i

terça-feira, 2 de março de 2010

SECRETARIA DE SAÚDE DE IPANGUAÇU ESTÁ PROMOVENDO AÇÃO CONTRA A DENGUE NA COMUNIDADE DE ARAPUÁ


Foi iniciado nesta ultima segunda-feira 01/03, na comunidade de Arapuá, município de Ipanguaçu, deu o seu primeiro passo ao combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.

A campanha “Ipanguaçu unido contra a Dengue” acontecerá durante toda essa semana na comunidade de Arapuá, vários profissionais da área da saúde, estarão juntos desenvolvendo o trabalho de orientação, prevenção e investigação de focos do mosquito.

A comunidade de Arapuá foi a primeira a ser escolhida por motivos de ter sido encontrado vários vestígios das larvas. Pensando nisso a secretaria municipal de saúde estará desenvolvendo durante toda essa semana a campanha. Na sexta-feira 05/03, será o dia “D” na comunidade, todos os profissionais da saúde estarão juntos contra o mosquito, desenvolvendo palestras sócio-educativas durante todo o dia.

Para estimular a comunidade a combater o mosquito, as residências que não forem encontradas nem um vestígio do mosquito receberão um certificado que comprovará que a família está contribuindo contra o foco, e também concorrerá a sorteios de vários brindes.

PUBLICIDADE:

Olimpíada de língua portuguesa quer atingir 9 milhões de estudantes

Ministro da Educação defende parceria público-privada na educação, escolas de alunos vencedores ganharão laboratório de informática.

Foto: Carolina Lauriano / G1O ministro Fernando Haddad participou do lançamento ao lado da presidente do Cenpec, Maria Alice Setubal

A segunda edição da Olimpíada de Língua Portuguesa tem como uma das metas atingir 9 milhões de estudantes da rede pública em todo o Brasil. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as escolas onde estudam os 20 vencedores receberão laboratórios de informática com dez microcomputadores, uma impressora e também livros para a biblioteca.

O lançamento do programa de 2010 foi realizado nesta terça-feira (2), na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio. A data marca o início das inscrições, que terminam no dia 14 de maio.

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o governo tem o dever de identificar as novas tecnologias e se colocar à disposição da parceria público-privada, como é o caso da Olimpíada de Língua Portuguesa.

“O estado deve reconhecer suas insuficiências”, afirmou Haddad, que citou como exemplo bem-sucedido a Olimpíada de Matemática.

O ministro ressaltou ainda que a olimpíada não é um concurso para premiar, mas sim uma intervenção para melhorar o aprendizado dos alunos e a formação dos professores. O custo do programa, de acordo com Haddad, será de R$ 18 milhões, sendo que metade será custeada pelo governo e a outra metade por empresa privada.

Segundo o MEC, o objetivo dessa edição é a participação de 80 mil escolas, de 5.450 municípios do país. As oficinas de leitura e produção de texto serão desenvolvidas entre março e agosto. Para isso, ainda este mês, as escolas públicas de todo o país – inclusive as que não se inscreveram – irão receber um kit de material de apoio no ensino da escrita. As publicações estarão disponíveis para download no site www.escrevendoofuturo.org.br.

Todas as escolas receberão material de apoio
Os professores também receberão almanaque com orientações metodológicas e poderão participar de debates com pesquisadores da área por meio da comunidade virtual, no site oficial do programa.

Podem participar professores e alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os gêneros dos textos variam de acordo com o nível escolar de cada participante. São eles: poema, memórias, artigo de opinião e crônica.

Inscrições
A escola que pretende participar da olimpíada precisa se inscrever através do site do MEC (www.mec.gov.br). No caso das escolas municipais, o secretário municipal de Educação é que deve fazer a adesão. Assim como as escolas estaduais, que serão inscritas através da Secretaria estadual de Educação. Depois da rede inscrita, os professores podem aderir ao programa no mesmo site.

A Olimpíada de Língua Portuguesa foi elaborada a partir do programa Escrevendo o Futuro, criado em 2002 por uma empresa privada, em parceira com autoridades municipais e estaduais de educação, além do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A criação do programa se deu após a divulgação do resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) em 2001, quando o Brasil ficou em último lugar em leitura entre os países participantes.

A parceria com o MEC ocorreu em 2007, quando o prêmio foi nomeado Olimpíada de Língua Portuguesa e se tornou parte do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação, do governo federal.

A premiação acontece a cada dois anos, sempre em anos pares. Nos anos ímpares, é realizada a formação de professores.

FONTE: G1 

PUBLICIDADE:

Dilma sobe, Serra desce...



PUBLICIDADE:

Sessão desta terça do TSE debate resoluções para as Eleições 2010


A partir das 19h desta terça-feira (2), o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reúne para apreciar as minutas de resoluções que vão orientar o processo eleitoral deste ano.
Entre as propostas que serão discutidas está a que redefine o número de cadeiras na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. De acordo com a minuta, oito estados perderão de uma a duas cadeiras na Câmara dos Deputados. Outros sete estados poderão aumentar o número de deputados federais, enquanto os 11 restantes e o Distrito Federal permanecerão com o mesmo quantitativo de parlamentares na Câmara.
O Plenário deve discutir também a minuta sobre registro de candidatos. De acordo com a proposta, os pedidos de registro deverão ser apresentados pelos partidos e coligações até o dia 5 de julho, conforme prazo estipulado pela Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições). Um dos documentos exigidos na apresentação do pedido é a certidão criminal. Uma das novidades da minuta é que as certidões criminais serão digitalizadas. Isso possibilitará ao eleitor consultar a situação de seus candidatos por meio do sistema de divulgação de candidaturas, na página do TSE na internet.
Outra novidade dessa minuta é que, se essa certidão for positiva, ou seja, se o pretenso candidato responder por crimes na Justiça, será convocado a fornecer documentos que detalhem a situação específica de cada processo existente (certidões de objeto e pé). Isso permitirá verificar, por exemplo, a eventual existência de sentença condenatória definitiva, o que impede a própria candidatura.
Também estará no centro dos debates a minuta sobre o voto de presos provisórios e adolescentes em medida sócio-educativa de internação. A Justiça Eleitoral e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tentam garantir o direito dessas pessoas de escolher seus representantes políticos por meio do voto, conforme prevê a Constituição Federal. Isso porque somente as condenações criminais definitivas resultam na suspensão dos direitos políticos.
Além disso, haverá a discussão sobre o voto em trânsito. De acordo com a minuta, o eleitor que estiver ausente do seu domicílio eleitoral e presente em uma das capitais de um dos estados brasileiros, na data do primeiro ou do segundo turno das eleições 2010, poderá votar para presidente e vice-presidente da República.
Outro tema relevante em debate é a prestação de contas por partidos políticos. A proposta prevê a exigência de uma conta bancária específica do partido político para arrecadação de recursos eleitorais. Até hoje, a exigência de conta bancária específica com esse fim era somente em relação ao comitê financeiro e ao candidato.
Se aprovada, o partido será obrigado a prestar contas dos valores arrecadados e repassados. De acordo com o ministro Arnaldo Versiani, relator das instruções e resoluções para as eleições 2010, o objetivo é exercer um controle maior e poder fiscalizar os gastos e a arrecadação de recursos, durante a campanha eleitoral.
Por último, doação por meio de cartão de crédito também é um tema que deverá ser debatido nesta terça-feira. Esse tipo de doação é uma novidade instituída pela Lei 12.034/09. Está prevista ainda a discussão sobre a minuta de atos preparatórios, que trata da preparação para as eleições e dos procedimentos a serem adotados pela Justiça Eleitoral.
Fonte: TSE

PUBLICIDADE:

CBF cobra início das obras da Copa do Mundo 2014


A Arena das Dunas, em Natal, é um dos sete estádios que ainda não tiveram suas obras iniciadas e cujas licitações do proceso de execução estão atrasadas.
As cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 que ainda não iniciaram as obras para o evento estão sendo cobradas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa no Brasil, com ameaça de punição para as que não justifiquem os possíveis adiamentos.

De acordo com informações do Globo.com, Ricardo Teixeira enviou um comunicado para os presidentes dos comitês locais cobrando explicações pelos atrasos e ameaçando tomar medidas para punir aquelas sedes que não revelarem a situação dos projetos.

O comunicado diz o seguinte: “Informamos por meio da presente comunicação que aguardamos receber das cidades que porventura ainda não tenham começado as obras uma justificativa escrita, em 5 (cinco) dias úteis contados do recebimento desta, traduzindo adequadamente as razões que levaram a um eventual atraso, bem como as medidas que estão sendo tomadas para debelar tais problemas”.

O dirigente lembra ainda que as cidades sede não podem adiar o início das obras para depois do dia 3 de maio e ressaltou que não só o COL, mas também a Fifa está atenta aos acontecimentos.

"As cidades que já iniciaram suas obras não precisam apresentar nenhuma resposta. O silêncio de qualquer cidade após o prazo acima mencionado será sumariamente interpretado como declaração de que as obras já tiveram início, o que, caso não seja verdadeiro, a Fifa e o Comitê Organizador Local poderão tomar medidas cabíveis para a cidade omissa", acrescenta.

Estádios
Pelo menos sete dos 12 estádios que receberão partidas do Mundial do Brasil ainda não iniciaram as obras.O Maracanã, a Arenas das Dunas, o Castelão e a Arena Recife estão com os processos licitatórios de execução das obras atrasados. Preocupado com atrasos que possam comprometer o projeto de Copa, o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., já havia dito, no dia 11 de fevereiro, que "acendeu a luz amarela".

As licitações das obras das arenas de Manaus, Brasília e Cuiabá estão bem encaminhadas. Já o Mineirão e a Fonte Nova experimentam situação mais confortável. Sem necessidade de passar por processos licitatórios para a execução das obras, os estádios particulares - Morumbi, em São Paulo, Arena da Baixada, em Curitiba, e Beira-Rio, em Porto Alegre - já começaram a sofrer intervenções para o Mundial de 2014.
FONTE: Nominuto.com
PUBLICIDADE:

Acidente em parede de açude deixa dois mortos em Francisco Dantas


Um acidente com duas vítimas fatais foi registrado na tarde de sábado (27), por volta das 16h30, no município de Francisco Dantas, região do Alto Oeste, onde Expedito Epaminondas Ferreira, conhecido como 'Dito', 80 anos, e uma criança identificada como Lucas Pereira Epifânio, 7 anos, que residiam em Francisco Dantas, morreram em um capotamento de carro, na parede do açude público.
De acordo com a polícia, o Pálio de cor branca, placa HVZ - 6302/RN, conduzido por uma mulher identificada apenas como 'Berinalva', caiu da parede do açude, ficando submerso nas águas profundas do reservatório.
A polícia disse ainda que a motorista conseguiu fugir do local. Os outros dois ocupantes do veículo foram socorridos para o Hospital de Pau dos Ferros, mas morreram antes de dar entrada na unidade hospitalar.
Os corpos foram removidos para o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), examinados e liberados para sepultamento. Até o momento, a condutora do veículo não havia se apresentado à polícia para contar sua versão.

PUBLICIDADE:




 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons