Com o objetivo de fiscalizar, planejar, avaliar e acompanhar a execução do Bolsa Família em Ipanguaçu, entre outras finalidades, os membros do Comitê Municipal de Controle Social do programa tomaram posse na manhã desta sexta-feira (15), no Centro de Referencia de Assistência Social (CIC). A portaria de posse (nº 462 de 12 de dezembro de 2011) foi assinada pelo prefeito Leonardo Oliveira.
Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Oliveira, além de combater a fome, garantindo segurança alimentar e nutricional, o Bolsa Família promove o acesso das famílias mais pobres à rede de serviços públicos, principalmente as de saúde, educação e assistência social, além de apoiar o desenvolvimento de famílias em situação de pobreza e combater a desigualdade social.
Os empossados estão no cargo de forma voluntaria, durante o biênio 2011/2013. São eles:
Organizações Governamentais
- Secretaria Municipal de Assistência Social: Mara Kelly de Oliveira Costa, Tereza de Paula Lopes de Souza;
- Secretaria Municipal de Saúde: Mibsan Patrzez Oliveira Albano, Edileuza Freire de Carvalho;
- Secretaria Municipal de Educação: Aretusa de Oliveira Sales Vieira, Enilda de Souza Barbalho;
Organizações Não Governamentais
- Sindicato Rural, Luciene Maria Fonseca de Alcântara, Enilson Bevenuto do Nascimento;
- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: Rosamir Felinto da Silva Tavares, Aldenoura Gomes dos Santos Costa;
Beneficiárias
- Rejane Maria de Aquino
- Maria Ilza Manaia dos Santos.




O secretário nacional da IAM elogiou as sugestões apresentadas. “As respostas foram muito positivas. Eles sugeriram materiais, diretrizes e até um manual para a celebração dos 170 anos. Tudo isso irá ser olhado com carinho e, a partir do ano que vem, já irá ser colocado em prática em minhas visitas aos estados”, garantiu padre André.
Um dos participantes, o coordenador da IAM no estado do Espírito Santo, Francisco Malacarni, mais conhecido como Kiko, apontou que a IAM, a partir de agora, tem muito trabalho pela frente para fazer o evento ganhar destaque na Igreja no Brasil, em 2013. “Será uma data histórica que vai exigir de nós muito trabalho para conseguir colocá-lo em evidência na Igreja. São 170 anos e por isso precisamos reavivar, nesse período, as atitudes desenvolvidas pelo fundador da Infância: dom Carlos Forbin Janson, como metodologia de trabalho, história, e muitos outros pontos para que possamos dar um novo vigor à Obra. Fazendo isso, vamos fazer surgir, através da IAM, os novos profetas da Igreja”, disse esperançoso Malacarni.
O coordenador da IAM do Rio Grande do Norte, Rafael Cosme Tavares, lembrou os 15 anos da Obra em seu estado, comemorados recentemente e disse que os 170 da Infância em todo o mundo têm tudo para ser um evento inesquecível no Brasil. “Vai ser um grande destaque. Vivenciamos agora os 15 anos de missão através da IAM no interior do nosso estado. Ora, se apenas numa pequena cidade do Nordeste nós fizemos grande movimentação na cidade, como inaugurar uma Igreja em nome de São Francisco Xavier, uma estátua para Santa Terezinha em praça pública, tudo em nome da IAM, imagine como poderá ser celebrar os 170 anos da Obra no Brasil e no mundo? Deverá ser uma celebração para ficar na história”, afirmou.