i

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Festa Junina em Ipanguaçu terá ônibus que levará cultura às comunidades rurais




A Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, divulgou oficialmente nesta quinta-feira a programação junina 2013. Na programação os festejos terão início no dia 07 e segue até o dia 30 de junho com cavalgadas, shows, apresentações culturais e juninas. 

Segundo o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Fernando Neto, a programação foi montada com base na estrutura que a Secretaria já dispõe, para não trazer gastos excessivos, pois a cidade ainda enfrenta o processo de estiagem, “O desejo do prefeito Leonardo é que a cultura e a tradição do povo não sejam esquecidas, que o momento cultural traga entretenimento para o nosso povo. O diferencial este ano, é que teremos um ônibus que levará cultura às comunidades do município” disse o secretário. 

A proposta do ônibus, com a “Caravana da Cultura” tem o objetivo de levar à população, a cultura junina no forró itinerante: apresentações culturais, sanfoneiros, quadrilhas, exposições de artesanatos, lazer da tradição com brincadeiras juninas. “Passaremos por várias comunidades levando o que há de bom na cultura nordestina, levando à boa musica e resgatando as nossas raízes culturais, para não deixar morrer a tradição” afirma Fernando Neto.

Programação 

DIA 07/06/2013- FORRÓ DO LUZEIRO 
Horário: 22h 
Local: Praça de Esporte da Comunidade 
Atração: Almir dos Teclados 
ÔNIBUS DA CULTURA - LÍNGUA DE VACA

DIA 08/06/2013 - ARRAIÁ DO FELIX 
Horário: 22h 
Local: Rua Félix Rodrigues 
Atração: Forrozão Sei Lá e Fofinho do Acordeon 
ÔNIBUS DA CULTURA - PICADA 

DIA 10/06/2013 – ÔNIBUS DA CULTURA 
TABULEIRO ALTO 

DIA 12/06/2013 – ÔNIBUS DA CULTURA 
ARAPUÁ 

DIA 13/06/2013 – ÔNIBUS DA CULTURA 
NOVA DESCOBERTA 

DIA 14/06/2013 - FORRÓ NAS PEDRINHAS 
Apresentações culturais, lazer e tradição: Pau de sebo, brincadeiras juninas. 
Horário: 18h 
Local: Praça da Comuindade 
Atração: Almir dos Teclados 
ÔNIBUS DA CULTURA - PERDINHAS 

DIA 15/06/2013- ARRAIÁ DO ELISA 
Horário: 18h 
Local: Ginásio de Esportes 
Atração: Almir dos Teclados 

DIA 16/06/2013 FORRÓ DO AGRICULTOR 
Horário: 11h 
Local: Sitio de Iné 
Atração: Forrozão Sei Lá e Fofinho do Acordeon 

DIA 19/06/2013 – ÔNIBUS DA CULTURA 
JAPIAÇU 

DIA 20/06/2013 – ÔNIBUS DA CULTURA 
LUZEIRO 

DIA 21/06/2013- SÃO JOÃO DA NOSSA TERRA 
Horário: 17hs 
- Arraiá do Frei Damião 
Local: Largo do Brisas Restaurante 
- 20h Apresentações culturais, exposições culturais, exposição de artesanatos e comidas típicas, barracas, quadrilhas. 
Local: Praça de Eventos José Lúcio de Medeiros 
Atração: Deixe Cum nós e Almir dos Teclados 

DIA 28/06/2013- ARRAIÁ DO MANÉ 
Local: Escola Estadual Manoel de Melo 
Atração: Deixe Cum Nós 

DE 25 A 30 DE JUNHO  - SÃO PEDRO EM PATAXÓ 
DIA: 25/06/2013- Almir Dos Téclados 
DIA: 26/06/2013- Forrozão Sei Lá 
DIA: 27/06/2013- Deixe Cum Nós 
DIA: 28/06/2013- Auto de São Pedro 
DIA: 29/06/2013- Forrozão Sei Lá, Guto Forró Universitário e Forró da Rapazziada 
DIA: 30/06/2013 - Cavalgada de São Pedro, Almoço de São Pedro

Educadores e alunos de Ipanguaçu participam do 7º Seminário Potiguar Prazer em Ler




Representantes da Secretaria Municipal de Educação, professores e alunos de Ipanguaçu participaram em Natal do 7º Seminário Potiguar Prazer em Ler, iniciativa do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) em parceria com o Instituto C&A, realizada nos dias 03 e 04 de junho no Centro Municipal de Referência em Educação Aluisio Alves (CEMURE) – no Auditório Paulo Freire. 

Com o tema “Literatura e Biblioteca, na escola e na vida”, a programação envolveu conversas, relatos de experiências, leituras públicas, lançamentos de livros e muito diálogo, contando com a colaboração de autores e especialistas de várias cidades brasileiras. A intenção do IDE e do Instituto C&A é fortalecer a formação continuada dos que atuam nas unidades de ensino, tendo em vista promover a leitura literária nas escolas e territórios adjacentes, iniciativa que atualmente soma esforços com o Fórum do Livro, da Leitura, Literatura, e das Bibliotecas do RN e com o Coletivo Canto de Página – Núcleo Potiguar do Movimento por um Brasil Literário.

A convite da coordenadora executiva do IDE, a professora Drª Cláudia Santa Rosa, participaram representando o município de Ipanguaçu a Profª Secretária de Educação Jeane Dantas, a Profª Subsecretária de Educação Mara Carmelita, o Coordenador Municipal de Leitura e Ensino Prof. André Magri, a Supervisora Pedagógica Profª. Aridenis Henrique, a Profª. de Língua Portuguesa Diana Lopes e as alunas da Escola Adalberto Nobre de Siqueira Lariza Rodrigues e Mércia Cristina.

Segundo o educador André Magri a participação no seminário é sempre muito significativa e inspiradora, “sempre voltamos à Ipanguaçu com mais conhecimentos e sonhos de construção de uma sociedade leitora e literária. Para todos nós, educadores e alunos, é uma grande oportunidade de formação” frisou o coordenador de leitura e ensino. “Gostei bastante! As discussões didático-pedagógicas e políticas nos oportunizaram uma formação profícua e de qualidade” reiterou a professora Diana Lopes, da Escola Municipal Francisco Florêncio Lopes, em Pataxó.

As alunas Lariza Rodrigues, Mércia Cristina e o professor André Magri realizaram uma leitura púbica com trechos de livros como "A bolsa Amarela" (Lygia Bojunga) e "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (JK Rowling).

Para a Secretária de Educação Jeane Dantas, “É encantadora forma como a nossa educação vai sempre além, ficamos felizes pelos resultados alcançados pelas nossas escolas. O seminário traz o desejo ainda mais forte de ver uma educação que proporcione uma formação humana e técnica de qualidade, obtendo resultados que gerem impactos na nossa sociedade e nos nossos cidadãos; é o que vem acontecendo em nossa cidade dia a dia, graças ao trabalho de todos e todas que fazem, e são comprometidos (as) com a educação municipal", destaca Jeane.

Mais de sete milhões farão as provas do Enem 2013


O número de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 teve um crescimento de 20,6% em relação ao ano passado. Foram 7.834.024 inscritos. Somente no último dia, 1.718.144 pessoas se inscreveram no sistema, registrando até 3 mil por minuto. Do total de inscritos no Enem, 36% estão na região Sudeste e 32% no Nordeste.

João Maria Alves//As provas serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo)

São Paulo foi o Estado com maior número de inscritos – 1.238.441 candidatos – seguido de Minas Gerais (870.782) e Bahia (576.851). Do total de inscritos no Enem, 849.058 estudantes farão a prova para conseguir a certificação do ensino médio. “Esses dados mostram uma grande confiança dos jovens e do povo brasileiro no Enem. De fato, é a principal possibilidade de acesso à educação superior no Brasil”, salientou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A faixa etária de 21 a 30 anos é a maior entre os inscritos do Enem, com 30%. Em seguida, o grupo de pessoas maiores de 30 anos é de 15% do total de inscritos do Enem. Dos mais de 7,8 milhões de inscritos, 4.548.470 já concluíram o ensino médio, enquanto cerca de 1,6 milhão concluirão em 2013.

As provas serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13h. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os Estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Tribuna do Norte

Aeroporto do RN “perde” mais de 100 mil passageiros em dois anos


augusto severo
O Rio Grande do Norte sofreu uma redução considerável no número passageiros no Aeroporto Internacional Augusto Severo no primeiro quadrimestre deste ano. A informação é da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
De acordo com dados da Empresa, a queda nos voos domésticos foi de 10,76% e nos internacionais de 18,93%. Isso representou uma média de 11,13%. Para se ter ideia disso em números, no primeiro quadrimestre de 2011, 950.721 passageiros desembarcaram no Aeroporto Augusto Severo. No ano seguinte, esse número caiu para 904.058.
Em 2013, 844.881 passageiros desembarcaram no Augusto Severo no primeiro quadrimestre.  Isso significa que comparado o mesmo período entre 2011 e 2013, o RN “perdeu” 105.840 passageiros.
Os números são preocupantes para o setor turístico e hoteleiro do Rio Grande do Norte tendo em vista que é o segundo ano consecutivo com redução no percentual mostrando que essa queda no volume de passageiros não é algo pontual além de configurar um quadro de crise estrutural instalada.

Pesquisas eleitorais só serão até janeiro de 2014


pesquisa_eleitoral_09A partir do dia 1º de janeiro de 2014, as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos possíveis candidatos, para conhecimento público, ficam obrigadas a registrar, no tribunal ao qual compete fazer o registro das respectivas candidaturas, várias informações previstas na legislação eleitoral.
A partir do 15º dia anterior até as 18h do dia do pleito, fica proibida a divulgação de pesquisas eleitorais, por qualquer meio de comunicação.
As regras estão previstas no Calendário Eleitoral para as Eleições Gerais, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Cavalgada e Vaquejada




 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons