i

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Ipanguaçu consolida políticas de Assistência Social e recebe nota 9 no IdCRAS


O município de Ipanguaçu está entre as cidades potiguares que receberam classificação de nota 9 pelo Governo Federal. A divulgação foi feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social na última semana, segundo o órgão o município está entre os melhores do estado e do país na prestação de serviço e políticas de Assistência Social.

Está é a segunda vez que Ipanguaçu se consolida com a nota, em 2010 o município conquistou a mesma nota, ocupando as primeiras colocações no ranking dos municípios do Rio Grande do Norte (RN), através dos Indicadores de Desenvolvimento do CRAS (IdCRAS).

Para a secretária municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Cristina Oliveira, o município vem consolidando os trabalhos a cada ano, aprimorando e humanizando o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Temos uma atenção em todos os sentidos. Hoje a Assistência Social abre as portas pra atender da mãe, gestante que aguardam seu filho com todo o acompanhamento, até os idosos. Além das descentralizações dos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que faz chegar hoje a centenas de família de nossa cidade”, destaca a secretária. 

O resultado faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelo CRAS, a ações  essas desenvolvidas via Secretaria de Ação Social. A avaliação foi realizada pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), através de censo realizado no ano de 2013. 

Nos últimos anos, a Prefeitura através da  Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social(SEMTHAS) ampliou os Centros de Convivência nas comunidades de Arapuá, Pedrinhas, Pataxó, Serra do Gado e Porto, levando os serviços socioassistênciais também a zona rural, implantando programas e projetos que atendam os diversos seguimentos da sociedade. 

O ID CRAS é hoje o resultado da combinação de quatro indicadores dimensionais: atividades realizadas, horário de funcionamento, recursos humanos e estrutura física. O índice constitui-se, na combinação dos graus de desenvolvimento dimensionais, cujo resultado é expresso em um Indicador, que por sua vez apresenta 10 estágios de desenvolvimento dos CRAS, que varia de 1 a 10, sendo 10 o índice de um CRAS cujas 4 dimensões são superiores. 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons