i

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Alunos socializam técnicas de controle de praga da cultura da banana com agricultores familiares de Ipanguaçu-RN

A ação, que faz parte do projeto de extensão “Manejo Agroecológico do Moleque da Bananeira”, foi coordenada e executada pelos estudantes do Curso Técnico em Agroecologia, João Luis Gomes e Maria da Conceição Bezerra.

Alunos socializam técnicas de controle de praga da cultura da banana com agricultores familiares de Ipanguaçu-RN
No dia 23 do corrente mês, aconteceu na comunidade rural Olho D’ água, município de Ipanguaçu, um momento de socialização de técnicas de manejo agroecológico de uma das principais pragas da cultura da banana.  A ação, que faz parte do projeto de extensão “manejo agroecológico do moleque da bananeira”, foi coordenada e executada pelos estudantes  do curso técnico em agroecologia João Luis Gomes e Maria da Conceição Bezerra. Esta, contou com a participação de agricultores e agricultoras familiares da comunidade onde a UTD (Unidade Técnica de Demonstração) foi instalada. Esses atores locais, além de terem contribuído com suas experiências, evidenciaram a satisfação de estarem tendo a oportunidade de saber sobre formas alternativas de controle desse inseto, como percebemos na fala do Sr. Luiz, um dos participantes dessa prática de campo: “Faz tempo que combatemos essa praga, mas não sabíamos da importância desse monitoramento e que tinha essas formas de combate sem uso do veneno”.

No projeto, os estudantes também realizam palestras sobre o tema em escolas da rede pública municipal, além de promoverem oficinas com práticas de campo para os alunos do curso técnico em agroecologia, em outra UTD instalada na área do Câmpos do IFRN-Ipanguaçu, colaborando assim com a formação desses futuros profissionais. Além dos estudantes citados, os professores Saint Clair Lira e Montesquieu Vieira compõem a equipe de trabalho do projeto.

Portal IFRN

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons