i

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ipanguaçu vai sediar o I Fórum Comunitário do Selo Unicef Município Aprovado





O evento que tem apoio da Prefeitura de Ipanguaçu, acontecerá nesta próxima quinta, 16, a partir das 8 horas na Câmara de Vereadores.

O I Fórum Selo Unicef - Município Aprovado é um espaço de discussão, pelo qual é realizado diagnóstico de como a sociedade ver os serviços no município, seja no âmbito da saúde, educação, assistência social, segurança, direitos das crianças e adolescentes e outros.

Segundo Fernando Neto, articulador do selo Unicef no município, o fórum reunirá diversas entidades governamentais com o objetivo de ampliar e qualificar a participação social dos cidadãos e cidadãs do município no acompanhamento e controle social das políticas públicas destinadas à infância e adolescência nos municípios.

“Os membros da comissão pró-selo já se dividiram e está organizando tudo com o conselho dos direitos da Criança e Adolescente (CDCA) e com o Conselho Tutelar, esperamos reunir cerca de 100 pessoas neste primeiro fórum” disse o articulador.

A conquista do Selo Unicef Município Aprovado ocorre por meio de ações de mobilização, diálogo e troca de experiências que possibilitam a construção conjunta de idéias, propostas e ações que melhorem os indicadores sociais do município.

Presidente Lula estará em Guamaré e Mossoró na próxima quarta-feira


Foto: Vlademir Alexandre

Notícia foi confirmada pela coordenadora de campanha de Dilma Rousseff no Rio Grande do Norte, a deputada federal Fátima Bezerra (PT).


O presidente Lula (PT) estará nos municipios de Guamaré e Mossoró na próxima quarta-feira (15) para inaugurar a planta de gasolina da Refinaria Clara Camarão e para cumprir agenda de campanha com sua base no Rio Grande do Norte em Mossoró, região oeste do Estado.

A notícia foi confirmada na manhã desta quinta-feira (9) pela coordenadora de campanha da candidata a Presidência da República, Dilma Rousseff (PT), depois de contato com o Ministro Padilha e confirmação de agenda. 

Sobre a visita da candidata a presidência Dilma Rousseff (PT), Fátima disse que ainda não há previsão já que a ministra petista já esteve em Natal no último mês. "Mas se Lula vier, ela pode estar aqui também", explica a coordenadora da campanha de Dilma no Estado. 

O palanque do presidente Lula no Rio Grande do Norte terá a frente dois candidatos ao Governo do Estado que integram a base de Lula (PT) e Dilma Rouseff (PT): Iberê Ferreira (PSB) e Carlos Eduardo (PDT). 

Fonte: Nominuto.com

Morre em MG último homem do grupo de Lampião

Considerado o último cangaceiro homem e um dos últimos integrantes do bando de Virgulino Ferreira, o Lampião, Antônio Inácio da Silva morreu aos 100 anos na segunda-feira, em Belo Horizonte. O corpo de Moreno, como ele era conhecido no cangaço, foi enterrado na manhã de ontem no cemitério da Saudade, na capital mineira, em meio a fogos de artifício. O ex-cangaceiro, que adotou o nome de José Antônio Souto após deixar o grupo, vivia em Minas há 70 anos, para onde fugiu junto com a mulher, Jovina Maria da Conceição, conhecida com Durvinha - que faleceu em 2008, aos 93 anos.
Moreno faria 101 anos em primeiro de novembro e morreu vítima de insuficiência respiratória, segundo Neli Maria da Conceição, de 60 anos, filha do casal. "Depois que minha mãe morreu ele ficou meio triste, depressivo. Estava muito fraquinho. Acabou ficando numa cadeira de rodas. Ultimamente ele pedia muito que a mãe dele o buscasse porque não via mais sentido na vida dele", disse Neli. "Ele morreu igual um passarinho, sem sofrimento, sem nada."
Moreno e Durvinha tiveram seis filhos. Foi na busca pelo irmão mais velho, Inácio Carvalho Oliveira, atualmente com 72 anos - que havia sido deixado pelo casal de cangaceiros em Tacaratu (PE) -, que Neli descobriu, em outubro de 2005, a verdadeira história dos pais. "Era um segredo dos dois, do meu pai e de minha mãe. Queriam que esse segredo morresse com eles. Eles ainda tinham medo de serem descobertos e mortos."
O casal chegou a Minas no final da década de 1930 fugindo dos ataques das forças federais que dizimou o grupo de Lampião - morto em 1938. Após quatro meses de fuga, margeando o Rio São Francisco, eles se estabeleceram na cidade de Augusto de Lima, na região central do Estado. Adotaram novas identidades e prosperaram vendendo farinha. No final da década de 1960, o casal se mudou para Belo Horizonte.
Durante o sepultamento na região leste da capital mineira, parentes e amigos assistiram a uma salva de fogos de artifício. Foi um pedido de Moreno. "Porque ele nunca imaginou que teria o privilégio de ter uma cova. Sempre achou que ia ser morto, ter a cabeça cortada e ser comido por bichos no mato como os outros cangaceiros", explicou Neli.
A história do casal Moreno e Durvinha será contada no documentário "O Altar do Cangaço", dirigido pelo cineasta cearense Wolney de Oliveira, que compareceu ao enterro. Conforme Neli, do bando de Lampião, resta apenas uma ex-cangaceira que vive em Paulo Afonso (BA). Com 92 anos e identificada como Aristéia, ela seria a última mulher integrante do movimento. "Ela foi amiga da minha mãe", disse Neli. 

Fonte:Agência Estado
TRE/RN chama a atenção do eleitor para ordem de votação no dia 3 de outubro
Uma das principais ações a serem desenvolvidas pela Corregedoria Regional Eleitoral a pouco mais de 20 dias das Eleições 2010 é a divulgação de informações sobre a importância de o eleitor estar ciente de que terá de votar em seis candidatos, nesta ordem: deputado estadual, deputado federal, 1a vaga de Senador, 2ª vaga de Senador, governador e presidente da República. Em entrevistas que tem concedido a órgãos de comunicação social do Estado, o corregedor regional eleitoral e vice-presidente do TRE/RN, desembargador Saraiva Sobrinho destaca essa prioridade em chamar a atenção do cidadão para o assunto.
ORDEM DE VOTAÇÃO NAS ELEIÇÕES 2010:

I – DEPUTADO ESTADUAL OU DISTRITAL
II – DEPUTADO FEDERAL
III – SENADOR - 1ª VAGA
IV – SENADOR - 2ª VAGA
V – GOVERNADOR DE ESTADO OU DO DISTRITO FEDERAL
VI – PRESIDENTE DA REPÚBLICA 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons