i

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Tratores de esteiras viabilizaria o desmatamento no leito do rio, explica professor do IFRN

O blog recebeu o comentário do professor do IFRN/ campus de Ipanguaçu, Júlio Justino, que explica que tratores viabilizavaria a desobstrução no leito dos rios, e ainda conta as principais causas das enchentes no vale do Açu.

Veja o comentário.


O Vale do Açu está com risco de inundações, tendo em vista principalmente, que a mata existente em seu leito, provoca a formação de grandes bancos de areias, impedindo ou obstruindo o escoamento da água.

Sabemos que muitos fatores contribuem para o assoreamento do Rio, como: desmatamentos, compactação dos solos pela agropecuária tradicional provocando erosão, construções de pontes, barramentos, passagens molhadas, drenos, etc., mas a mata que vem se formando no leito do Rio Açu, principalmente pelas espécies nativas de calumbi, unha de gato e mofunbo, formamdo verdadeiras touceiras, considero o principal fator que vem contribuindo para o assoreamento do Rio e consequentemente provocando as enchentes.

Essa tarefa para o desmatamento, não demanda grandes recursos, ou seja, com apenas tratores de esteiras, será possível viabilizar o desmatamento e com o leito do rio livre da mata, aumenta a velocidade da água, provoca o carreamento da areia que está assoreada, aumenta a vazão e consequentemente diminui as inundações.
Ipanguaçu/RN, 22 de janeiro de 2011.

Júlio Justino de Araújo
Engº. Agrº, M.Sc. Irrigação e Drenagem
Professor IFRN Campus Ipanguaçu


Nota do Blog: Professor, o blog agradece o comentário, este espaço estará aberto  para o senhor e todos que queiram discutir assuntos importantes para a sociedade.

Taça Ipanguaçu de Futsal tem continuidade hoje


A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Ipanguaçu da continuidade nesta segunda-feira (24) o calendário esportivo 2011 com o a Taça Ipanguaçu de Futsal categoria pré-mirim, mirim e feminino, que acontece até o dia 05 de fevereiro.

Os jogos continuarão acontecendo no ginásio poliesportivo, José Araujo Filho, com três jogos por noite, com inicio ás 19h15min.  

Segundo a Secretaria de Esporte os jogos de hoje acontece entre a Escolinha do Aldo x Língua de Vaca nas categorias pré-mirim e mirim, e na categoria feminina, Língua de Vaca enfrenta a equipe do Luzeiro.

A primeira Taça Ipanguaçu de Futsal reunirá mais de dez equipes em um total de 320 atletas local das categorias de base masculino e feminino. O evento promovido pela Secretaria de Esporte abre oficialmente o calendário esportivo deste ano de 2011, que prevê mensalmente competições com atletas de varias idades, promovendo assim o esporte com diversas modalidades esportivas, além de outros projetos ligados a secretaria.

Sai lista de aprovados no SiSU


Foram selecionados 82.949 estudantes de um milhão de candidatos.Divulgação da primeira chamada estava prevista para esta segunda (24).
O Ministério da Educação divulgou neste domingo (23) a lista de aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Foram selecionados 82.949 candidatos, segundo o ministério. A divulgação estava prevista para esta segunda-feira (24).

Foram oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior. Segundo o MEC, entre 16 e 20 de janeiro, o SiSU registrou 2.020.157 inscrições, feitas por 1.080.194 candidatos. O número de cantidatos é equivalente a cerca de um terço do total de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010.
Os aprovados têm os dias 27, 28 e 31 de janeiro para fazer matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados. A documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual, disponível no sistema, e na própria instituição.
Após esse prazo, se ainda houver vagas disponíveis, serão feitas duas outras chamadas para convocação dos candidatos aprovados. Outras duas chamadas estão previstas, uma para 4 de fevereiro, que terá matrículas em 8 e 9 de fevereiro, e outra para 13 de fevereiro, com matrícula em 15 e 16 de fevereiro.
Os estudantes que foram selecionados, nesta primeira chamada, em sua primeira opção de inscrição não serão convocados nas chamadas posteriores — nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula.
Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. Os estudantes terão de declarar interesse em participar da lista de espera entre 13 e 17 de fevereiro.
Fonte: G1

Secretaria de Educação de Ipanguaçu inicia entrega de material do Programa Brasil Alfabetizado

A Secretaria Municipal de Educação de Ipanguaçu deu inicio nesta segunda-feira (24) a entrega do material escolar dos professores e alunos do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

Serão entregues mais de 500 kits para os alunos com, pasta, caderno, borracha, apontador e caneta, como também 43 kits para os professores contendo todo o material que será trabalhado nas salas de aulas na zona rural e urbana da cidade.

O programa Brasil Alfabetizado tem como público alvo todo e qualquer cidadão analfabeto que possua 15 anos ou mais. O intuito é dar a possibilidade de todos os cidadãos terem acesso à cidadania por meio da educação.

Segundo uma das coordenadoras do programa, Janilene Araujo, o programa beneficiará cerca de 500 alunos na zona rural e urbana. Uma das metas do PBA é de que o programa possa erradicar ou amenizar o analfabetismo no município que segundo os dados do IBGE em 2007 é de 37% entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos.Pode-se afirmar que o objetivo central do programa é universalizar a educação. As aulas do programa devem estar indicando até a próxima semana pelos alfabetizadores”, frisa coordenadora, Janilene Araujo.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons