujos dados ainda não tivemos acesso.
O epicentro foi localizado na Barragem Engenheiro Armado Ribeiro Gonçalves no município de São Rafael-RN. Esse evento deve ter sido registrado por várias estações e a análise dos dados foi feita utilizando-se os registros das estações de Riachuelo/RN e de Livramento-PB.
Registro da ocorrência na estação de Riachoelo/RN
A atividade sísmica na Barragem é um dos casos mais conhecidos de sismicidade induzida por reservatórios no Brasil tendo vários trabalhos, dissertações de mestrado e teses de doutorado abordando esse tema. Entre os anos de 1987 e 1997 ocorreram atividades sísmicas, inclusive sendo seu aquele momento seu auge.
Embora não se tenha mais um monitoramento permanente da barragem, esse evento veio a ocorrer após um longo período em que não se registravam sismos nessa região. É possível que esse evento possa estar relacionado com novas áreas sísmicas na região, ativadas pela água no reservatório.

FonteLabSis/UFRN; USGS; RSISNE - Joaquim Ferreira, Hasan Shihadeh, Eduardo Meneze


Valderi Tavares