i

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ficha limpa é sancionado pelo presidente Lula sem alterações


Justiça vai decidir se regras valerão para eleições de outubro.
Projeto proíbe candidatura de condenados em colegiados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (4) o projeto ficha limpa, que proíbe a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos. Segundo a Casa Civil, Lula não fez qualquer veto ao texto aprovado pelo Senado. O Diário Oficial de segunda-feira (7) deverá trazer a sanção de Lula.

Como a sanção aconteceu antes do dia 9 de junho, caberá agora ao Judiciário decidir se o projeto provocará efeitos já nas eleições de outubro. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que apresentou o projeto ao Congresso com mais de 1,6 milhão de assinaturas, entende ser possível aplicar já.

O projeto ficha limpa sofreu mudanças no Congresso. A versão inicial, do movimento, desejava a proibição de políticos condenados já em primeira instância. Ainda na Câmara, optou-se por proibir apenas os condenados por colegiados, o que acontece geralmente na segunda instância ou nos casos de quem tem foro privilegiado.
O texto que sai do Congresso permite um recurso extra para condenados em colegiados a um órgão superior. Neste caso, se o outro órgão permitir a candidatura ele terá de julgar com prioridade o processo em andamento.
A versão final pode gerar dúvidas sobre a aplicação. O texto que saiu do Senado colocou em todas as hipóteses de condenação expressões com tempo verbal no futuro, como “os que forem condenados” ou “ os que renunciarem” para escapar de cassação. Com isso, existem divergências se a regra vale para quem já está condenado dentro do que prega o projeto.

FONTE: G1
 

PREFEITURA DE IPANGUAÇU RECEBE ACERVO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL


Na manhã de hoje (04), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo recebeu do Ministério da Cultura todo acervo e material completo para a instalação da biblioteca publica municipal.

A biblioteca está orçamentada em 38,000,00 mil reais com mais de 1087 livros, TV, DVD, computadores, estantes, mesas, cadeiras e totalmente climatizada.

O fruto dessa conquista foi adquirido na ultima viajem do prefeito Leonardo Oliveira à Brasília no período 18 a 20 de maio na XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, durante a viagem o prefeito esteve em contato com o Ministério da Cultura para agilização da tão esperada biblioteca, que há anos está desativada.

Todo o matéria foi recebido pela vice-prefeita Vera-Lúcia, o Secretário de Cultura Fernando Neto e a Secretária de Educação Jeane Dantas.

Para a vice-prefeita Vera Lúcia, “Este é um ato grandioso do governo federal, que atenderá toda a comunidade”.

A secretária municipal de educação Jeane Dantas ressalta a luta do governo municipal, e que a biblioteca representa um avanço educacional para o município de Ipanguaçu.

O secretário de Cultura Fernando Neto, revela a importância da biblioteca e espera que os Ipanguaçuenses possam aproveitar a leitura que significa engrandecimento cultural do povo, e lembra as palavras do prefeito Leonardo nos primeiros meses de sua gestão: “Precisamos urgentemente de uma biblioteca municipal para que a nossa população tenha o habito de visitar a biblioteca para que possam fazer pesquisas e aprendam cada vez mais a gostar de ler”, relembra o secretário Neto.

 

PUBLICIDADE:

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE IPANGUAÇU TEM INICIO NESTE SÁBADO


Inicia amanhã (05) a primeira noite em comemoração as festividades juninas do município de Ipanguaçu. Segundo o secretário de Cultura e Turismo Fernando Neto,  a programação  tem inicio amanhã 05 de junho até o dia 10 de julho. A festa tem inicio com forró dos amigos na Granja Veneza com as atrações: Forró Bora mais eu e Gilson do Acordeom e Bolão de Vaquejada no Parque Manoel Avelino – Sitio de Lila com atração: Discoteca a Favorita. O secretário conta que os eventos acontecerão no centro da cidade e também em outras localidades rurais do município.

“Faremos uma grande festa que prima pela tradição desta época do ano, que envolve o autêntico forró, as quadrilhas e as brincadeiras que encantam  e transformam um grande arraial fortalecendo a identidade sertaneja de nosso povo”, destacou o secretário de cultura Fernando Neto.





Programação:


DIA 05/06/2010: 22HS – FORRÓ DOS AMIGOS
Local: Granja Veneza
Atrações: Forró Bora mais eu e Gilson do Acordeom

- Bolão de Vaqueijada
Local: Parque Manoel Avelino – Sitio de Lila
Atração: Discoteca a Favorita

DIA 10/06/2010: 20HS – ARRAIÁ DO ELIZA
Local: Espaço Pastoral Pe. Valtair Lira Lucas
Atração: Almir dos Teclados


DIA 11/06/2010: SÃO JOÃO DA NOSSA TERRA
Local: Praça Nossa Senhora de Lourdes
20h – apresentações culturais
- Feira de Artesanatos e comidas típicas
-concurso de quadrilhas juninas
21hs - Concurso de quadrilhas tradicionais
Atrações: Forrozão Arretado e Malandros do Forró.

DIA 13/06/2010: FORRÓ DO BODIM – OLHO D’ÁGUA
16h – Pau de Sebo
- Corrida de jegue
- Gato no Pote
20h – Apresentações Culturais
21h –Atração – Almir dos Teclados

DIA 19/06/2010: ARRAIÁ DAS PASTORAIS
20hs – Local: Centro Pastoral
Atração: Traquinos do Forró

DIA 26/06/2010: FORRÓ NAS PEDRINHAS
20 – Apresentações culturais
22 – Atração: Almir dos Teclados

DIA 03/07/2010: FESTA DE SÃO PEDRO EM PATAXÓ
Local: Praça de São Pedro
Atrações: Forró da Pegação e Pode Balançar

DIA 09/07/2010: FORRÓ NA PICADA
22hs: atrações: Deixe com Nós e Almir dos Teclados

DIA 10/07/2010: FORRÓ ITINERANTE
16hs – Exposição da Cultura Junina
- Apresentação
- Feira do Cordel
- Emboladas de Coco
- Escolas Municipais

SECRETÁRIA PARTICIPARÁ DE REUNIÃO SOBRE PROJETO UCA - UM COMPUTADOR POR ALUNO


A secretária de Educação Jeane Dantas e a diretora da escola municipal Maria Rizomar do Conjunto Habitacional Presidente Lula, participarão nesta terça-feira (8), de uma reunião na Secretaria Estadual de Educação em Natal, com a professora Maria Aparecida. A reunião tem como pauta o Projeto  UCA - Um Computador por Aluno, a professora Maria Aparecida passará para a secretária e a diretora todas as orientações e procedimentos que o município deverá tomar para o recebimento do projeto.

PUBLICIDADE:

 

ORDEM DE SERVIÇO PODE SER ASSINADA AINDA ESTE MÊS


Ainda neste mês de junho o prefeito Leonardo Oliveira deverá está assinando a ordem de serviço de pavimentação do bairro Travessa Itú (bairro Pinherião). Segundo o secretário de obras e Urbanismo Luzinaldo Oliveira a obra está orçamentada em R$ 202, 42,55, cerca de 8.742M² estará sendo totalmente pavimentada. A pavimentação dará acesso/ligação ao bairro Maria Romana. 

 

 

PUBLICIDADE:

GRUPO MATER DEI LANÇA NOVO CD


Aconteceu ontem (03) após a missa o lançamento do novo CD do grupo Mater Dei volume 3 “Mar de Devoção”. O CD é composta por 13 faixas mais uma faixa bônus.

O show católico aconteceu no Espaço Pastoral Pe. Valtair Lira Lucas onde reuniu amigos e adeptos da boa música dos Ipanguaçuenses que deram um show.

Após show os integrantes do grupo Mater Dei: Poliana Rocha, Silvana Fonseca, Sumaira Fonseca, Rômulo Fonseca e Lara Fonseca terminaram a noite com a venda do CD autografados.

 

(Veja as fotos aqui)

 

PUBLICIDADE:





Católicos Ipanguaçuenses celebraram Cristo na Eucaristia


Fiéis participaram, ontem, da adoração ao santíssimo durante todo o dia e da missas e procissões em comemoração ao feriado de Corpus Christi. A festa, realizada na quinta-feira seguinte ao Domingo de Pentecostes, celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. Na paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Ipanguaçu. Neste ano foi feito os tradicionais tapetes temáticos. Após a missa aconteceu a procissão pelo centro da cidade. 




PUBLICIDADE:



 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons