i

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Aluno é ouro na OBMEP

Um ouro, um bronze e sete menções honrosas: esse foi o resultado da participação do Campus na OBMEP 2010
DSC02396.JPGO IFRN obteve um total de 28 medalhas na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP e pelo terceiro ano consecutivo o Campus Ipanguaçu é destaque na competição. Esse ano o Campus obteve uma medalha de ouro com o Aluno Claudeilton Fonseca da Costa do 3º período do Curso Técnico em Informática e um bronze com João Freire Dantas Neto do 2º período, também de informática, o Campus conquistou ainda sete menções honrosas (ver quadro abaixo).
A premiação é resultado de um esforço contínuo da equipe de Matemática que tem a frente o professor Francisco Heber como coordenador da OBMEP no Campus. Estudos dirigidos, treinamento, simulados, resolução de questões, fazem parte da rotina acadêmica daqueles que participaram da sexta edição da Olimpíada.
“É motivo de grande alegria essa conquista, agradeço a minha família que sempre me incentivou e aos professores que com dedicação me prepararam para participar dessa competição”, diz Claudeilton, que se destacou também pela quinta colocação na região Nordeste e o primeiro lugar no Estado. João Freire disse está feliz com o resultado e principalmente pela oportunidade de participar do programa de iniciação científica oferecida pela OBMEP.
O medalhista de ouro também participa de um projeto de extensão dividindo suas habilidades preparando alunos de uma escola pública de Ipanguaçu para OBMEP. “Essa premiação é motivo de muito orgulho para nos que fazemos o Campus Ipanguaçu, o Claudeilton é um aluno muito dedicado”, diz o professor orientador Francisco Heber. Kássio Soares, que foi professor de língua inglesa de Claudeilton e quem primeiro soube do resultado, lembra emocionado das dificuldades enfrentadas pelo aluno e ressalta seu orgulho pela conquista.
“Ficamos muito felizes e orgulhosos com os resultados da OBMEP, no IFRN, em geral, e no Campus Ipanguaçu, em particular. O ouro conquistado por Claudeilton, o bronze de João Freire e as sete menções honrosas dos demais alunos, engrandecem o Campus Ipanguaçu e, por conseguinte, o IFRN. Parabéns aos premiados e aos professores que se empenharam para que esses resultados acontecessem”, destacou o Reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha.
DSC02424.JPGOs premiados foram recebidos nesta manhã (29) pelo Diretor Geral do Campus, Prof. Evandro Firmino, que externou sua satisfação pela premiação e agradeceu pelo empenho e dedicação dos mesmos e mais uma vez parabenizou o trabalho realizado pelo professor Francisco Heber.
A OBMEP é um projeto que vem estimulando o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Novos talentos da Matemática vêm sendo revelados com esse projeto, que ainda oferece bolsa de Iniciação Científica Júnior aos medalhistas e bolsas para mestrado.
Alunos Premiados com Menção Honrosa
ANTONIO EDUARDO DE MORAIS SILVA (INFORMÁTICA, 4º PERÍODO VESPERTINO)
FRANCISCO XAVIER DE MEDEIROS NETO (INFORMÁTICA, 4º PERÍODO MATUTINO)
RONALDO DIAS DOS SANTOS JUNIOR (INFORMÁTICA, 3º PERÍODO VESPERTINO)
HANNA NOBREGA ALMEIDA (INFORMÁTICA, 3º PERÍODO MATUTINO)
MARIANA MACEDO DE SOUZA (AGROECOLOGIA, 3º PERÍODO MATUTINO)
JORGE LUIS FONSECA CUNHA (AGROECOLOGIA, 4º PERÍODO VESPERTINO)
ALYSSON SAMUEL BATISTA DE AMORIM (AGROECOLOGIA, 3º PERÍODO VESPERTINO)

Fonte: IFRN/Campus de Ipanguaçu

Ipanguaçu vai receber outra máquina com implementos agrícolas do MDA

O município de Ipanguaçu, que já recebeu juntamente com outros municípios uma patrulha mecanizada durante solenidade realizada este ano em Assu, agora, acabou de ser contemplado de novo com uma máquina do tipo retroescavadeiracom recursos originados do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O objetivo do MDA é melhorar a infraestrutura e a recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e circulação de bens. Atualmente, o MDA está encaminhando o processo licitatório para a aquisição das máquinas que serão doadas às prefeituras selecionadas pelo órgão. Esta etapa deve ser concluída até o final deste ano. A entrega efetiva dos equipamentos está prevista para até o final do primeiro semestre de 2011.

Nesta etapa o Governo Federal estará investindo R$ 270 milhões para a entrega das retroescavadeiras e motoniveladoras. Outros R$ 630 milhões do Orçamento Geral da União serão aplicados em outras etapas subseqüentes que serão realizadas nos exercícios de 2012/2014. 

Em Ipanguaçu, a patrulha mecanizada adquirida no primeiro semestre deste ano, já está sendo utilizada no âmbito municipal, em diversos serviços como de limpeza de áreas de terrenos baldios e recuperação das estradas das comunidades e outros serviços.

Para o inverno de 2011, que segundo estudos promete ser bastante chuvoso, a prefeitura de Ipanguaçu por intermédio da Secretaria de Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, deverá colocar-se a disposição apoiando os agricultores residentes nas comunidades e assentamentos com ações de assistência integral no preparo do solo. Uma das preocupações da prefeitura é de que todos os agricultores familiares do município tenham uma boa safra aproveitando o ciclo chuvoso do próximo ano.

Fonte: Cassimiro Júnior

Censo 2010 indica crescimento populacional de 14% no RN

Após cerca de quatro meses de trabalho de coleta e supervisão, durante os quais trabalharam 230 mil pessoas, sendo 191 mil recenseadores, o resultado do Censo 2010 indica um crescimento de 14,09% da população do Rio Grande do Norte em relação à década passada. Foi constatado que, atualmente, o estado tem 3.168.133 habitantes. 


Alex RégisCenso 2010 constatou que o Rio Grande do Norte possui, atualmente, 3.168.133 habitantes.Censo 2010 constatou que o Rio Grande do Norte possui, atualmente, 3.168.133 habitantes.
Por outro lado, 1.520 municípios registraram população inferior à existente em 2000. O município de Severiano Melo foi o que registrou a terceira maior queda populacional do país. A pesquisa revelou que o município do Alto Oeste teve uma queda de 45,63% e agora tem 5752 habitantes, enquanto no ano 2000 era 10.579.
A região Nordeste teve um crescimento populacional de 11,18%. A segunda região mais populosa do Brasil agora tem 59.078.137 habitantes. O estado nordestino que teve maior crescimento populacional foi o Maranhão com 16,25% em relação ao ano 2000. 

A pesquisa também revelou um aumento de 12,3% da população brasileira, que tem 190.732.694 pessoas em 1º de agosto, data de referência. A região sudeste continua sendo a mais populosa com uma população de 80.353.742 pessoas.

No entanto, o Norte foi a região que teve o maior crescimento populacional, com 22,98%. Destaque para o Amapá, que indicou um aumento de 40,18% em relação à última década. 

Os resultados mostram que existem 95,9 homens para cada 100 mulheres, ou seja existem mais 3,9 milhões de mulheres a mais que homens no Brasil. Em 2000, para cada 100 mulheres, havia 96,9 homens. A população brasileira é composta por 97.342.162 mulheres e 93.390.532 homens.

Iniciado em 1º de agosto de 2010, os 191 mil recenseadores percorreram os 5.565 municípios brasileiros e as entrevistas implicaram no recenseamento da população por meio de três métodos: entrevista presencial, questionário pela Internet e, por fim, a estimação do número de moradores em domicílios fechados.

*Com informações do IBGE
fONTE: Tribuna do Norte

Prefeito do Assu Ivan Júnior e o deputado George Soares já agem como se fossem adversários



Neste final de semana, o prefeito Ivan Júnior (PP – na foto) e o deputado estadual eleito George Soares (PR), compareceram a quatro eventos públicos, mas se sentaram a mesma mesa apenas na solenidade de assinatura do contrato com empresa que vai fazer a instalação da ZPE do Sertão no Vale do Assu.

No sábado, o deputado George Soares foi a Várzea para participar de uma rifa. O futuro parlamentar que chegou primeiro ficou numa mesa com o presidente da Câmara de Vereadores, Odelmo Rodrigues e outras pessoas. Logo depois, o prefeito Ivan Júnior apareceu acompanhado do ex-vereador Danúbio Medeiros e cumprimentou George e os demais presentes.
Depois dos cumprimentos de praxe, o prefeito Ivan Júnior e o seu acompanhante, Danúbio Medeiros, foram se sentar em outra mesa. O presidente da Câmara Odelmo Rodrigues e outros pouco tempo depois deixaram a mesa de George e foram fazer companhia ao prefeito, deixando o deputado literalmente sozinho.
Na festa do padroeiro de Itajá, ainda no sábado, o prefeito Ivan Júnior e o deputado estadual George Soares que foram prestigiar a festa, também se sentaram em mesas separadas. No domingo, o prefeito e o deputado que também participaram do evento feijão com Jota, preferiram ficar de novo em mesas separadas, longe um do outro.
Pois é. Evite passar por constrangimento e não convide o prefeito Ivan Júnior e o deputado estadual eleito George Soares para se sentarem na mesma mesa. O clima político entre os dois não é bom, apesar de eles agirem com respeito e civilidade.
Por Valderi Tavares

Moto é levada por assaltantes na comunidade de Arapuá

Na ultima sexta feira(26), Dois elementos seguiram um rapaz de nome não identificado por volta das 23:00hs, que seguia de Ipanguaçu para comunidade de Arapuá, o mesmo ao perceber que estava sendo seguido andou em alta velocidade, chegando na comunidade de Arapuá ele dirigiu-se a praça achando que os bandidos desistiriam, mas não foi o que ele pensou.

 Os assaltantes de cara limpa desceram já com arma em punho e tomaram a moto pop de cor preta,placa MZM nº5364 ano 2010 pertencente a pessoa deRivaldo, se alguém souber algum paradeiro ligar pro telefone 99420497, falar com Bentinho.

*Com informações do blog "O Anjo Voador".

Secretária de Educação participará hoje do lançamento oficial do projeto UCA


Computadores promoverá inclusão digital a alunos. Foto:Assessoria/Cassirio Júnior

Hoje, 29, o Projeto Um Computador por Aluno (UCA) estará sendo lançado oficialmente no estado do Rio Grande do Norte no auditório do SEDIS na UFRN, em Natal.

A Escola Municipal Professora Maria Rizomar de Figueredo Barbosa em Ipanguaçu é uma das nove escolas públicas do estado do RN a ser beneficiada com o projeto UCA.

O lançamento do programa acontecerá às 9hs no auditório da Secretaria de Educação a Distancia – SEDIS/UFRN. A secretária de Educação, Jeane Dantas Bezerra, a multiplicadora do projeto UCA em Ipanguaçu, Poliana Rocha e a diretora da escola, Sílvia Maria da Costa Silva, participarão da solenidade de lançamento. O prefeito Leonardo Oliveira não participará por motivos de outras atividades administrativas

O município de Ipanguaçu crava na região do Vale do Assú foi à única escola da região a ser contemplada com 456 laptops, esses computadores serão usados pelos alunos da escola e por seus professores.
Segundo a Secretária de educação, Jeane Dantas, a proposta e de que os laptops possam ser utilizados no ano letivo de 2011. 


O projeto UCA

O PROUCA teve início em 2007, com um Pré-piloto (fase 1), quando foram iniciados experimentos do UCA em 05 (cinco) escolas selecionadas dentre 10 (dez) escolas públicas brasileiras. Em 2010, passa-se à fase 2 do UCA, chamada Piloto, contando com a participação de 300 (trezentas) escolas públicas distribuídas por todas as unidades da federação.

Para a seleção das escolas participantes, foram estabelecidos critérios como; Número de alunos e número de professores; Estrutura das escolas; Localização; Assinatura do termo de adesão; Anuência do corpo docente.

A distribuição dos equipamentos nas escolas é realizada em três LOTES distintos (Lote 1, Lote 2 e Lote 3) e seguem um cronograma de implantação que exige providências quanto à INFRA-ESTRUTURA, FORMAÇÃO e AVALIAÇÃO.


Alerta de enchente aumenta preocupação

O novo problema detectado em um dos vãos da ponte Felipe Guerra deve servir de alerta para a população e autoridades estaduais e nacionais, principalmente depois das declarações do meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, de que as previsões indicam a ocorrência de chuvas acima da média, podendo ocasionar enchentes em regiões como o Vale do Açu e Vale do Apodi.

Em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, do último domingo, 21, Bristot alertou que esse é o momento das autoridades agirem. "É uma informação importante para os gestores tentarem diminuir os efeitos negativos nessas duas áreas críticas". De acordo com ele, essas duas regiões são as mais susceptíveis a enchentes. "Nesses dois locais, com chuvas entre normal e acima do normal, poderá haver problemas de inundações, como já foi verificado. Isso acontece principalmente por problemas ambientais, como a ocupação do solo, remoção de matas ciliares e assoreamento de rios, como também pela característica desses dois vales. São duas bacias com embasamento cristalino, o que potencia o escoamento da água e não a infiltração", complementa Gilmar Bristot.

Embora as informações da Emparn sejam apenas previsões, é preciso estar alerta para a densidade das chuvas que podem repetir as enchentes de 2008, quando o fluxo do rio Piranhas/Açu quase alcança o vão da ponte. Isso provocou estragos graves, tanto que o Governo Federal ordenou a recuperação das fundações da estrutura com dispensa de licitação.

Resolvido o primeiro problema, é hora de atacar os outros, começando pela recuperação das vigas longarinas, antes de chegarem as chuvas. No ano de 1974, a força da água do rio Açu provocou o maior estrago já registrado na história dessa construção, que data do ano de 1952. A correnteza fez a ponte ceder em um dos vãos, provocando pandemônio em todo o Vale.

O Dnit não anunciou nenhum alerta público, nem cogitou a necessidade de interdição da ponte, mas, tendo em vista as avarias atuais, a agilidade na ação é imprescindível. 
Além dos problemas das chuvas que se aproximam, é importante recobrar que, como a ponte Felipe Guerra está na BR-304, principal artéria que liga o Oeste do Rio Grande do Norte com a região central e metropolitana, o fluxo de veículos, sobretudo caminhões com cargas diversas, é intenso. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, diariamente mais de 3.400 veículos, de todos os portes, atravessam a estrutura.

DEFESA CIVIL
A Comissão de Defesa Civil de Assú já tomou conhecimento do problema detectado na ponte e da iminência de chuva anunciada pela Emparn, mas segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, até o momento não houve nenhuma mobilização visando uma ação a respeito.

Fonte: Jornal de Fato

Tabela do Assú Open de Futsal é divulgada

A coordenação do Assu Open de Futsal(Troféu Prefeito Ivan Junior) liberou a tabela da competição de cunho regional. O evento ganhou repercusão a nível de Nordeste pela premiação que está oferecendo num valor total de R$ 9.500,00; e conta com o apoio da FNFS através do seu departamento Técnico, Rádio Princesa do Vale, Prefeitura do Assu, Governo do Estado, Tatutom Sports, Atacadão Vieira, Motos Shineray, C promoções, Cofermaq e Assunet. Confira aqui no Blog, a Tabela do Assu Open de Futsal no período de 06 a 17 de Dezembro em Assu no Ginásio de Esportes Dep. Arnóbio Abreu.

UEI e America do Baldum disputarão a primeira semi final da 2º copa Prefeito Leonardo Oliveira

A primeira semifinal da 2ª copa prefeito Leonardo Oliveira já esta definida, sera entre UEI ( União dos Esportistas de Ipanguaçu) X America do Baldum, ambos venceram seus jogos das quartas de finais, Uei venceu o BMR ( Bairro Maria Romana) por 1 tento a zero, e o america do Baldum venceu a Seleção de Pataxó por 3 tentos a 1. 

A primeira semi final acontece dia 11/12 ás 15hs no Estádio Joacy Fonseca.

Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer. 
Fabio Nascimento.