i

sábado, 4 de setembro de 2010

ALUNOS MUNICIPAIS SÃO SELECIONADOS PARA ETAPA ESTADUAL DA OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA


Dois alunos municipais tiveram suas produções textuais selecionadas para a etapa estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, realizada pelo Governo Federal.
Na categoria memórias literárias e categoria poema. Os alunos Jalison Pires de Oliveira da Escola Municipal Francisco Florêncio Lopes e Ana Maria Oliveira Barreto da Escola Municipal Francisco Targino Nobre foram os textos classificados. As produções são de alunos das escolas da rede municipal de educação.
A comissão municipal, que é formado por professores da Secretaria de Educação de Ipanguaçu, encaminhou os dois trabalhos escolhidos para a Coordenação das Olimpíadas, esses textos e dos aluna, Elizete Cristina Silva dos Santos da Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro foi classsificada na categoria Crônica e da categoria Artigo de Opinião ficou com o aluno,  André Magri Ribeiro de Melo, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Os textos já foram encaminhados para participarem da etapa estadual.
A Etapa Estadual vai do dia 20 deste mês até o dia 22 de outubro. Nesta fase as produções escolhidas serão premiadas. Os professores e seus alunos autores dos 500 textos finalistas ganharão medalhas e livros.Os finalistas da etapa estadual seguem para a Etapa Regional. Esta acontece do dia 1º a 19 de novembro. Os 500 alunos semifinalistas e seus respectivos professores viajarão para uma capital brasileira, de acordo com a categoria em que estão inscritos.

Nesta viagem os participantes farão de atividades culturais e de formação. Os alunos também aperfeiçoarão seus textos que seguirão para Comissão Julgadora Regional.

Ao final do encontro, são selecionados até 152 finalistas. A premiação será medalha e aparelho de som portátil para professores e alunos e uma placa de homenagem para as escolas dos mesmos.
A professora que esteve na comissão municipal, Aloma Dayane, conta que os alunos do município de Ipanguaçu têm boas chances. “Estamos todos na torcida para que os alunos do município de Ipanguaçu possam ser classificados para as próximas etapas”
A Etapa Nacional será no dia 29 de novembro com um encontro nacional em Brasília para anunciar os 20 vencedores nacionais, sendo cinco de cada categoria. Os prêmios para professores e alunos serão medalha, microcomputador e impressora. Já as escolas receberão 10 microcomputadores, uma impressora e livros para a biblioteca. 

As Olimpíadas também contemplarão com um aparelho de DVD os professores autores dos 28 Relatos de Prática selecionados na etapa regional.

Vejam os selecionados:

NA CATEGORIA POEMA:

1º Colocado: Jalison Pires de Oliveira
Professora: Diana Lopes Bezerra
Escola Municipal Francisco Florêncio Lopes

2ª Colocada: Annaline Mayara Melo de Souza
Professor: Aluísio Aldenor de França
Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro

3º Colocado: Maurício Carlos de Lima
Professora: Maria de Lourdes Varela de Melo

CATEGORIA MEMÓRIAS LITERÁRIAS:

1ª Colocada: Ana Maria Oliveira Barreto
Professora: Angelina Luíza de Souza Neta
Escola Municipal Francisco Targino Nobre

2ª Colocada: Ana Luíza Nascimento da Silva
Professora: Diana Lopes Bezerra
Escola Municipal Francisco Florêncio Lopes

3º Colocado: Júlio Henrique da Silva Ferreira
Professora: Maria Keliane de Lima
Escola Estadual Posto Agropecuário

CATEGORIA CRÔNICA:

1ª Colocada: Elizete Cristina Silva dos Santos
Professora: Poliana Carla da Silva Rocha Frazão
Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro

2ª Colocada: Juliane Patrícia do Nascimento
Professora: Diana Lopes Bezerra
Escola Municipal Francisco Florêncio Lopes

3ª Colocada: Pamela Andrade de Oliveira
Professora: Patrícia Régia Medeiros de Araújo
Escola Estadual João Francisco da Costa

ARTIGO E OPINIÃO:

1º Colocado: André Magri Ribeiro de Melo
Professora: Aline Peixoto Bezerra
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

2º Colocado: Antônio Bruno Oliveira da Silva
Professora: Tayza Silva Teófilo
Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro

3ª Colocada: Aldenoura Barreto Lima da Silva
Professora: Patrícia Régia Medeiros de Araújo
Escola Estadual João Francisco da Costa.

CURSO DE GARÇOM É OFERECIDO PELA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


Estão ainda abertas as inscrições para o curso de qualificação profissional de garçom e garçonete. O curso tem como propósito instrumentalizar jovens e mulheres do município de Ipanguaçu a ingressar no mercado de trabalho. Como o mercado requer cada vez mais, qualificação profissional, a Secretaria de Assistência Social está oferecendo este curso a jovens maiores de 18 anos que a família esteja cadastrada no programa Bolsa Família. Para se escrever basta ir com os documentos pessoais e o numero no NIS ao CRAS das 7 às 17hs, de segunda a sexta.
Segundo a assessora técnica, Glória Josefa, o curso está previsto para ter inicio dia 20 de setembro, a assessora conta que com o ramo da hotelaria, restaurantes têm crescido aceleradamente nos últimos anos, acompanhando o ritmo de todos os setores de turismo, que se tornaram umas das atividades econômicas, o município vem mostrando a necessidade de profissionais qualificados para o a função de garçom e garçonete.

SECRETARIA ANALISA O PROGRAMA DE AÇÃO ARTICULADA (PAR)


A secretária de Educação de Ipanguaçu, Jeane Dantas Bezerra e membros da educação estiveram reunidos nos dias 02 e 03 com uma equipe do Ministerio da Educação (MEC) para discutir sobre o Programa de Ação Articulada (PAR).
Segundo a secretária-adjunta de Educação, Almeci Dantas, as assessoras do MEC, Maria Zélia Fonseca e Gerônima de Souza, estiveram no município reunidos com o comitê gestor e a comissão que elabora o PAR, para o monitoramento e acompanhamento do mesmo, cerca de 20 pessoas estiveram reunidos nos dois dias.
“Todos os programas e projetos da secretaria de Educação foram avaliados, todo o relatório será enviado para o MEC para a avaliação. Realizamos um ótimo trabalho podemos discutir como serão feitos os próximos procedimentos com os projetos e programas da Secretaria”, explica Almeci Dantas.

Iberê tem o apoio de 99 prefeitos, Rosalba 66 e Carlos 2

Dos 167 prefeitos do Estado, o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), conta com o apoio de 99 chefes do executivo municipal. Já a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem a preferência de 66 e o brizolista Carlos Eduardo Alves (PDT) é relacionado por apenas dois municípios.
QUADRO PARTIDÁRIO
O PSB da candidata Wilma de Faria, tem 43 prefeitos no Estado, sendo que 39 acompanham o seu candidato a governador Iberê Ferreira. Quatro optaram pela eleição da senadora Rosalba Ciarlini dos Democratas.
O PMDB do deputado federal Henrique Eduardo Alves comanda 40 prefeituras no Rio Grande do Norte. A senadora Rosalba Ciarlini recebe o apoio de 24 prefeitos bacuraus, enquanto 16 vestiram a camisa de Iberê Ferreira.
O PR do deputado federal João Maia, tem em seus quadros 17 prefeitos municipais, dos quais 16 sustentam a reeleição do governador Iberê e apenas um preferiu ficar com a ex-prefeita de Mossoró.
O Partido Progressista – PP domina 16 executivos municipais, sendo que 10 prefeitos serraram fileira com Rosalba Ciarlini para o governo do Estado e seis optaram por acompanhar o candidato governista.
Os Democratas do senador José Agripino Maia tem em seus quadros 16 prefeitos e a sua candidata à chefia do Executivo Estadual tem o respaldo de 12, enquanto Iberê Ferreira é apoiado por quatro agripinistas.
O PTB que é liderado pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira, conta oito prefeitos, sendo que cinco decidiram se compor com o governador Iberê Ferreira e três fecharam com Rosalba Ciarlini.
Complicação é nas hostes do PDT, pois dos sete prefeitos eleitos pela legenda, apenas dois apóiam a candidatura de Carlos Eduardo Alves. O governador Iberê Ferreira conta com três e a ex-prefeita de Mossoró tem a simpatia de dois.
Os seis prefeitos do PMN do deputado Robinson Faria, Presidente da Assembléia Legislativa Estadual, seguem a orientação do seu líder e integram a campanha política da senadora Rosalba Ciarlini.
O Partido dos Trabalhadores – PT, conta com quatro prefeitos eleitos no Estado e todos apóiam a reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza.
O PSDB do deputado federal Rogério Marinho, tem em seus quadros quatro prefeitos. Três alcaides serraram fileira com a candidatura de Iberê e um preferiu optar por Rosalba Ciarlini.
Os três prefeitos da legenda do PPS do deputado Vober Júnior apóia a candidatura de Iberê Ferreira, mesmo contrariando a orientação determinada pelo presidente da legenda Roberto Freire.
O Partido Verde tem apenas dois prefeitos eleitos no Rio Grande do Norte, e ambos apóiam a candidatura da senadora Rosalba Ciarlini.
O PHS do deputado Arlindo Dantas, só tem um prefeito em solo potiguar, e esse optou pela candidata dos Democratas ao governo do Estado.

Por Jurandi Santos.
retirado do blog de Robson Pires.

SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE IPANGUAÇU ESTEVE PARTICIPANDO DA CAPACITAÇÃO DE POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


A secretária municipal de Assistência Social e primeira dama do município de Ipanguaçu, Cristina Oliveira, esteve participando do período de 1,2 e 3 de setembro na cidade de Mossoró na Universidade Potiguar (UNP), do segundo modulo de Capacitação Continuada para os Operadores da Política de Assistência Social em âmbito do Rio Grande do Norte(RN).
O ciclo de capacitação teve inicio com os operadores do Projovem Adolescente onde também teve como continuidade a formação continuada na perspectiva da construção do Sistema Único de Assistência Social  - SUAS para os operadores dos CRAS e CREAS.
167 municípios do RN foram divididos em quatro pólos, Ipanguaçu e mais 35 cidades estão selecionados no Pólo Costa Branca.
A secretária da pasta da Assistência Cristina Oliveira, foi acompanhada da coordenadora do CRAS, Célia Maria da Silva e da assistente social do CRAS, Emanuelle Alves, onde também concluíram a capacitação nesta sexta.
“Essa iniciativa propõe ver e rever a prática do cotidiano, para aperfeiçoar o atendimento feito a crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social”, explica a secretária municipal Assistência Social, Cristina Oliveira.
A capacitação foi oferecida pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS e a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar – FUNDEP. 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons