i

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

NOTA DE PESAR


É com profundo pesar que o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, em nome de todos os servidores do Poder Executivo Municipal, transmite fraternos pêsames à enlutada família do servidor Francisco Bandeira Sobrinho, lamentavelmente falecido aos 43 anos.

Bandeira trabalhava na Prefeitura de Ipanguaçu, onde era conhecido por sua simpatia. Por seu jeito de ser, sempre comunicativo, portador de um sorriso franco e alegre, ele era muito querido por todos os colegas.

O velório se inicia nesta manhã em sua residência, no centro de Ipanguaçu, à Rua Felix Rodrigues. A missa de corpo presente acontece a partir das 08 horas desta terça-feira (01). Na sequência, ocorrerá seu sepultamento no Cemitério Público de Nossa Senhora de Lourdes.

Neste momento de dor, diante de tão trágica e inesperada notícia, que gerou comoção entre os servidores municipais, amigos e familiares, o prefeito Leonardo Oliveira decreta ponto facultativo nesta segunda-feira (31) em todas as repartições públicas municipais e luto oficial de três dias, com bandeiras a meio-mastro.



Leonardo Oliveira
Prefeito do Município de Ipanguaçu

Dilma diz que Comissão da Verdade vai tornar o país mais transparente

A Lei do Acesso à Informação vai permitir que todos os brasileiros consultem documentos e informações produzidos pela administração pública.

Foto: Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (31) que a lei que regulamenta o acesso a informações públicas e a criação da Comissão da Verdade vão tornar os Estados brasileiros mais transparentes. Durante o programa Café com a Presidenta, ela disse ainda que o objetivo do governo é garantir o exercício pleno da democracia.

“A Lei do Acesso à Informação vai permitir que todos os brasileiros consultem documentos e informações produzidos pela administração pública. Isso vai valer para o Poder Executivo, para o Legislativo, para o Judiciário e para o Ministério Público, tanto no governo federal quanto nos estados e nos municípios.”

Segundo Dilma, cada órgão terá seis meses para publicar em uma página na internet informações sobre atuação, contratos, licitações, gastos com compras, repasses e transferências de recursos. “Isso vai permitir que as pessoas saibam, por exemplo, quanto a escola pública em que o filho estuda recebe para a merenda escolar e o valor que o SUS [Sistema Único de Saúde] repassa para os serviços de saúde da sua cidade”, completou.

Sobre a criação da Comissão da Verdade, a presidenta avaliou que o ato representa o resgate da história brasileira. Durante o programa, ela lembrou que ainda há episódios de desaparecimentos e mortes não esclarecidos.

"A intenção é somente esta: trazer à luz uma parte da história do Brasil ainda desconhecida, para que isso nunca mais volte a acontecer em nosso país”, disse. “O conhecimento, a informação e a verdade são indispensáveis para o exercício da cidadania. E as novas leis tratam justamente disso”, concluiu.

Ao final do programa, Dilma parabenizou os atletas brasileiros que participaram dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Segundo ela, 40% deles receberam apoio do governo federal por meio do Bolsa Atleta. Ao todo, o país conquistou 141 medalhas.


Por Redação do Nominuto.com, com informações da Agência Brasil

Pequena filipina simboliza o ser humano de número 7 bilhões

bebe_filipinas_ap
A Ásia, onde vivem dois terços da população mundial, recebeu simbolicamente o ser humano de número 7 bilhões, uma pequena filipina de nome Danica cujo nascimento foi celebrado em Manila e ilustra os desafios planetários de crescimento demográfico.

O planeta atingiu a população de seis bilhões em 1999. Na ocasião, a ONU escolheu Adnan Nevic, um menino nascido em Sarajevo, como representante simbólico da marca. Desta vez, a ONU optou por não designar nenhuma criança com antecedência e vários países pretendiam reivindicar a efeméride.
Danica May Camacho (foto), nascida no domingo, dois minutos antes da meia-noite, no José Fabella Memorial Hospital, um centro público da capital filipina, tem 2,5 quilos. Seus pais, Florante Camacho e Camille Dalura, foram felicitados por representantes das Nações Unidas.
"É muito bonita. Não posso acreditar que seja a habitante sete bilhões do planeta", comentou emocionada Camille Dalura na sala de partos, invadida pela imprensa. Danica receberá uma bolsa de estudos e seus pais uma quantia em dinheiro para abrir uma loja.
"O mundo e seus sete bilhões de habitantes formam um conjunto complexo de tendências e paradoxos, mas o crescimento demográfico faz parte das verdades essenciais em escala mundial", declarou a representante do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) nas Filipinas, Ugochi Daniels.
Fonte: France Press, via G1
Foto: AP

Especialista orienta como as mulheres podem se prevenir da doença

cancer_de_mama_2

O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente no mundo, sendo o de maior incidência entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mesmo com a crescente incidência da doença, especialistas afirmam que é possível previr o câncer de mama. Além disso, os médicos alertam que se diagnosticado e tratado precocemente, o prognóstico de cura é relativamente positivo.

De acordo com o oncologista e presidente da Liga Mossoroense de Combate ao Câncer, doutor Cure de Medeiros, a incidência do câncer de mama nas mulheres começa a partir dos 40 anos de idade. No entanto, a faixa etária de incidência crescente e progressiva da doença compreende mulheres acima dos 50 anos de idade.

"O pico maior da doença se encontra com as mulheres acima de 50 anos. Mas há casos de câncer de mama com jovens de 20 anos. Por isso, os cuidados preventivos são importantes e devem ser tomados cada vez mais cedo", esclarece doutor Cure.

O especialista destaca que foi comprovado cientificamente que existem formas preventivas do câncer de mama. "A atividade física, a alimentação balanceada, ou seja, comendo menos e bem, evitando a obesidade e hábitos para uma vida saudável sem estresse são mecanismos de prevenção contra qualquer tipo de câncer, inclusive o de mama", explica o oncologista.

Mesmo realizando hábitos de vida saudável, doutor Cure de Medeiros ressalta que é necessário acompanhamento médico para diagnóstico precoce caso ocorra o surgimento do câncer.

"Acima dos 40 anos toda mulher deve fazer um exame de mamografia por ano. É um direito da mulher garantido por lei, se por ventura o médico se recuse a prescrever o exame, ela deve mudar de profissional e assim ser submetida à mamografia. Já as mulheres mais jovens devem fazer o autoexame de mama. Porém, as pessoas que tiveram incidência de câncer de mama na família precisam de cuidados redobrados, pois estão no grupo de risco em virtude do histórico familiar", enfatiza doutor Cure de Medeiros.

As estatísticas comprovam o crescimento da doença no país. Segundo o Inca, no Brasil as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas. O instituto avalia que o diagnóstico da doença em estágios avançados seria a causa.

O mossoroense

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons