i

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Livro é lançado na 15ª Jornada pedagógica em Ipanguaçu


Foi lançado na manhã desta terça-feira (08) o livro do escritor e pesquisador goiano, Wagner Bezerra, durante a 15ª jornada pedagógica 2011 do município de Ipanguaçu. O lançamento aconteceu no auditório do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), da cidade. O livro foi o primeiro lançamento nacional, seguindo a estratégia de fazer alcançar o público das escolas públicas.


Wagner Bezerra é mídia-educador e pesquisador, escritor nas áreas de Educomunicação e Alfabetização Midiática. E autor do livro Manual do telespectador insatisfeito. Atuou como documentarista, diretor e roteirista do média-metragem O semeador de livros. É diretor e roteirista de programas de educação à distância, como TV Escola e Plantão da Língua Portuguesa, produzidos na TVE/RJ, entre 1996 e 1998. Graduou-se em Marketing pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar), com especialização em Políticas Públicas pela Escola de Políticas Públicas e Governo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O autor destaca, a mídia como um aliado na educação. O beneficio ou maléfico da TV e da internet dependendo da maneira responsável de seu uso e ai os pais e professores têm um papel importante. É com este propósito que O Segredo da Caverna foi escrito, utilizando uma fabula para discutir o assunto. 

“É um livro para crianças e adolescentes, mas que todo adulto deve ler para pensar melhor na hora de desligar ou ligar a TV e também é uma boa ferramenta para saber como falar com os filhos” frisa Wagner que ainda mediou à palestra sobre, Metodologias Midiáticas: Em busca de uma comunicação inclusiva no campo, durante a realização do lançamento.

O livro 

Imaginem uma caverna muito profunda e escura. De tão escura, que a luz só penetra vestida de sombras. Lá, a realidade é somente aquilo que se consegue ver por entre as próprias sombras. De tão profunda, a caverna mais parece um túnel sem-fim. Ela é toda escarpada, cheia de ribanceiras e desfiladeiros, como uma montanha íngreme quase impossível de ser transposta ou escalada. Nesse lugar habita um povo que vive acorrentado! É a história desse povo que Wagner Bezerra se propõe a contar no livro "O Segredo da Caverna: A fábula da TV e da internet.

O livro está disponível para venda na Editora Cortez e pela internet. O texto convoca a família e a escola a atuarem como protagonistas da alfabetização para os meios de comunicação, em especial a TV e a Internet. O texto posiciona-se como auto-ajuda para a relação entre mídia, crianças, jovens, pais e professores.

A jornada

Além do lançamento do livro, a 15ª Jornada Pedagógica traz palestras e oficinas que discutem o tema proposto para este ano: “Currículo Escolar e Gestão de Ensino: ideais libertários de educação do campo e metodologias midiáticas”.

Segundo adiantou a professora Jeane Dantas Bezerra, nesta quarta-feira (09) a programação segue com a prestação de contas 2010 - Divulgação e discussão dos resultados educacionais do ano letivo de 2010 na rede municipal de ensino, e o início das atividades dos ateliês de Formação.


Fotos:









 

Coordenador do PT no Vale do Açu participa hoje do programa Panorama do Vale


Coordenador do Partido dos Trabalhadores (PT) da região do Vale do Açu, e militante do município de Ipanguaçu, Joildo Lobato Bezerra, participa hoje (08) do programa Panorama do Vale, que é transmitido pela rádio Princesa do Vale, e vai ao ar a partir das 18hs.

O militante do PT falará sobre o agendamento de reuniões, dos diretórios municipais ou comissões provisórias que constituem a região do vale, para que possam acompanhar as discussões e encaminhamentos relacionados à Conjuntura Municipal, Organização Partidária e as perspectiva para o Processo Eleitoral de 2012. “Nosso objetivo é organizar o partido em seus municípios” antecipa Joildo Lobato.

Assim o pólo e o Diretório Estadual ficaram informados do quadro situacional dos municípios que constituem a região do vale, (Assú, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá, Pendências, São Rafael, Macau e Porto do Mangue).

Idema vai permitir desobstrução dos rios



Consórcio Intergestores Vale Unido (G-12) se reúne com 
vice-governador do RN. Foto: Twitter @fabiofaria33
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) deverá realizar vistorias nos rio Piranhas/Açu e Pataxó ainda nesta semana para liberar ações de desobstruções em seus leitos, de acordo com solicitação das prefeituras. A decisão foi tomada ontem, durante reunião com o secretário estadual de Recursos Hídricos, vice-governador Robinson Faria, em Natal.


O encontro, proposto pelo Consórcio Intergestores Vale Unido (G-12), contou com a participação dos prefeitos de Assu, Ipanguaçu, Carnaubais, Itajá, Pendências e Alto, além do deputado Fábio Faria, representante da bancada federal.



De acordo com o prefeito Ivan Júnior, o consórcio espera a liberação do Idema para iniciar o trabalho de retirada da mata e entulhos que está obstruindo a passagem da água nos mananciais. "Também vamos trabalhar na retirada de areia em pontos considerados críticos", disse Ivan.


O prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, disse esperar uma autorização em caráter especial para limpar a vegetação e retirar areia do rio Pataxó, tendo em vista que o seu município é o mais prejudicado de todo o Vale. Ele pretende iniciar o trabalho desde a passagem molhada, da comunidade de Luzeiro, até o entroncamento com o rio Açu. "O início do trabalho vai depender da agilidade do Idema. Eles vão fazer uma vistoria ainda nesta semana", completou.


Ivan Júnior lembra que em 2009 muitas propriedades agrícolas em Assu foram inundadas, deixando as pessoas ilhadas e prejudicando lavouras e criações. Ele lembra que fez um pedido à bancada federal para que possa articular, o mais rápido possível, um projeto grande de desassoreamento de todo o rio Piranhas/Açu. "Será uma obra cara, mas no final das contas sairá barata quando reduzir os prejuízos da carcinicultura, do sal e do petróleo", explicou.



O prefeito revelou que já existe um projeto no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e o trabalho dos parlamentares potiguares será apenas de cobrança. 



Na reunião de ontem, Ivan Júnior explicou ao vice-governador que o G-12 foi à reunião em busca de uma ação articulada entre o Governo e as prefeituras. "Sabemos que uma solução definitiva carece de mais tempo. Uma ação a curto prazo será realizada, o que deverá amenizar as consequências provocadas pela sangria da barragem.", afirmou.



Para Robinson Faria, o trabalho paliativo proposto agora não anula a necessidade de uma ação definitiva para o problema. "Alternativas a curto prazo foram discutidas e acordadas entre os maiores interessados, os prefeitos de cada uma das cidades. Isso não quer dizer que deixamos de lado a discussão real de soluções definitivas, que beneficiem toda a região. O nosso trabalho está só começando, disse durante o encontro o secretário de Meio-ambiente e Recursos Hídricos", concluiu Robinson Faria.


Presidente da Câmara de Ipanguaçu garante apoio a candidatura a reeleição do prefeito Leonardo

Da redação da rádio Princesa do Vale


A Câmara Municipal de Ipanguaçu agendou para o dia 18 de fevereiro (uma sexta-feira), a primeira sessão ordinária, do primeiro período da legislatura do ano de 2011 naquele município. Como de costume, segundo o presidente do parlamento mirim, Vereador Tunefis Moraes, os trabalhos serão iniciados com a presença do prefeito Leonardo Oliveira, que apresentará a sua mensagem anual de governo aos vereadores e a população em geral. O presidente da câmara ipanguassuense, diz acreditar que 2011 será um ano de muito trabalho no parlamento mirim de Ipanguaçu, adiantando que todos trabalhos do primeiro período devem ser concluídos até o dia 15 de julho.

O Presidente do legislativo de Ipanguaçu, também comentou sobre a situação do seu município, com vistas às ações preventivas que visam preparar a comunidade para o período invernoso que se anuncia pelos órgãos competentes para a região. Tunefis Moraes, conta que a câmara tem permanecido atenta a tudo que vem sendo feito, afirmando que os vereadores de Ipanguaçu estão participando de todas as discussões junto à prefeitura, juntamente com a comissão da defesa civil.

Falando sobre sua posição política para as eleições municipais do próximo ano, o presidente da câmara de Ipanguaçu, vereador Tunefis Moraes, garantiu que sua candidatura será visando manter seu mandato na câmara municipal. Segundo o vereador os comentários surgidos em alguns setores da imprensa na região, não expressam o seu projeto, afirmando que caminhará ao lado do prefeito Leonardo Oliveira, que também buscará ser reeleito.

Temporada cultural 2011 é aberta




Aconteceu neste último sábado (05) a primeira apresentação após a inauguração no dia 23 de dezembro, na instalação do Teatro Municipal Maria Eugênia Maceira Montenegro.

Apresentação foi realizada pela Companhia de Dança e Teatro, Dança Comigo. O grupo é composto por trinta alunos da Escola Estadual Manuel de Melo Montenegro, conforme o professor responsável pelo grupo, Adrianizio Menezes do Nascimento, a ideia partiu da necessidade de resgatar os alunos que estavam distante da sala de aula, como forma de motivá-los para a permanência em sala de aula. “Eles tem a oportunidade de participar da companhia, desde que esteja dentro das atividades curriculares da escola” destaca o professor.


O grupo retratou na peça teatral os erros de português, concordância verbal e não verbal como também erros comuns durante o dia a dia das pessoas, o grupo de teatro e dança concluiu a apresentação com diversos tipos de dança.

Segundo o secretário de cultura e Turismo, Fernando Neto, frisa que a Secretaria de cultura estará sempre à disposição de grupos organizados e de pessoas que queiram engajar nesse processo cultural.

Para participar da companhia basta estar matriculado em uma das unidades escolares do município e gostar de dança e teatro, ou procurar o professor na Escola Estadual Manuel de Melo Montenegro para mais informações.

Fotos:


 





 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons