Graças a uma parceria entre as prefeituras de Ipanguaçu e de Itajá, as cidades serão beneficiadas com a implantação de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). E os atendimentos já se iniciam nesta semana.
Constituído por uma equipe de profissionais oriundos de diferentes áreas de conhecimento, o NASF é um centro de apoio às práticas em saúde desenvolvidas nas áreas de abrangência do Programa Saúde da Família. Os municípios foram contemplados com o NASF I, variação composta por Psicólogo; Assistente Social; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Profissional da Educação Física e Nutricionista, que atenderão 09 Equipes de Saúde da Família, sendo 06 em Ipanguaçu e 03 em Itajá.

A coordenadora do NASF, a assistente social Valéria Faustino, explica que o programa não se constitui como porta de entrada do sistema para os usuários, mas, sim, no apoio para as equipes de Saúde da Família “Para os usuários receberem o atendimento a população deve ser encaminhada ao NASF, através das equipes e profissionais das demais políticas públicas”, informa Valéria.