i

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Moradores da comunidade de Pataxó em Ipanguaçu participam do encerramento do curso de serigrafia


Secretaria dará início ao curso de corte e costura nesta segunda-feira as famílias do grupo de convivência. 

Na perspectiva de inserir mais pessoas no mercado de trabalho, qualificando-as em novas áreas, a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato do Trabalhador Rural de Ipanguaçu promoveram durante a última semana, de 11 à 16 de novembro, o Curso de Serigrafia aos moradores da comunidade de Pataxó, na zona rural do município, localizado na região do Vale do Açu. 

A Coordenadora Municipal de Políticas para as Mulheres, Wrtisoneide Ferreira, esteve acompanhada da Assistente Técnica da SEMTHAS, Rayanne Ribeiro. Para Wrtisoneide o sindicado e o SENAR são importantes aliados da Secretaria para a qualificação dos moradores do município, “a Semthas tem unificado parcerias importantes para oferecer a população cursos que venham de encontro com as necessidades do mercado. Hoje a cidade carece de um trabalho como este, a partir de agora os moradores de Pataxó assim como tantas outras comunidades tem a oportunidade de colocado em prática o que foi ensinado”, fala a coordenadora. 

O curso de serigrafia aconteceu no Centro de Convivência Manoel Wilson Xavier, atendendo mais 15 homens e mulheres com 64hs/aulas. Segundo o educador do Senar, Marcelo Freire, durante as aulas os participantes tiveram a oportunidade de ver não só na teoria, mas na prática como produzir telas e confeccionar estampas e adesivos. 

Robson Pereira morador da comunidade de Pataxó tem 19 anos e disse que as aulas foram fundamentais, fazendo crescer o desejo de abrir o próprio negócio. “É uma grande oportunidade que tivemos de participar de um curso como este, foi importante não só pra mim, mas para toda a comunidade. Como terá o curso de costura, penso que as mulheres poderão fazer o trabalho de costura, e nós a produção de pintura”, já planeja o jovem Robson Pereira. 

Novos cursos 

Além do curso de serigrafia, a comunidade de Pataxó já recebeu curso de Doces com Frutas atendendo mais de 15 mulheres, na quinta o encerramento deste mesmo curso ocorreu na Comunidade de Arapuá, atendendo também 15 mulheres. Nesta segunda-feira (18) a comunidade de Pataxó volta a receber novos cursos, desta vez o de Corte e Costura que também é oferecido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social e o SENAR, atendendo a 15 mulheres que integram o grupo de Conivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS). Já na comunidade de Pedrinhas estão participando do curso de corte e costura 20 mulheres que segue até o dia 09 de Dezembro. 








 


Homens lotam unidade de saúde e participam do Dia “D” do Novembro Azul em Ipanguaçu

Ações estão acontecendo no município de Ipanguaçu e buscam combater as doenças no público masculino. 

O câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmão, os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em busca de contribuir para a mudança desse dado, a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Saúde promove durante todo este mês de Novembro a Campanha, Novembro Azul. A campanha busca reforçar as ações preventivas no combate as doenças no público masculino, em especial o câncer de próstata. 

O feriado da Proclamação da República, no último dia 15, foi dedicado único exclusivamente ao Dia “D” da Campanha Novembro Azul no município. As ações aconteceram no Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira durante toda a manhã, e reuniu centenas de homens de todas as idades, que lotaram a unidade de saúde. 

A enfermeira Edilma Barbosa, disse que a realização de exames preventivos, como o PSA (Antígeno prostático específico), é possível diagnosticar os casos de câncer precocemente, fazendo com que a doença seja tratada rapidamente evitando os riscos de morte, “o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família, mas antes, os médicos solicitam o PSA, que é a coleta de sangue, na qual na unidade de saúde é oferecido”, orienta a enfermeira. 

Durante toda a manhã, foram ofertada coleta de exames como: hemograma, colesterol, glicemia e triglicerídeos e PSA, aferição de pressão arterial, consultas cardiológicas, além da realização de eletrocardiograma (ECG), vacinação, palestras sobre o câncer de próstata com enfermeiro Jackson Xavier, distribuição de preservativos masculinos, forró dos homens e sorteio de brindes. Durante todo o dia mais de 484 homens foram atendidos pelos serviços. 

A enfermeira destaca ainda a surpresa da participação do público masculino, “ficamos muito felizes pela presente participação dos homens durante este dia “D”, os homens são muitos resistentes quando o assunto é vim a uma unidade de saúde, mas nos alegra saber que as coisas vêm mudando, e hoje eles estão ai pra nos mostrar isso”, revela Edilma. 

O prefeito Leonardo Oliveira, prestigiou a campanha e reforçou a necessidade do homem procurar as unidades de saúde, “temos que nos cuidar o quanto antes, deixar os preconceitos de lado, e procurar uma unidade de saúde antes mesmo de se sentir mal. As ações de saúde do homem não só ocorrem só no mês de novembro, o mês é apenas um meio para propagar essa consciência, mas o serviço são oferecidos na rede de saúde e é importante que os homens se cuidem e procurem o atendimento na Secretaria de Saúde” destaca o prefeito. 

O evento Novembro Azul,em alusivo à saúde do homem ocorrerá durante todo o mês de novembro com diversas ações que estarão ocorrendo no município a fim de apoiar a causa na promoção de uma vida saudável e sem preconceitos. 

A doença 

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – o primeiro é o de pele. A chance de cura é de 90% no estágio inicial. Os sintomas aparecem raramente. São os seguintes: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia, dor nos ossos, infecção generalizada ou insuficiência renal. O exame para diagnosticar a doença inclui toque retal e coleta de sangue, mas somente uma biópsia pode confirmar se é um câncer.

Ipanguaçuense João Cabral lança livro em São Paulo no fim deste mês


"Com alegria, muita alegria eu divido com vocês esse momento, sim, CINZEIRO, O MEU LIVRO DE PEÇAS QUE SERÁ LANÇADO NO DIA 23 DE NOVEMBRO PELA NVERSOS EDITORA e mais, JUNTO REALIZO OUTRO SONHO, sim, AMESMA COMPANHIA DE INVESTIGAÇÃO TEATRAL realiza a MOSTRA PRIMEIRA com 4 textos inéditos meus, sim, eu estou novamente andando com 5 anos de idade, viva, sonhando com minha vida inteira, com tanta gente bacana que encontrei nessa estrada, lembrei da minha cidade Ipanguaçu, lembrei dos meus amigos de infância, de PAPAI(Beruca), GAGA, MIRTE, FÁBIA E POROROCA, dos meus primos, é tanto sentimento... Muito e com amor, muito!" escreveu o escritor João Cabral ao divulgar seu trabalho.

João Cabral comemoro este ano 13 anos de carreira, ele se lança o seu mais novo livro no Teatro Pequeno Ato, localizado na Rua Teodoro Baima,º78, no bairro República em São Paulo(SP) no dia 30 de Novembro em sessão de autógrafos das 16 as 19h. 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons