i

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Prefeitura de Ipanguaçu realiza nesta sexta "Dia D" de mobilização pela saúde do homem


Em outubro o Brasil se mobiliza para “Outubro Rosa”, campanha para prevenção ao câncer de mama,  neste mês de novembro o foco é o "Novembro Azul", campanha destinadas aos homens de todo o país contra o câncer de próstata. A iniciativa integra a programação mundial para conscientizar pessoas do sexo masculino quanto à prevenção da doença.

E para promover esta conscientização e mobilização a favor da saúde do homem a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Saúde desenvolverá nesta sexta-feira(28) durante toda a manhã no Centro de Saúde Tibúrcio Freire, o "Dia D de mobilização pela saúde do homem". 

A mobilização segundo o secretário de saúde, Tales Alves Praxedes, transcorrerá por toda a manhã. "Estaremos logo cedo recepcionando todos os homens para um café da manhã. Será uma programação voltada inteiramente para os homens maiores de 40 anos de nossa cidade a se cuidar, todos são convidados", afirma. 

Na programação será oferecido os serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicose, palestras, atendimento cardiológico (com encaminhamentos), além da realização de eletrocardiograma e coleta de sangue para exame de PSA. 


"O PSA é realizado através de uma coleta de sangue após jejum mínimo de 4 horas. Os homens que queiram fazer o exame devem ir em jejum portando os documentos pessoais como o RG e o carrão do SUS", orienta o secretário. 

Prefeitura de Ipanguaçu realiza semana do bebê que segue até o sábado


O município de Ipanguaçu vem vivenciando durante toda essa semana de uma ação intersetorial para a mobilização da “Semana do Bebê”, as atividades que começaram na última segunda-feira(24) segue até o próximo sábado(29) com a “Caravana dos Direitos das Crianças e Adolescentes”. A ação pretende mobilizar gestantes, crianças e adolescentes para os cuidados e preservação dos direitos dos pequenos no município potiguar.

A programação que tem continuidade nesta sexta-feira(28) prevê o 1º chá de fraudas, o encontro acontecerá no Teatro Municipal Maria Eugênia das 8 às 12h. A tarde às 17h uma passeata com os bebês ocorre com a benção, divulgação e a premiação do Bebê Feliz 2014 além da apresentação da Lei que institui a Semana do Bebê no município.

Segundo o coordenador municipal do Selo Unicef, Luís Antônio Tavares, as atividades estão disponível a toda a comunidade. “As mães podem vim participar das atividades, estamos com uma semana bem movimentada contando com a participação ativa de todo o público alvo. Queremos com toda a programação fortalecer as ações direcionado as mães, crianças e adolescentes”, destaca. 

No sábado(29) a Caravana DCA acontecerá das 8 ás 12h na Escola Municipal Professora Julieta Moura Souza, na comunidade de Arapuá, com oferta de serviços de saúde, com atendimento de médico, psicólogo, fonoaudiólogo além atendimento educativos, psicopedagógico e atividades de lazer com a oferta de aulas de xadrez, dama entre outras modalidades, como também atendimento do Ministério Público e do Conselho Tutelar.


Aa ação intersetorial envolvendo as Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Programa Saúde na Escola (PSE) e os Conselhos Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e o Ministério Público Federal.

Secretaria de Saúde de Ipanguaçu atinge meta vacinando mais de 95% das crianças contra paralisia infantil, sarampo e rubéola


Em Ipanguaçu a Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil, sarampo e rubéola vem dando prosseguimento por todo o município. Nas últimas semanas a Secretaria Municipal de Saúde do município promoveu mobilizações nas unidades básicas de saúde afim de atender a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 95% do público alvo.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Thales Alves Praxedes, as ações articuladas com as equipes do Programa Saúde da Família possibilitaram a ampliação do atendimento da meta. “A campanha de vacinação segue até essa sexta, pouco menos de 5%  das crianças ainda precisam ser vacinadas, estamos mapeado para identificar quem são essas crianças. O município quer muito imunizar todas por acreditar que a prevenção é uma meta a ser cumprida”, frisa o secretário. 

A campanha de imunização teve início em 8 de novembro, o público alvo desta campanha são todas as crianças de 6 meses e menos de 5 anos. Das 1.108 crianças que precisam ser vacinadas 1.080 já foram imunizadas. As crianças que ainda não receberam as doses, pais ou responsáveis podem seguir até esta sexta(28) no Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira portando a carteira de vacinação. 


Doenças

Segundo o Ministério da Saúde a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.


O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons