i

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

"Ipanguaçu, Cidade que Lê!” conquista primeiro lugar do Prêmio Construindo a Nação



O município de Ipanguaçu é vencedor do Prêmio Construindo a Nação - 2013, a premiação instituída com o objetivo de valorizar e destacar como exemplo ações empreendidas por escolas públicas e privadas, bem como iniciativas de outras instituições de todo o Brasil, estimulando os alunos no diagnóstico e busca de soluções para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas. A premiação acontece nesta quinta-feira(13) na cidade de Mossoró. 

A cidade potiguar a 214 km de Natal é vencedora do 1º lugar do prêmio na categoria das Políticas Públicas e Privadas com o projeto “Ipanguaçu, Cidade que Lê!”, criado em 2009 como instrumento de combate ao analfabetismo funcional e à carência de uma política pública concreta e responsável acerca da leitura e do texto literário nas escolas municipais. 

Segundo a secretária de Educação, a professora Jeane Dantas, o projeto tem como principal objetivo oportunizar a educadores e educandos contatos efetivos com o texto literário, a fim de que através da literatura possam ressignificar suas vivências educacionais e seus processos de formação leitora em perspectiva e contexto cidadãos. 

Para Jeane a premiação é o reconhecimento nacional das políticas públicas implantadas no município em busca de concretizar uma educação pública de qualidade. “Continuamos acreditando que a educação transforma o mundo, e para isso precisamos continuar mudando a nossa realidade, incentivando e investindo nas políticas públicas que façam nossas escolas terem uma educação ainda mais eficaz. O prêmio é a prova das lutas diárias de todos os nossos educadores, alunos e do poder público que tem acreditado neste ideal”, destaca. 

O município recebe pelo quarto ano consecutivas o prêmio. Em 2010 a Escola Adalberto Nobre de Siqueira já havia conquistado na categoria Destaque Social com o projeto, "Literatura de terror: Uma visita à elegante essência do medo”, em 2011 a escola ficou em 1º lugar com o projeto “Identidade e voz do povo nordestino na literatura regionalista” e em 2012 conquistou com 4ª Semana de Línguas, com o tema “De Caminha a Lobato: a evolução da Literatura Brasileira” o 3º lugar na categoria “Ensino Fundamental”.

A cerimônia de premiação acontecerá às 14 horas no Auditório José Nilson de Sá – SENAI/CET Ítalo Bologna – Mossoró/RN. Cerca de 75 pessoas, entre eles educadores, estudantes e técnicos da Secretaria Municipal de Educação participarão na solenidade de entrega. O prefeito Leonardo Oliveira e a Secretaria de Educação Jeane Dantas, também confirmam participação na entrega. 

O Prêmio Construindo a Nação é  uma iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Fundação Volkswagen. Além disso, conta com o apoio das federações de indústrias e regionais do SESI, além de outros parceiros envolvidos com as temáticas da ONU.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | Macys Printable Coupons