i

domingo, 20 de junho de 2010

Rafael Freire é eleito prefeito de Tibau

Cézar AlvesRafel Freire, de apenas 22 anos, foi eleito prefeito de Tibau.Rafel Freire, de apenas 22 anos, foi eleito prefeito de Tibau.
Tibau - O universitário Rafael Freire, de 22 anos, filiado ao PMDB, é o novo prefeito de Tibau. Disputando com outros três candidatos, Freire venceu com 249 votos de diferença para o segundo colocado, no caso, a vereadora/prefeita interina Evaneide Fernandes, Neinha, do PSB. O resultado da eleição suplementar foi anunciado pela juíza eleitoral Uefla Fernandes às 17h40.

O prefeito eleito em outubro de 2008, Francisco Diniz (PSB), foi cassado pela Justiça Eleitoral, por entender que ele se elegeu comprando votos.  O cargo passou a ser administrado pela presidenta da Câmara, Evaneide Fernandes, conhecida por Neinha, do PSB.

O município de Tibau tem aproximadamente 5 mil habitantes e está distante 42 quilômetros de Mossoró. É o principal reduto dos mossoroenses no período férias escolares. Apesar de seu potencial para o turismo, tem evoluído pouco nos últimos dez anos.

Abaixo o resumo dos números de Tibau:

1º colocado: Brígido Rafael Freire PMDB/DEM - 1.452 votos, 47,31 % dos votos válidos.

2º colocado: Evaneide Fernandes da Costa - PSB/PPS – 1.203 votos – 39,20% votos válidos

3º colocado: João Nolasco Neto – PSC – 314 votos – 10,23% votos válidos

4º colocado: Lúcia de Fátima de Souza – PDT – 100 votos – 3,26% votos válidos

Votos Válidos : 3.069 (95,22%)

Votos em Branco : 37 (1,15%)

Votos Nulos : 117 (3,63%)

Comparecimento : 3.223 (88,96%)

Abstenção : 400 (11,04%)


Fonte: Tribuna do Norte

Festa de São Pedro em Pataxó


Arquidiocese de Natal
Paróquia Nossa Senhora de Lurdes - Ipanguaçu-RN
Capela de São Pedro - Pataxó - Ipanguaçu-RN


PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

Peregrinação: 01/05 à 31/05 - Pataxó
                           06/06 à 09/06- Pedrinhas
                           09/06 à 13/06 - Luzeiro
                           16/06 à 20/06 - Cuó, Arapuá
                           20/06 à 26/06 - Baldúm, Ipanguaçu

26/06 – Sábado
18:30 h.  Abertura: procissão motorizada
Local: Saída da cidade de Ipanguaçu a capela de
São Pedro na comunidade de Pataxó.
19:30 h.  Abertura solene da Festa de São Pedro
Hasteamento da Bandeira.
20:00 h -  Missa
Noiteiros: Motoristas, Famílias e Comunidades.
Cel. Pe. José Irineu da Silva

27/06 – Domingo
09:00 h.  Batizados
19:30 h -  Missa
Noiteiros: Terço dos homens, grupos de orações,
ministros da eucaristia.
Cel. Gilson Klaus Barbalho

28/06 - Segunda-feira
19:30 h -  Missa
Noiteiros: Crianças, juventude, Pataxóenses
presentes e ausentes, educação.
Cel. Pe. Marcelo Cezario – Natal

29/06 - Terça-feira
09:00 h.  Missa solene
16:00 h.  Missa e procissão de Encerramento
              Arreamento da bandeira
              Cel. Pe. José Irineu da Silva
                     Pe. Edson Galvão



PROGRAMAÇÃO SÓCIO-CULTURAL

26/06 – Sábado
- Barracas
- Apresentações Culturais
- Animação: Forró Com H

27/06 – Domingo
- Barracas
- Apresentações Culturais
- Animação: Douglas e Forrozão Arroxo Novo

28/06 - Segunda-feira
- Barracas
- Apresentações Culturais
- Animação: Almir dos Teclados

30/06 - Quarta-feira
- Arraia dos Idosos
- Animaçã: Os trakinos do Forró.
-Local: Praça de São Pedro, a partir das 17:00 h.

03/07 – Sábado
23:00 h. - Tradicional Festa de São Pedro
               - Local: Praça de São Pedro - Pataxó - Ipanguaçu/RN
              -Animações: Forrozão Pode Balançar
                                       Forró com H
                                    Forró da Pegação

APOIO: Prefeitura de Ipanguaçu, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Cultura e Turismo, Vice-prfeita Vera Lúcia, Vereador Josimar, FM 104,9, Comunidade de Pataxó.

Fátima Bezerra lançará revista nesta terça feira (22)


Nesta terça feira, dia 22 de junho, a deputada federal Fátima Bezerra, PT, lançará a revista intitulada Compromisso Com a Educação.

A revista trás uma retrospectiva da atuação do mandato de Fátima e do governo do presidente Lula na área da Educação.
O lançamento será no Hotel Maine, em Natal, às 10 horas da manhã.

Mostrará a atuação de Fátima, principalmente, na relacionada às instalações dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRNs), bem como a mudança da Esam em Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e a sua incansável luta pelo piso salarial dos professores.


 

Brasil faz 3 a 1 na Costa do Marfim e se classifica para as oitavas

Luis Fabiano marca duas vezes, uma delas ajeitando a bola no braço, e Kaká é expulso no segundo tempo, tornando-se desfalque contra Portugal

Foi uma vitória para restabelecer a paz entre a seleção brasileira e a torcida, que na arquibancada do Soccer City gritou "olé" e "o campeão voltou" graças ao placar de 3 a 1 sobre a Costa do Marfim neste domingo, em Joanesburgo. E foi também uma vitória que testou os nervos de alguns jogadores, já que os africanos apelaram para faltas duras depois de levarem três gols até os 17 minutos do segundo tempo. Kaká não passou nesse teste e foi expulso.
Os gols marcados por Luis Fabiano (duas vezes, uma delas ajeitando a bola com o braço) e Elano fazem do Brasil o segundo país classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo, depois da Holanda, e o terceiro a conseguir 100% de aproveitamento, junto com holandeses e argentinos. A primeira colocação do Grupo G pode ficar garantida já nesta segunda-feira, em caso de empate entre Portugal e Coreia do Norte, que se enfrentam às 8h30m. Luis Fabiano, agora o artilheiro da era Dunga (com 21 gols), foi eleito o melhor em campo no Soccer City. 
O Brasil, que foi a seis pontos, enfrenta na última rodada os portugueses, que por enquanto têm um. Os africanos, que ficaram estacionados em um ponto, encaram os coreanos (que têm zero). Os dois jogos serão realizados ao mesmo tempo, às 11h de sexta-feira.
Seleção é dominada no começo do jogo
Se contra a Coreia do Norte o Brasil demorou a criar um lance de perigo, no jogo deste domingo ele surgiu com menos de um minuto. Robinho puxou contra-ataque, após tabela com Kaká, e arriscou de longe - sem tanto perigo - em vez de tentar o passe para Luis Fabiano, mais bem colocado pela esquerda. O que parecia um bom sinal, entretanto, transformou-se em exceção nos primeiros 20 minutos.
Foi da Costa do Marfim a iniciativa do jogo. Ela não mostrou a mesma retranca do empate por 0 a 0 com Portugal e foi além: avançou a marcação para combater a saída de bola da seleção e dominou o meio-campo. Kaká foi desarmado duas vezes logo no começo, e os brasileiros, que davam a impressão de estarem perdidos, cometeram seis faltas em 14 minutos.
Com dificuldade para dominar a bola e tocá-la no meio-campo, a seleção recorreu a um corta-luz para conseguir sua primeira jogada bem trabalhada na partida, somente aos 19 minutos. Elano abriu as pernas e deixou a bola passar na direção de Maicon, que errou no cruzamento. Se não levou perigo, o lance ao menos serviu para deixar a seleção um pouco mais à vontade no jogo.
Luis Fabiano comemoração Brasil  
Luis Fabiano é seguido por Robinho na comemoração do primeiro gol brasileiro (Foto: Reuters)
Seis minutos depois, veio o gol de Luis Fabiano. A jogada teve início com Robinho mais recuado e teve sequência com um calcanhar nem tão certeiro de Luis Fabiano e um bom passe de Kaká. O atacante tomou a frente de seu marcador e, na cara do goleiro, soltou a bomba: 1 a 0. Na comemoração, fez o número 6 com as mãos - uma homenagem ao aniversário da filha e, coincidentemente, o número de partidas que passou em branco. Ele havia marcado pela última vez contra a Argentina, em setembro do ano passado.
O gol não pôs o Brasil no caminho do bom futebol. Os erros de passe continuaram acontecendo, somados a falhas bobas no domínio de bola. O nervosismo do time parecia contagiar Dunga, que reclamou da arbitragem e passou o primeiro tempo brigando com o microfone próximo à área técnica, até arrancá-lo do gramado e colocá-lo atrás do banco.
A seleção não conseguiu criar lances de perigo, concluindo apenas uma vez no gol, mas por outro lado mostrou solidez defensiva, com boas atuações de Lúcio e dos volantes Gilberto Silva e Felipe Melo. Com isso, a Costa do Marfim obrigou Julio Cesar a fazer apenas uma defesa em 45 minutos, num chute forte de Yaya Touré. 
Com mais espaço, seleção marca mais dois gols
A segunda etapa começou com forte marcação da Costa do Marfim e o Brasil recorrendo a uma jogada individual para fazer 2 a 0. Com uma ajudinha da arbitragem, é verdade. Luis Fabiano dominou a bola duas vezes no braço, e entre elas deu dois balões em adversários, chutando para a rede. Enquanto o atacante voltava para o seu campo, uma cena curiosa: foi abordado pelo árbitro francês Stephane Lannoy, que, sorrindo, quis saber se ele dominara com o braço. Luis Fabiano não teve dúvida: sério, respondeu que não. E mais tarde ouviu seu nome ecoar no Soccer City, como nos tempos de Brasil.
Com exceção de uma cabeçada perigosa de Drogba, a defesa continuava sem grandes sustos. E no ataque o time já encontrava espaços para tocar a bola. Kaká deu um chute perigoso, após passe de Robinho. E no minuto seguinte, aos 17, o meia fez boa jogada pela ponta esquerda, cruzando rasteiro para a conclusão de Elano, que fez seu segundo gol em dois jogos. E mostrou para a câmera suas caneleiras, com os nomes das filhas.
Luis Fabiano ajeita braço gol 
Luis Fabiano domina a bola com o braço antes de concluir e marcar o seu segundo gol (Foto: EFE)
Nervosos com os 3 a 0 da seleção brasileira, os marfinenses começaram a abusar das faltas. Tioté deu uma entrada dura em Elano, que saiu carregado de campo, aos 30 minutos. E Keita fez falta violenta em Michel Bastos, levando cartão amarelo. Até mesmo quando sofriam falta, os africanos provocavam. Como aconteceu com Kaká e Yaya Touré. O brasileiro deu uma entrada mais forte no adversário, mas ficou irritado com uma mão na nuca.
Entregue em campo, o time africano ainda conseguiu arrumar espaço para diminuir, numa falha isolada de posicionamento da defesa brasileira. Drogba recebeu ótimo lançamento de Yaya Touré aos 33 minutos e marcou de cabeça. Felipe Melo ergueu o braço, protestando contra impedimento que não existiu. Esta foi a primeira vez que uma seleção africana fez um gol no Brasil na história das Copas.
O Brasil não se assustou com o gol e continuou tocando a bola. Mas o jogo estava nervoso. Aos 39 minutos, Kaká deu um empurrão em Keita e foi punido com o cartão amarelo. Três minutos depois, recebeu outro amarelo do árbitro, que viu agressão a Keita, e foi mais cedo para o vestiário, desfalcando o time contra Portugal, em Durban.
 
Fonte: G1

FORAGIDO É PRESO EM FESTA


A polícia do Rio Grande do Norte prendeu na noite de quinta-feira, em Assu, um dos criminosos mais procurados no Rio Grande do Norte e Paraíba, fugitivo de alguns presídios no Nordeste. Eristênio Gonzaga de Souza, conhecido por “Papel”, estava na festa junina de Assu quando foi abordado pelos policiais. Ele era o último fugitivo do presídio PB-1, em João Pessoa, que ainda não havia sido recapturado.

De acordo com informações do coronel Arcanjo, comandante do 10º BPM de Assu, Eristênio Gonzaga de Souza, conhecido por “Papel”, de 26 anos era procurado pela polícia há bastante tempo. Ele nasceu na cidade de Ipanguaçu, tem familiares pela região e é bem conhecido pela população. Ele estava participando da festa quando foi reconhecido por alguns policiais e preso na hora.

De acordo com a polícia ele cometeu vários crimes no Rio Grande do Norte, entre eles dois latrocínios. Uma das vítimas foi um corretor de imóveis da cidade de Natal, em 2001. O criminoso também foi responsável pelo assassinato do policial militar Emerson Silva, em 2005. Na época, Eristênio foi preso e levado para o Presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Em 27 de abril de 2005 Eristênio fugiu da penitenciária.

Logo depois policiais do setor de inteligência descobriram que ele estava morando na capital paraibana onde também cometeu vários crimes. Segundo a PM, ele assaltou um comerciante e assaltou também o posto policial Manzuá. Eristênio foi preso na capital paraibana, levado para o presídio local e poucos meses depois, escapou novamente.

Com a prisão de “Papel”, todos os seis que participaram da primeira fuga registrada no PB-1, no dia 24 de março, foram recapturados. No último dia 9, o outro foragido do PB-1, Felipe Edvaldo Menezes, vulgo “Tocha”, foi preso em flagrante pela polícia de Pernambuco por assalto a mão armada.

Eristênio ficou preso na delegacia de Assu aguardando transferência para o Presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta, ou o Presídio PB-1, em João Pessoa.

Fonte: Tribuna do Norte

Potiguar considerada maior romanceira do Brasil é sepultada com homenagens


Homenagens marcaram o sepultamento da potiguar Dona Militana, considerada a maior romanceira do Brasil. O folclorista Deífilo Gurgel, descobridor da romanceira estava presente no velório no Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante e lembrou da Comenda do Mérito Cultural recebida por Dona Militana.

O folclorista afirma que ela sabia não apenas romances, mas também adotava outras formas de manifestações culturais. "Dona Militana tinha uma memória incrível. Em uma pesquisa recente, constatei que nenhuma das romanceiras nordestinas tem uma gama de romances tão grande quanto ela", declara.

O velório aconteceu durante toda a manhã e às 14h foi celebrada uma missa na Igreja Matriz de São Gonçalo, em seguida o corpo de Dona Militana foi enterrado no cemitério do mesmo município.

Batizada Militana Salustino do Nascimento, Dona Militana era a memória viva dos romances ibéricos. Ela nasceu no sítio Oiteiros, em São Gonçalo do Amarante, no dia 19 de março de 1925. Seu pai, Atanásio Salustino do Nascimento, era outro nome forte do folclore,considerado o Mestre dos Fandangos. 

VEREADORES DE IPANGUAÇU PARTICIPAM DO REGIStrando

PRESIDENTE DA CÂMARA DE IPANGUAÇU
TUNEIFES MORAIS
RUAN MONTENEGRO
LIDER DO GOVERNO NA CÂMARA
GRAVAÇÃO E EDIÇÃO: ARILDO SOARES



Fonte:REGIStrando

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons