i

terça-feira, 16 de março de 2010

ÚLTIMAS...


Hoje a Secretária de Educação de Ipanguaçu, Jeane Dantas, juntamente com a coordenadora do programa Escola Ativa, Enilda Barbalho esteve em Natal participando de uma capacitação a acerca do referido programa;
Na tarde de hoje às 15h, na sede da Secretaria de Educação de Ipanguaçu/RN, na sala do Selo aconteceu a 2ª reunião com a comissão Pró Selo do nosso município. 

Fonte: Com informações de Poliana

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROJOVEM ADOLESCENTE EM ARAPUÁ


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ipanguaçu através da Coordenação do Programa PROJOVEM ADOLESCENTE comunica que hoje dia 16 de março de 2010, estarão sendo feitas as inscrições para o Projovem Adolescente - Serviço Socioeducativo, para os jovens residentes na comunidade de Arapuá. As inscrições estão sendo efetuadas na Escola Estadual João Francisco da Costa, das 8 às 11h da manhã. 

Poderão participar jovens de 14 a 16 anos, cuja, as famílias tenham o Cadastro Único, ou seja, beneficiária do Programa Bolsa Família. 





PUBLICIDADE:

PARÓQUIA DE IPANGUAÇU SERÁ OFICIALIZADA NO MÊS DE MAIO


O trabalho desenvolvido pela comunidade católica do município de Ipanguaçu no sentido de conseguir elevar a área pastoral de Nossa Senhora de Lurdes instalada na cidade a condição de paróquia já está chegando à sua fase conclusiva. Na ultima quinta-feira (11), aconteceu uma reunião com os representantes da comunidade na Igreja matriz, que contou com presença do vigário geral da arquidiocese de Natal, padre Aerton Sales de Araujo, que veio a Ipanguaçu, para se reunir sobre o tema. Alem do sacerdote, o encontro contou também com a presença Leonardo Oliveira, e da vice prefeita de Ipanguaçu, Vera Barbalho e do padre Jose Moreira, dirigente da área pastoral. Na oportunidade, o padre Jose Moreira, vigário de Ipanguaçu, apresentou um resumo da caminhada dos católicos do município para conseguir a transformação de área para paróquia e já sugeriu até a data para consumação do propósito. O padre de Ipanguaçu, disse a data sugerida foi o dia 11 de maio. 

O Jovem Rafael Cosme Tavares, falou em nome dos movimentos religiosos e comentou a importância de ver se concretizando o sonho da comunidade católica de Ipanguaçu.

A Vice- prefeita de Ipanguaçu Vera Barbalho Lopes, também participou da reunião e disse que o encontro foi importante para que a comunidade compreendesse o que se faz necessário para ser paróquia.  

O prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira disse que está convicto que o Bispo da Arquidiocese estará autorizando a criação da paróquia de Nossa Senhora de Lurdes em seu município. Leonardo cita o envolvimento da comunidade como fator principal para essa conquista.

O Vigário geral da Diocese Padre Aerton Sales de Araujo, disse ter ficado impressionado com a comunidade de Ipanguaçu, por sua organização e desejo de ser paróquia. 

FONTE: Rádio Princesa do Vale
PUBLICIDADE:

UFERSA inicia ano letivo

Estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada – SiSU/ENEM foram recepcionados na manhã desta segunda-feira, 15, durante aula inaugural no Auditório da Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Neste primeiro semestre, a UFERSA está recebendo 810 novos universitários.

Para quem garantiu a vaga na universidade, o primeiro dia de aula é cheio de expectativas com relação ao curso e também com a instituição de ensino. Esse é o caso da estudante Eskarlete Peres, de 18 anos, caloura do curso de Engenharia de Pesca. “Espero encontrar aqui uma boa formação com possibilidades para o meu crescimento profissional”, acredita a estudante que veio de Fortaleza para cursar universidade na UFERSA.

Para o calouro Fábio Ciro Ribeiro Batista, do curso de ciência e tecnologia, entrar na UFERSA representa um futuro melhor. Mossoroense, o estudante de 18 anos, conseguiu a vaga na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada. Outro estudante de Mossoró, Ramon Cavalcante de Souza, de 17 anos, conseguiu a aprovação na primeira fase com média de 670. “Achei fácil passar, agora vou me dedicar aos estudos para conseguir um bom emprego”, afirma o calouro de ciência e tecnologia.

Durante a aula inaugural, os novos estudantes tiveram oportunidade de conhecer o sistema de avaliação adotada pela universidade e conhecer um pouco sobre a Universidade Federal do Semi-Árido através de explanação do Pró-Reitor de Graduação, professor Arimatea de Matos.

Na ocasião, o reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, recebeu os novos estudantes parabenizando-os pelo ingresso da Universidade. “Quero contar com a ajuda de vocês para transformar a nossa instituição numa grande universidade”, disse o reitor ao falar sobre o processo de expansão que passa a Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

O reitor ressaltou ainda o grande diferencial da universidade que é o quadro de professores formado em sua maioria por doutores e mestres. “A UFERSA a cada semestre vem ocupando mais espaço com a ampliação de vagas nos cursos de graduação e pós-graduação”, frisou. Para o reitor, o grande marketing que uma instituição de ensino pode fazer é oferecer qualidade de ensino. “Esse é o nosso marketing que a partir de agora vocês vão vivenciar e propagar”.

Ainda falando aos estudantes, o reitor disse que a Universidade aguarda para os próximos dias a publicação das vagas professor e agentes administrativos dos campi de Caraúbas e Pau dos Ferros, o que vai possibilitar a expansão  da UFERSA para toda a região do semiárido.

CTARN 
Governadora inaugura Centro Tecnológico
do Agronegócio

Em visita a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a governadora Wilma de Faria, inaugurou na manhã desta segunda-feira (15), o Centro Tecnológico do Agronegócio. Um espaço que estreita o relacionamento para a elaboração de projetos e pesquisas entre as universidades UFERSA e UFRN e às entidades ligadas ao agronegócio no Rio Grande do Norte.

No Centro Tecnológico do Agronegócio – CTARN – pesquisadores e produtores vão encontrar um espaço com condições físicas e logísticas apropriadas para a integração de esforços e ações que visem à solução de problemas que afetam o setor do agronegócio. O CTARN o quarto centro entregue pela governadora Wilma de Faria.

Durante a solenidade de inauguração, o reitor Josivan Barbosa, lembrou do esforço do atual governo para instalação do projeto que foi iniciado há seis anos e que hoje ao ser inaugurado se encontra em plena atividade. “Estamos nesse semestre, inclusive, recebendo cinco professores pesquisadores (Sênior), da CAPES, sendo dois pesquisadores da USP, que vão atuar no centro de apicultura”, exemplificou o reitor.

Na sede do CTARN também se encontra em funcionamento a Emparn, a Embrapa, o INCRA, o COEX e a Fundação Guimarães Duque. O projeto contempla a execução de obras novas e reformas, além da compra de equipamentos para 15 laboratórios e 06 estações experimentais pertencentes à UFERSA, à UFRN e à EMPARN, localizados nos municípios de Mossoró, Apodi, Ipanguaçu, Pedro Avelino, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Natal.

O reitor Josivan Barbosa também reconheceu em público a grande parceria desenvolvida pela UFERSA com o Governo do Estado, citando além do CETARN, a construção de Poços, por meio da Caern; o Centro de Exposição de Grandes Eventos; o Centro Vocacional Tecnológico da Agricultura e o apoio integral do governo no processo de transformação da ESAM em Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

“Incondicional, o apoio da governadora neste processo e continua firme com o nosso propósito de concretizar a expansão territorial da UFERSA para Caraúbas e Pau dos Ferros”, ratificou o reitor Josivan Barbosa, que espera para os próximos dias a liberação das vagas de docentes e agentes administrativos para os novos campi da UFERSA.

Para a governadora Wilma de Faria, o Centro Tecnológico do Agronegócio vem contribuir para o desenvolvimento do Estado ao promover o fortalecimento das cadeias produtivas, contemplando inicialmente a fruticultura tropical, a caprinocultura, a bovinocultura e a agricultura irrigada. “Estamos aliando num só espaço a pesquisa, a tecnologia e a educação que são instrumentos importantes para o desenvolvimento sustentável”, disse a governadora Wilma de Faria.

A governadora ressaltou ainda o trabalho desenvolvido pela Fundação de Pesquisa do Rio Grande do Norte - Fapern – como instrumento para a realização de muitas parcerias. “Há seis anos criamos a Fapern que tem como saldo investimentos na ordem de R$ 70 milhões, em pesquisas e a UFERSA é um desses importantes parceiros voltado para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Com o CTARN cumpro o meu dever com a Universidade Federal do Semi-Árido”, ressaltou a governadora.

Além do CTARN, o Governo do Estado entregou outros Centros Tecnológicos, como o Centro Tecnológico da Aqüicultura, o Centro Tecnológico da Apicultura, o Centro Tecnológico do Queijo e o Centro Tecnológico da Mineração, este último será implantado nas dependências do IF-RN de Currais Novos até o final de 2011.

PÓS-GRADUAÇÃO
UFERSA recebe professores visitantes

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido estará recebendo neste semestre cinco professores visitantes. A vinda dos docentes está sendo viabilizada pelo Programa Professor Visitante Nacional Sênior, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O Programa tem duração de dois anos podendo ser prorrogado por igual período.

O programa da CAPES visa contribuir para a execução de plano, programas e projetos que consolidem o desempenho cientifico-acadêmico das instituições de ensino em processo de expansão. “A presença dos professores pesquisadores de larga experiência acadêmica e científica vem contribuir para o fortalecimento da UFERSA”, acredita a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Zuleide Negreiros.

Durante a permanência na UFERSA, os professores vão desenvolver atividades voltadas para o fortalecimento dos programas de pós-graduação “stricto sensu”, desenvolvidos pela Universidade do Semi-Árido. Os docentes são servidores aposentados ou licenciados, com o título de Doutor há mais de dez anos.

Dos cinco professores visitantes, três vão desenvolver atividades no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal; um na Pós-Graduação em Produção Animal, e um no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia e nas Graduações de Agronomia e Engenharia Agrícola. 

Os cinco professores visitantes tiveram seus planos de trabalho aprovados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFERSA e pela CAPES. “A atuação dos professores permitirá o fortalecimento de grupos de pesquisa instalados na UFERSA e a formação de novos grupos em áreas de grande importância para o desenvolvimento regional”, justifica a Pró-Reitora, Zuleide Negreiros.

Os docentes que tiveram seus projetos aprovados para atuar na UFERSA foram os Professores Doutores: Celso Valdevino Pommer, Roberto Gomes da Silva, Lionel Segui Gonçalves, Vera Lúcia Imperatriz Fonseca e Luiz Januário Magalhães.  

ENVIADO PELA ASSECOM DA UFERSA

PUBLICIDADE:

Tribunal Regional Eleitoral julga hoje o governador afastado do DF


Segundo o Ministério Público Eleitoral, Arruda deixou o partido ao qual pertencia, o Democratas (DEM), sem justa causa.
O governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), será julgado hoje (16) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pelo crime de infidelidade partidária. Segundo o Ministério Público Eleitoral, Arruda deixou o partido ao qual pertencia, o Democratas (DEM), sem justa causa.

O governador afastado poderá recorrer da decisão caso seja considerado culpado, mas terá que deixar o cargo imediatamente.

José Roberto Arruda está preso há cerca de um mês na Superintendência da Polícia Federal, acusado de suborno de testemunha. Ele teria oferecido R$ 200 mil para que o jornalista Edson Sombra prestasse depoimento em seu favor no inquérito 650 do Superior Tribunal de Justiça.

O inquérito apura complexo esquema de corrupção no governo do Distrito Federal. O ex-secretário de Relações Institucionais do governo, Durval Barbosa, filmou Arruda e mais três deputados distritais recebendo dinheiro para favorecer empresas em votação de projetos e contratos com o governo.


PUBLICIDADE: 


DE VOLTA ÀS AULAS NO PETI


Após reunir os pais e responsáveis das crianças e adolescentes contemplados com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI - no município de Ipanguaçu/RN, hoje (16/03/2010), estão sendo iniciadas às aulas para ano letivo de 2010.
Conforme relato exposto pela coordenadora do programa, Valéria Faustino, “as expectativas são as melhores possíveis”, afirma ela, depois da realização de planejamentos e formações com as monitoras. 
Mais um ano de muita dedicação acerca dessa causa: fazer com que as crianças e jovens ipanguaçuenses permaneçam nos ambientes escolares. Já a Secretaria de Assistência Social continuará de mãos dadas abraçando o programa, como sempre tem feito, apoio total. A novidade é que o PETI agora tem uma nova coordenadora pedagógica, trata-se da pedagoga Maria Eulina, que se junta à equipe e somará esforços para a garantia de mais um ano de muito sucesso, novos aprendizados e muitos desafios a serem vencidos.  Mãos à obra!

 POLIANA ROCHA
ASSESSORA DE IMPRENSA
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPANGUAÇU/RN 


PUBLICIDADE:

Mineiro promove debate na Assembleia Legislativa sobre "O Brasil de Lula e o de FHC"

Na próxima quinta-feira (18), às 19h, o Mandato do deputado Fernando Mineiro promove o debate "O Brasil de Lula e o de FHC, com o economista José Prata Araújo. O evento ocorre no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RN e será aberto ao público.

Na ocasião, também haverá o lançamento do livro em que o autor faz um balanço comparativo entre os dois governos, com a divulgação de dados que fornecem fundamentos sociais e econômicos das mudanças políticas ocorridas no Brasil e desmistificam algumas teses de interpretação da história recente.

Em trecho da publicação, José Prata afirma: "Defendemos um debate politizado e polarizado com a direita neoliberal. Não precisamos e não podemos recorrer, no entanto, a uma polarização maniqueísta e despolitizada. O governo Lula não é apenas melhor que o de FHC. É qualitativamente diferente, porque contabiliza o crescimento da economia com a forte redução da pobreza e das desigualdades".

O autor
José Prata Araújo é formado em economia pela PUC Minas e especialista em direitos sociais. Militante petista, também foi membro do Sindicato dos Bancários de BH e região por três gestões. É autor de quatro livros sobre direitos sociais, política e economia. Publicou pela editora Fundação Perseu Abramo, em 2006, "Um retrato do Brasil - balanço do governo Lula".

--
Assessoria de Comunicação do Mandato Deputado Estadual Fernando Mineiro - PT/RN

PUBLICIDADE:

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons